Uma geografia emocional antirracista na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ivaldo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170
Resumo: Neste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano.
id CP2-1_62708ef6a4ca8497bf5a4aa7d92a6105
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3170
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Uma geografia emocional antirracista na sala de aulaGeografias EmocionaisCompetências SocioemocionaisEmpatiaAntirracismoSala de Aula.Ensino de GeografiaNeste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 13-282358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170/1984Lima, Ivaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:21Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3170Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:21Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
title Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
spellingShingle Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
Lima, Ivaldo
Geografias Emocionais
Competências Socioemocionais
Empatia
Antirracismo
Sala de Aula.
Ensino de Geografia
title_short Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
title_full Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
title_fullStr Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
title_full_unstemmed Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
title_sort Uma geografia emocional antirracista na sala de aula
author Lima, Ivaldo
author_facet Lima, Ivaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografias Emocionais
Competências Socioemocionais
Empatia
Antirracismo
Sala de Aula.
Ensino de Geografia
topic Geografias Emocionais
Competências Socioemocionais
Empatia
Antirracismo
Sala de Aula.
Ensino de Geografia
description Neste texto, aborda-se o domínio socioemocional com vistas à sensibilização moral do antirracismo por meio da educação geográfica escolar. O objetivo é apresentar as possibilidades de as competências e habilidades socioemocionais enriquecerem o ensino-aprendizagem da disciplina geográfica, à luz dos debates contemporâneos sobre as geografias emocionais. Para tanto, é ensejado um debate sobre a categoria Outro visando à inserção dos debates no âmbito da relação formada entre geografia e ética. A emoção moral da empatia é tomada como mote metodológico para a evidenciação do potencial didático-pedagógico das competências não-cognitivas. Por seu turno, o exemplo da arte pública do grafite, especificamente expressa na imagem de Marielle Franco, situa o debate ensejado na dimensão empírica do espaço urbano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3170/1984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 13-28
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177490583552