Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques Prado, Edmir Parada
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wang, Marco Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965
Resumo: Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas.  
id VERACRUZ-0_06140220059e9f951217c2125a1d8ff2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19965
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São PauloAlfabetização computacionalTecnologia da InformaçãoInclusão Digital.Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1996510.34117/bjdv6n11-333Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 88705-88723Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 88705-88723Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 88705-887232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965/16001Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasques Prado, Edmir ParadaWang, Marco Alberto2020-12-16T11:08:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:16.360189Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
title Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
spellingShingle Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
Vasques Prado, Edmir Parada
Alfabetização computacional
Tecnologia da Informação
Inclusão Digital.
title_short Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
title_full Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
title_fullStr Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
title_full_unstemmed Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
title_sort Um Estudo Exploratório sobre a Alfabetização Computacional em São Paulo / Alternative Title: An Exploratory Study on Computer Literacy in São Paulo
author Vasques Prado, Edmir Parada
author_facet Vasques Prado, Edmir Parada
Wang, Marco Alberto
author_role author
author2 Wang, Marco Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques Prado, Edmir Parada
Wang, Marco Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização computacional
Tecnologia da Informação
Inclusão Digital.
topic Alfabetização computacional
Tecnologia da Informação
Inclusão Digital.
description Ao longo do tempo, tem-se presenciado o aumento da disseminação dos dispositivos computacionais na sociedade. Entretanto, pesquisas recentes evidenciam situações de indivíduos munidos de dispositivos de TI, mas despreparados tecnologicamente. Dado este contexto, evidencia-se que há uma aprendizagem mínima necessária sobre aspectos computacionais, os quais atribui-se o termo Alfabetização Computacional (AC). O objetivo deste estudo exploratório é avaliar a relevância dos aspectos da AC na formação da base de conhecimentos dos jovens brasileiros. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória que utiliza a técnica de entrevistas em profundidade para captar percepções de três instituições brasileiras relacionadas ao tema de estudo. A pesquisa confirma a relevância dos conhecimentos e habilidades da AC relatados na literatura e identifica os aspectos mais importantes para cada uma das instituições entrevistadas.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965
10.34117/bjdv6n11-333
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19965/16001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 88705-88723
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 88705-88723
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 88705-88723
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645492505018368