A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-024 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes. |
id |
VERACRUZ-0_083548da134940b796822bf87df587b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19277 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian borderEnsino à DistânciaJovensNecessidades especiaisColégio Militar.O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1927710.34117/bjdv6n11-024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84516-84525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84516-84525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84516-845252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277/15468Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Renata Cardoso DoyleGorga, Eduardo FreitasLeone, Silvana do ValleMarques, Larissa BacelarValente, Helenita Gurgel do AmaralMartinez, Gracieli SampaioSantos, Andreza Sumára Gomes dosTafarel, Lia Andrea Barbato2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19277Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:57.019892Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
title |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
spellingShingle |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border Maia, Renata Cardoso Doyle Ensino à Distância Jovens Necessidades especiais Colégio Militar. Maia, Renata Cardoso Doyle Ensino à Distância Jovens Necessidades especiais Colégio Militar. |
title_short |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
title_full |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
title_fullStr |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
title_full_unstemmed |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
title_sort |
A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border |
author |
Maia, Renata Cardoso Doyle |
author_facet |
Maia, Renata Cardoso Doyle Maia, Renata Cardoso Doyle Gorga, Eduardo Freitas Leone, Silvana do Valle Marques, Larissa Bacelar Valente, Helenita Gurgel do Amaral Martinez, Gracieli Sampaio Santos, Andreza Sumára Gomes dos Tafarel, Lia Andrea Barbato Gorga, Eduardo Freitas Leone, Silvana do Valle Marques, Larissa Bacelar Valente, Helenita Gurgel do Amaral Martinez, Gracieli Sampaio Santos, Andreza Sumára Gomes dos Tafarel, Lia Andrea Barbato |
author_role |
author |
author2 |
Gorga, Eduardo Freitas Leone, Silvana do Valle Marques, Larissa Bacelar Valente, Helenita Gurgel do Amaral Martinez, Gracieli Sampaio Santos, Andreza Sumára Gomes dos Tafarel, Lia Andrea Barbato |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Renata Cardoso Doyle Gorga, Eduardo Freitas Leone, Silvana do Valle Marques, Larissa Bacelar Valente, Helenita Gurgel do Amaral Martinez, Gracieli Sampaio Santos, Andreza Sumára Gomes dos Tafarel, Lia Andrea Barbato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à Distância Jovens Necessidades especiais Colégio Militar. |
topic |
Ensino à Distância Jovens Necessidades especiais Colégio Militar. |
description |
O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277 10.34117/bjdv6n11-024 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19277/15468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84516-84525 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84516-84525 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84516-84525 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183608123654144 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-024 |