O ensino de química para estudantes com deficiência visual: Desafios e possibilidades / Teaching chemistry to visually impaired students: Challenges and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Márcio Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Araújo, Sulene Alves, Rocha, Marcelo Eça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14826
Resumo: Ao reconhecer as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino que evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da exclusão. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho apresenta a produção e análise de materiais que possam contribuir para o favorecimento da aprendizagem de química para estudantes cegos, bem como, avalia-os, levando em consideração a utilização de materiais de baixo custo e fácil aquisição, suas vantagens e desvantagens. Foram utilizados vários métodos, desde a apropriação da escrita Braille pelos estudantes de uma classe regular da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual de Planalto, momentos de sensibilização e estratégias para produção de materiais adaptados, levando em consideração que em cada turma estava matriculado um estudante cego. Os materiais, além de possuírem escrita Braille, percepção tátil, também tinham escrita alfa numérica e diferentes cores, para contribuir com a aprendizagem de todos os estudantes. A pesquisa fundamenta-se em aplicar a mesma proposta para estudantes videntes e cegos criando as mesmas oportunidades de aprendizagens dos conteúdos preconizados no currículo escolar. Durante todo o ano letivo de 2019, foram produzidos 65 materiais adaptados que auxiliaram no entendimento dos grupos orgânicos. Além dos conhecimentos específicos de química, por meio da proposta, foi possível trabalhar outras habilidades como preconiza a Base Nacional Comum Curricular como cooperação, empatia e competências socioemacionais, contribuindo assim para uma educação que consolide para uma aquisição de uma consciência cidadã e solidária.
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