Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587 |
Resumo: | O presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma. |
id |
VERACRUZ-0_087ffadcbe1bf6897a815dcdc0936f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51587 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaceseducação antirracistayoutubers negrosambiência formativainterface digitalsala de aulaO presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5158710.34117/bjdv8n8-325Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-599082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587/38684Copyright (c) 2022 Simonia Souza do Nascimento, Paulo Alberto dos Santos Vieira, Alessandra Ferreira Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Simonia Souza doVieira, Paulo Alberto dos SantosMota, Alessandra Ferreira2022-08-30T12:17:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51587Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.157743Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
title |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
spellingShingle |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces Nascimento, Simonia Souza do educação antirracista youtubers negros ambiência formativa interface digital sala de aula |
title_short |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
title_full |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
title_fullStr |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
title_full_unstemmed |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
title_sort |
Sala de aula em Porto dos Gaúchos: educação antirracista em tempos de interfaces digitais : Classroom in Porto dos Gaúchos: anti-racist education in times of digital interfaces |
author |
Nascimento, Simonia Souza do |
author_facet |
Nascimento, Simonia Souza do Vieira, Paulo Alberto dos Santos Mota, Alessandra Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Paulo Alberto dos Santos Mota, Alessandra Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Simonia Souza do Vieira, Paulo Alberto dos Santos Mota, Alessandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação antirracista youtubers negros ambiência formativa interface digital sala de aula |
topic |
educação antirracista youtubers negros ambiência formativa interface digital sala de aula |
description |
O presente projeto visa analisar o uso dos conteúdos compartilhados por youtubers negros, no ano de 2020, como ferramenta potencializadora de promoção da educação antirracista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves Bezerra. Os canais selecionados para investigação são Papo de Preta e Spartakus Santiago, pois despontam como movimentos online que fundem teorias e práticas ativistas por meio da cultura digital. A pesquisa apresentará abordagem qualitativa de natureza descritiva, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão realizados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com aplicação dos instrumentos, técnica grupo focal e questionários mistos (abertos e fechados). Por fim, para análise do conteúdo das mensagens originadas na coleta de dados utilizaremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Compreendemos que reconhecer o plural não significa trazer respostas aos questionamentos, mas analisar sua existência, propicia discussões legitimadas e consequentemente mudança de paradigma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587 10.34117/bjdv8n8-325 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51587/38684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59902-59908 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645609553362944 |