Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, João Guilherme de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Micailla Alves, Pereira, Gustavo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57105
Resumo: O câncer de mama é uma doença muito prevalente e incidente nas mulheres, com um diagnóstico que ao ser dado, traz muito sofrimento e ansiedade à paciente, principalmente pelos dados desfavoráveis, assim como o tratamento, que pode trazer muitas alterações na qualidade de vida da paciente em todos os aspectos biopsicossociais e fisiológicos pelo fato de ser muito incisivo e agressivo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência de alunos do 4º período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, utilizando o arco de Maguerez como metodologia, tendo como amostra uma paciente de 49 anos de idade, sexo feminino. Trata-se de um estudo descritivo, portanto, de um relato de experiência, passando pelas cinco etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Com a observação aprofundada da paciente e dos estudos adquiridos após a leitura atenciosa e mergulhada no universo do tema, foi possível identificar o que fazer para intervir e melhorar os problemas decorrentes do tratamento de câncer de mama, prolongado com o uso e efeitos colaterais do tamoxifeno, bem como a implementação de soluções e propostas de intervenção para melhorar os anseios da paciente, diminuir os efeitos colaterais da utilização da medicação e tentar abater os efeitos psicológicos tragos pelo uso da medicação a longo prazo e esperando, que os bons resultados tragos pela intervenção na realidade da paciente proporcionem uma melhora na qualidade de vida da mesma.
id VERACRUZ-0_0b33cfb4cf730ae9a99420f595b805b7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57105
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifenoarco de MaguereztamoxifenoCâncer de Mamatratamento de CâncerquimioterapiaO câncer de mama é uma doença muito prevalente e incidente nas mulheres, com um diagnóstico que ao ser dado, traz muito sofrimento e ansiedade à paciente, principalmente pelos dados desfavoráveis, assim como o tratamento, que pode trazer muitas alterações na qualidade de vida da paciente em todos os aspectos biopsicossociais e fisiológicos pelo fato de ser muito incisivo e agressivo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência de alunos do 4º período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, utilizando o arco de Maguerez como metodologia, tendo como amostra uma paciente de 49 anos de idade, sexo feminino. Trata-se de um estudo descritivo, portanto, de um relato de experiência, passando pelas cinco etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Com a observação aprofundada da paciente e dos estudos adquiridos após a leitura atenciosa e mergulhada no universo do tema, foi possível identificar o que fazer para intervir e melhorar os problemas decorrentes do tratamento de câncer de mama, prolongado com o uso e efeitos colaterais do tamoxifeno, bem como a implementação de soluções e propostas de intervenção para melhorar os anseios da paciente, diminuir os efeitos colaterais da utilização da medicação e tentar abater os efeitos psicológicos tragos pelo uso da medicação a longo prazo e esperando, que os bons resultados tragos pela intervenção na realidade da paciente proporcionem uma melhora na qualidade de vida da mesma.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5710510.34117/bjdv9n2-033Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6629-6643Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6629-6643Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6629-66432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57105/41827Ramos, João Guilherme de Souzade Souza, Micailla AlvesPereira, Gustavo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57105Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:15.939904Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
title Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
spellingShingle Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
Ramos, João Guilherme de Souza
arco de Maguerez
tamoxifeno
Câncer de Mama
tratamento de Câncer
quimioterapia
title_short Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
title_full Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
title_fullStr Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
title_full_unstemmed Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
title_sort Câncer de Mama: os efeitos biopsicológicos do tratamento e os colaterais do tamoxifeno
author Ramos, João Guilherme de Souza
author_facet Ramos, João Guilherme de Souza
de Souza, Micailla Alves
Pereira, Gustavo Martins
author_role author
author2 de Souza, Micailla Alves
Pereira, Gustavo Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, João Guilherme de Souza
de Souza, Micailla Alves
Pereira, Gustavo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv arco de Maguerez
tamoxifeno
Câncer de Mama
tratamento de Câncer
quimioterapia
topic arco de Maguerez
tamoxifeno
Câncer de Mama
tratamento de Câncer
quimioterapia
description O câncer de mama é uma doença muito prevalente e incidente nas mulheres, com um diagnóstico que ao ser dado, traz muito sofrimento e ansiedade à paciente, principalmente pelos dados desfavoráveis, assim como o tratamento, que pode trazer muitas alterações na qualidade de vida da paciente em todos os aspectos biopsicossociais e fisiológicos pelo fato de ser muito incisivo e agressivo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência de alunos do 4º período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, utilizando o arco de Maguerez como metodologia, tendo como amostra uma paciente de 49 anos de idade, sexo feminino. Trata-se de um estudo descritivo, portanto, de um relato de experiência, passando pelas cinco etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Com a observação aprofundada da paciente e dos estudos adquiridos após a leitura atenciosa e mergulhada no universo do tema, foi possível identificar o que fazer para intervir e melhorar os problemas decorrentes do tratamento de câncer de mama, prolongado com o uso e efeitos colaterais do tamoxifeno, bem como a implementação de soluções e propostas de intervenção para melhorar os anseios da paciente, diminuir os efeitos colaterais da utilização da medicação e tentar abater os efeitos psicológicos tragos pelo uso da medicação a longo prazo e esperando, que os bons resultados tragos pela intervenção na realidade da paciente proporcionem uma melhora na qualidade de vida da mesma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57105
10.34117/bjdv9n2-033
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57105
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57105/41827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6629-6643
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6629-6643
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6629-6643
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645627949580288