Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Dayane de Melo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Catharina Vitória Barros de, Ribeiro, Amanda Nayane da Silva, Moura, Danielle Feijó de, Silva, José Hélio Luna da, Silva, Hélen Maria Lima da, Silva, Marllyn Marques da, Pereira, Jéssica Gonzaga, Rocha, Tamiris Alves, Santos, Cleide Maria de Melo dos, Silva, Jefferson Thadeu Arruda, Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza, Lima, Thays Vitória de Oliveira, Silva, Bruno Rafael Vieira Souza, Júnior, Aluízio Alfredo da Silva, Santos, Cleiton Cavalcanti dos, Macedo, José Emerson Tavares de, Barbosa, Talismania da Silva Lira, Melo, Clêidiane Clemente de, Monte, Zenaide Severina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade.
id VERACRUZ-0_3a4e301b90fc826cfc361362fcf78362
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56610
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensinoaprendizagem colaborativaensinoestudantesrevisão narrativatecnologiasA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5661010.34117/bjdv9n1-308Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 4473-4482Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 4473-4482Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 4473-44822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610/41535Barros, Dayane de MeloLima, Catharina Vitória Barros deRibeiro, Amanda Nayane da SilvaMoura, Danielle Feijó deSilva, José Hélio Luna daSilva, Hélen Maria Lima daSilva, Marllyn Marques daPereira, Jéssica GonzagaRocha, Tamiris AlvesSantos, Cleide Maria de Melo dosSilva, Jefferson Thadeu ArrudaSegundo, Cícero Francismary Almeida Alves FeitozaLima, Thays Vitória de OliveiraSilva, Bruno Rafael Vieira SouzaJúnior, Aluízio Alfredo da SilvaSantos, Cleiton Cavalcanti dosMacedo, José Emerson Tavares deBarbosa, Talismania da Silva LiraMelo, Clêidiane Clemente deMonte, Zenaide Severina doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-23T18:40:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56610Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:07.832084Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
title Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
spellingShingle Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
Barros, Dayane de Melo
aprendizagem colaborativa
ensino
estudantes
revisão narrativa
tecnologias
title_short Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
title_full Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
title_fullStr Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
title_full_unstemmed Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
title_sort Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
author Barros, Dayane de Melo
author_facet Barros, Dayane de Melo
Lima, Catharina Vitória Barros de
Ribeiro, Amanda Nayane da Silva
Moura, Danielle Feijó de
Silva, José Hélio Luna da
Silva, Hélen Maria Lima da
Silva, Marllyn Marques da
Pereira, Jéssica Gonzaga
Rocha, Tamiris Alves
Santos, Cleide Maria de Melo dos
Silva, Jefferson Thadeu Arruda
Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza
Lima, Thays Vitória de Oliveira
Silva, Bruno Rafael Vieira Souza
Júnior, Aluízio Alfredo da Silva
Santos, Cleiton Cavalcanti dos
Macedo, José Emerson Tavares de
Barbosa, Talismania da Silva Lira
Melo, Clêidiane Clemente de
Monte, Zenaide Severina do
author_role author
author2 Lima, Catharina Vitória Barros de
Ribeiro, Amanda Nayane da Silva
Moura, Danielle Feijó de
Silva, José Hélio Luna da
Silva, Hélen Maria Lima da
Silva, Marllyn Marques da
Pereira, Jéssica Gonzaga
Rocha, Tamiris Alves
Santos, Cleide Maria de Melo dos
Silva, Jefferson Thadeu Arruda
Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza
Lima, Thays Vitória de Oliveira
Silva, Bruno Rafael Vieira Souza
Júnior, Aluízio Alfredo da Silva
Santos, Cleiton Cavalcanti dos
Macedo, José Emerson Tavares de
Barbosa, Talismania da Silva Lira
Melo, Clêidiane Clemente de
Monte, Zenaide Severina do
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Dayane de Melo
Lima, Catharina Vitória Barros de
Ribeiro, Amanda Nayane da Silva
Moura, Danielle Feijó de
Silva, José Hélio Luna da
Silva, Hélen Maria Lima da
Silva, Marllyn Marques da
Pereira, Jéssica Gonzaga
Rocha, Tamiris Alves
Santos, Cleide Maria de Melo dos
Silva, Jefferson Thadeu Arruda
Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza
Lima, Thays Vitória de Oliveira
Silva, Bruno Rafael Vieira Souza
Júnior, Aluízio Alfredo da Silva
Santos, Cleiton Cavalcanti dos
Macedo, José Emerson Tavares de
Barbosa, Talismania da Silva Lira
Melo, Clêidiane Clemente de
Monte, Zenaide Severina do
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem colaborativa
ensino
estudantes
revisão narrativa
tecnologias
topic aprendizagem colaborativa
ensino
estudantes
revisão narrativa
tecnologias
description A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610
10.34117/bjdv9n1-308
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610/41535
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 4473-4482
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 4473-4482
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 4473-4482
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645626548682752