Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170 |
Resumo: | Neste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano. |
id |
CP2-1_62708ef6a4ca8497bf5a4aa7d92a6105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3170 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aulaGeografias EmocionaisCompetências SocioemocionaisEmpatiaAntirracismoSala de Aula.Ensino de GeografiaNeste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 13-282358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170/1984Lima, Ivaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:21Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3170Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:21Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
title |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
spellingShingle |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula Lima, Ivaldo Geografias Emocionais Competências Socioemocionais Empatia Antirracismo Sala de Aula. Ensino de Geografia |
title_short |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
title_full |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
title_fullStr |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
title_sort |
Uma geografia emocional antirracista na sala de aula |
author |
Lima, Ivaldo |
author_facet |
Lima, Ivaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ivaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografias Emocionais Competências Socioemocionais Empatia Antirracismo Sala de Aula. Ensino de Geografia |
topic |
Geografias Emocionais Competências Socioemocionais Empatia Antirracismo Sala de Aula. Ensino de Geografia |
description |
Neste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170/1984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 13-28 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177490583552 |