Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965 |
Resumo: | Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas. |
id |
VERACRUZ-0_06140220059e9f951217c2125a1d8ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19965 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São PauloAlfabetização computacionalTecnologia da InformaçãoInclusão Digital.Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1996510.34117/bjdv6n11-333Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 88705-88723Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 88705-88723Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 88705-887232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965/16001Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasques Prado, Edmir ParadaWang, Marco Alberto2020-12-16T11:08:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:16.360189Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
title |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
spellingShingle |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo Vasques Prado, Edmir Parada Alfabetização computacional Tecnologia da Informação Inclusão Digital. |
title_short |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
title_full |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
title_fullStr |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
title_full_unstemmed |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
title_sort |
Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo |
author |
Vasques Prado, Edmir Parada |
author_facet |
Vasques Prado, Edmir Parada Wang, Marco Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Wang, Marco Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques Prado, Edmir Parada Wang, Marco Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização computacional Tecnologia da Informação Inclusão Digital. |
topic |
Alfabetização computacional Tecnologia da Informação Inclusão Digital. |
description |
Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965 10.34117/bjdv6n11-333 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965/16001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 88705-88723 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 88705-88723 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 88705-88723 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645492505018368 |