Avaliação regulatória: o Ideb e a qualidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Erika Talita da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42617
Resumo: A utilização de indicadores sociais tem ganhado centralidade na aferição da qualidade dos serviços sociais. No que se refere à educação brasileira, também crescido a utilização de indicadores, atrelados a resultados de avaliações em larga escala, na análise da qualidade dos serviços prestados à população. Dessa forma, o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), implementado em 2007, tem sido utilizado para aferir e monitorar a qualidade da educação pública, influenciando o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa, portanto, objetivou descrever e interpretar a concepção de qualidade que está sendo difundida, sobre o Ideb, a partir das produções científicas publicadas em periódicos nacionais, no período de 2009 a 2015, nas plataformas digitais sciELO e Capes. Trata-se, por conseguinte, de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, que utiliza como procedimentos as análises bibliográfica e documental. A maior parte dos artigos analisados discute os múltiplos fatores que compõem a qualidade educacional e influenciam, sobremaneira, no desempenho escolar. Uma vez que o Ideb somente considera dados de desempenho e rendimento escolar torna-se incapaz de abarcar a complexidade do fenômeno que se propõe a retratar. Esse índice, no entanto, traduz e difunde um parâmetro de qualidade economicista, que não valoriza a diversidade, a capacidade de reflexão e de crítica, mas controla resultados e responsabiliza profissionais.
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