Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Simonia Souza do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Paulo Alberto dos Santos, Mota, Alessandra Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587
Resumo: O presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977).  Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma.
id VERACRUZ-0_087ffadcbe1bf6897a815dcdc0936f75
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51587
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaceseducação antirracistayoutubers negrosambiência formativainterface digitalsala de aulaO presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977).  Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5158710.34117/bjdv8n8-325Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-599082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587/38684Copyright (c) 2022 Simonia Souza do Nascimento, Paulo Alberto dos Santos Vieira, Alessandra Ferreira Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Simonia Souza doVieira, Paulo Alberto dos SantosMota, Alessandra Ferreira2022-08-30T12:17:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51587Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.157743Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
title Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
spellingShingle Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
Nascimento, Simonia Souza do
educação antirracista
youtubers negros
ambiência formativa
interface digital
sala de aula
title_short Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
title_full Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
title_fullStr Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
title_full_unstemmed Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
title_sort Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
author Nascimento, Simonia Souza do
author_facet Nascimento, Simonia Souza do
Vieira, Paulo Alberto dos Santos
Mota, Alessandra Ferreira
author_role author
author2 Vieira, Paulo Alberto dos Santos
Mota, Alessandra Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Simonia Souza do
Vieira, Paulo Alberto dos Santos
Mota, Alessandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv educação antirracista
youtubers negros
ambiência formativa
interface digital
sala de aula
topic educação antirracista
youtubers negros
ambiência formativa
interface digital
sala de aula
description O presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977).  Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587
10.34117/bjdv8n8-325
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587/38684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645609553362944