Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade. |
id |
VERACRUZ-0_3a4e301b90fc826cfc361362fcf78362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56610 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensinoaprendizagem colaborativaensinoestudantesrevisão narrativatecnologiasA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5661010.34117/bjdv9n1-308Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 4473-4482Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 4473-4482Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 4473-44822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610/41535Barros, Dayane de MeloLima, Catharina Vitória Barros deRibeiro, Amanda Nayane da SilvaMoura, Danielle Feijó deSilva, José Hélio Luna daSilva, Hélen Maria Lima daSilva, Marllyn Marques daPereira, Jéssica GonzagaRocha, Tamiris AlvesSantos, Cleide Maria de Melo dosSilva, Jefferson Thadeu ArrudaSegundo, Cícero Francismary Almeida Alves FeitozaLima, Thays Vitória de OliveiraSilva, Bruno Rafael Vieira SouzaJúnior, Aluízio Alfredo da SilvaSantos, Cleiton Cavalcanti dosMacedo, José Emerson Tavares deBarbosa, Talismania da Silva LiraMelo, Clêidiane Clemente deMonte, Zenaide Severina doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-23T18:40:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56610Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:07.832084Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
title |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
spellingShingle |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino Barros, Dayane de Melo aprendizagem colaborativa ensino estudantes revisão narrativa tecnologias |
title_short |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
title_full |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
title_fullStr |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
title_full_unstemmed |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
title_sort |
Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino |
author |
Barros, Dayane de Melo |
author_facet |
Barros, Dayane de Melo Lima, Catharina Vitória Barros de Ribeiro, Amanda Nayane da Silva Moura, Danielle Feijó de Silva, José Hélio Luna da Silva, Hélen Maria Lima da Silva, Marllyn Marques da Pereira, Jéssica Gonzaga Rocha, Tamiris Alves Santos, Cleide Maria de Melo dos Silva, Jefferson Thadeu Arruda Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza Lima, Thays Vitória de Oliveira Silva, Bruno Rafael Vieira Souza Júnior, Aluízio Alfredo da Silva Santos, Cleiton Cavalcanti dos Macedo, José Emerson Tavares de Barbosa, Talismania da Silva Lira Melo, Clêidiane Clemente de Monte, Zenaide Severina do |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Catharina Vitória Barros de Ribeiro, Amanda Nayane da Silva Moura, Danielle Feijó de Silva, José Hélio Luna da Silva, Hélen Maria Lima da Silva, Marllyn Marques da Pereira, Jéssica Gonzaga Rocha, Tamiris Alves Santos, Cleide Maria de Melo dos Silva, Jefferson Thadeu Arruda Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza Lima, Thays Vitória de Oliveira Silva, Bruno Rafael Vieira Souza Júnior, Aluízio Alfredo da Silva Santos, Cleiton Cavalcanti dos Macedo, José Emerson Tavares de Barbosa, Talismania da Silva Lira Melo, Clêidiane Clemente de Monte, Zenaide Severina do |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Dayane de Melo Lima, Catharina Vitória Barros de Ribeiro, Amanda Nayane da Silva Moura, Danielle Feijó de Silva, José Hélio Luna da Silva, Hélen Maria Lima da Silva, Marllyn Marques da Pereira, Jéssica Gonzaga Rocha, Tamiris Alves Santos, Cleide Maria de Melo dos Silva, Jefferson Thadeu Arruda Segundo, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza Lima, Thays Vitória de Oliveira Silva, Bruno Rafael Vieira Souza Júnior, Aluízio Alfredo da Silva Santos, Cleiton Cavalcanti dos Macedo, José Emerson Tavares de Barbosa, Talismania da Silva Lira Melo, Clêidiane Clemente de Monte, Zenaide Severina do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem colaborativa ensino estudantes revisão narrativa tecnologias |
topic |
aprendizagem colaborativa ensino estudantes revisão narrativa tecnologias |
description |
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610 10.34117/bjdv9n1-308 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56610/41535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 4473-4482 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 4473-4482 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 4473-4482 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645626548682752 |