Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso , Daniela dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fossatti, Paulo, de Souza, Renaldo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55534
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como ocorrem as práticas de gestão universitária de uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada no sul do Brasil, no que tange ao humanismo. Caracteriza-se por um estudo de caso qualitativo que contemplou análise documental. Trata-se do recorte de um projeto de pesquisa que visa identificar o modelo de gestão da IES objeto desta investigação. Os resultados apontam que a IES em estudo traduz nos seus documentos de gestão as práticas humanizadas que contribuem de forma positiva para a IES frente às culturas contemporâneas da sociedade. Pode-se concluir que o desenvolvimento humano e a gestão humanizada no ambiente de trabalho promovem resultados positivos para a IES.
id VERACRUZ-0_06b572d69ce2d1e72460b6bc45fe7a20
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55534
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneosgestão universitáriahumanismosociedade contemporâneaEste estudo tem por objetivo compreender como ocorrem as práticas de gestão universitária de uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada no sul do Brasil, no que tange ao humanismo. Caracteriza-se por um estudo de caso qualitativo que contemplou análise documental. Trata-se do recorte de um projeto de pesquisa que visa identificar o modelo de gestão da IES objeto desta investigação. Os resultados apontam que a IES em estudo traduz nos seus documentos de gestão as práticas humanizadas que contribuem de forma positiva para a IES frente às culturas contemporâneas da sociedade. Pode-se concluir que o desenvolvimento humano e a gestão humanizada no ambiente de trabalho promovem resultados positivos para a IES.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5553410.34117/bjdv8n12-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79821-79840Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79821-79840Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79821-798402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55534/40879Copyright (c) 2022 Renaldo Vieira de Souza, Paulo Fossatti, Daniela dos Santos Cardoso info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso , Daniela dos SantosFossatti, Paulode Souza, Renaldo Vieira2022-12-28T18:58:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55534Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:45.921194Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
title Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
spellingShingle Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
Cardoso , Daniela dos Santos
gestão universitária
humanismo
sociedade contemporânea
title_short Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
title_full Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
title_fullStr Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
title_full_unstemmed Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
title_sort Gestão universitária e as práticas humanizadas: perspectivas para os desafios contemporâneos : Gestión universitaria y prácticas humanizadas: perspectivas de desafíos contemporâneos
author Cardoso , Daniela dos Santos
author_facet Cardoso , Daniela dos Santos
Fossatti, Paulo
de Souza, Renaldo Vieira
author_role author
author2 Fossatti, Paulo
de Souza, Renaldo Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso , Daniela dos Santos
Fossatti, Paulo
de Souza, Renaldo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv gestão universitária
humanismo
sociedade contemporânea
topic gestão universitária
humanismo
sociedade contemporânea
description Este estudo tem por objetivo compreender como ocorrem as práticas de gestão universitária de uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada no sul do Brasil, no que tange ao humanismo. Caracteriza-se por um estudo de caso qualitativo que contemplou análise documental. Trata-se do recorte de um projeto de pesquisa que visa identificar o modelo de gestão da IES objeto desta investigação. Os resultados apontam que a IES em estudo traduz nos seus documentos de gestão as práticas humanizadas que contribuem de forma positiva para a IES frente às culturas contemporâneas da sociedade. Pode-se concluir que o desenvolvimento humano e a gestão humanizada no ambiente de trabalho promovem resultados positivos para a IES.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55534
10.34117/bjdv8n12-201
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55534
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55534/40879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Renaldo Vieira de Souza, Paulo Fossatti, Daniela dos Santos Cardoso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Renaldo Vieira de Souza, Paulo Fossatti, Daniela dos Santos Cardoso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79821-79840
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79821-79840
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79821-79840
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645623025467392