Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797 |
Resumo: | O trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana. |
id |
VERACRUZ-0_057b5d2cd398ec286bdce340ac32c528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58797 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação físicaeducação ambientalensino fundamentalinterdisciplinaridadepráticas corporaissustentabilidadeO trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5879710.34117/bjdv9n4-038Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13136-13151Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13136-13151Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13136-131512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797/42731de França, Dilvano LederDomingues, Soraya Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58797Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:39.421784Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
title |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física de França, Dilvano Leder educação ambiental ensino fundamental interdisciplinaridade práticas corporais sustentabilidade |
title_short |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
title_full |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
title_sort |
Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física |
author |
de França, Dilvano Leder |
author_facet |
de França, Dilvano Leder Domingues, Soraya Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Soraya Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de França, Dilvano Leder Domingues, Soraya Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental ensino fundamental interdisciplinaridade práticas corporais sustentabilidade |
topic |
educação ambiental ensino fundamental interdisciplinaridade práticas corporais sustentabilidade |
description |
O trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797 10.34117/bjdv9n4-038 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797/42731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13136-13151 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13136-13151 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13136-13151 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630957944832 |