A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Renata Cardoso Doyle
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gorga, Eduardo Freitas, Leone, Silvana do Valle, Marques, Larissa Bacelar, Valente, Helenita Gurgel do Amaral, Martinez, Gracieli Sampaio, Santos, Andreza Sumára Gomes dos, Tafarel, Lia Andrea Barbato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n11-024
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277
Resumo: O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes.
id VERACRUZ-0_083548da134940b796822bf87df587b6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19277
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian borderEnsino à DistânciaJovensNecessidades especiaisColégio Militar.O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1927710.34117/bjdv6n11-024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84516-84525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84516-84525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84516-845252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277/15468Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Renata Cardoso DoyleGorga, Eduardo FreitasLeone, Silvana do ValleMarques, Larissa BacelarValente, Helenita Gurgel do AmaralMartinez, Gracieli SampaioSantos, Andreza Sumára Gomes dosTafarel, Lia Andrea Barbato2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19277Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:57.019892Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
title A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
spellingShingle A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
Maia, Renata Cardoso Doyle
Ensino à Distância
Jovens
Necessidades especiais
Colégio Militar.
Maia, Renata Cardoso Doyle
Ensino à Distância
Jovens
Necessidades especiais
Colégio Militar.
title_short A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
title_full A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
title_fullStr A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
title_full_unstemmed A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
title_sort A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
author Maia, Renata Cardoso Doyle
author_facet Maia, Renata Cardoso Doyle
Maia, Renata Cardoso Doyle
Gorga, Eduardo Freitas
Leone, Silvana do Valle
Marques, Larissa Bacelar
Valente, Helenita Gurgel do Amaral
Martinez, Gracieli Sampaio
Santos, Andreza Sumára Gomes dos
Tafarel, Lia Andrea Barbato
Gorga, Eduardo Freitas
Leone, Silvana do Valle
Marques, Larissa Bacelar
Valente, Helenita Gurgel do Amaral
Martinez, Gracieli Sampaio
Santos, Andreza Sumára Gomes dos
Tafarel, Lia Andrea Barbato
author_role author
author2 Gorga, Eduardo Freitas
Leone, Silvana do Valle
Marques, Larissa Bacelar
Valente, Helenita Gurgel do Amaral
Martinez, Gracieli Sampaio
Santos, Andreza Sumára Gomes dos
Tafarel, Lia Andrea Barbato
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Renata Cardoso Doyle
Gorga, Eduardo Freitas
Leone, Silvana do Valle
Marques, Larissa Bacelar
Valente, Helenita Gurgel do Amaral
Martinez, Gracieli Sampaio
Santos, Andreza Sumára Gomes dos
Tafarel, Lia Andrea Barbato
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à Distância
Jovens
Necessidades especiais
Colégio Militar.
topic Ensino à Distância
Jovens
Necessidades especiais
Colégio Militar.
description O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277
10.34117/bjdv6n11-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277/15468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84516-84525
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84516-84525
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84516-84525
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183608123654144
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n11-024