Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de França, Dilvano Leder
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Domingues, Soraya Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797
Resumo: O trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana.
id VERACRUZ-0_057b5d2cd398ec286bdce340ac32c528
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58797
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação físicaeducação ambientalensino fundamentalinterdisciplinaridadepráticas corporaissustentabilidadeO trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5879710.34117/bjdv9n4-038Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13136-13151Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13136-13151Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13136-131512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797/42731de França, Dilvano LederDomingues, Soraya Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58797Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:39.421784Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
title Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
spellingShingle Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
de França, Dilvano Leder
educação ambiental
ensino fundamental
interdisciplinaridade
práticas corporais
sustentabilidade
title_short Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
title_full Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
title_fullStr Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
title_sort Práticas corporais e esportes de aventura nas aulas de educação física
author de França, Dilvano Leder
author_facet de França, Dilvano Leder
Domingues, Soraya Corrêa
author_role author
author2 Domingues, Soraya Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de França, Dilvano Leder
Domingues, Soraya Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
ensino fundamental
interdisciplinaridade
práticas corporais
sustentabilidade
topic educação ambiental
ensino fundamental
interdisciplinaridade
práticas corporais
sustentabilidade
description O trabalho está na área da Educação Física, Esportes e Educação Ambiental, e tem como objetivo investigar possibilidades e desafios no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, no ciclo II, do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de 4ª e 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. A metodologia foi a pesquisa social qualitativa, tendo como referencial teórico trabalhos acadêmicos sobre as práticas corporais de aventura, educação física escolar e educação ambiental nos últimos anos, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas na aplicação desses trabalhos. Foram analisadas também contribuições dessa prática no desenvolvimento educacional dos estudantes, justificando sua inclusão nas aulas de Educação Física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de Educação Física, com turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando a vivência das práticas corporais por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, skate e arvorismo. Durante todo o processo, os alunos formam envolvidos em discussões e reflexões a respeito do tema: esportes de aventura, prática corporal e consciência ambiental, de forma a estimular a ética da cooperação e do compartilhamento, objetivando atitudes de respeito, preservação e cuidado, com o corpo, com os outros e com os espaços. Os resultados apontam mudanças de comportamentos nos alunos em relação ao respeito a natureza, aos colegas e aos espaços físicos escolares, demonstrando melhor percepção quanto ao tema meio ambiente e sustentabilidade e sensibilizando sobre a importância dos princípios da Educação Ambiental, tais como equidade e sustentabilidade entre todas as espécies, favorecendo a consciência da importância da atividade física à saúde ambiental e enfatizando a relevância dos recursos naturais a vida humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797
10.34117/bjdv9n4-038
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58797/42731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13136-13151
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13136-13151
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13136-13151
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630957944832