Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moura, Lisiana Silveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serrat, Nathana Isabel Mattos, da Rosa, Liciane Oliveira, Araujo, Thayli Ramires, Vieira, Alexandre Lemos, Corrêa, Érico Kunde, Rodrigues, Rosangela Silveira, Mendes, Pablo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61980
Resumo: Este artigo teve como principal objetivo avaliar o processo de conscientização de alunos de uma escola municipal da cidade de Pelotas, bem como apresentar breves considerações sobre a experiência utilizando-se das ferramentas da educação ambiental através de oficinas e atividades em um ambiente escolar. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo de caso e abrangeu duas turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, totalizando 32 alunos. Foram utilizadas duas oficinas, entre setembro e novembro de 2019, com explanação de assuntos referentes à importância da árvore e reaproveitamento de resíduos orgânicos como substrato para plantas e a avaliação da troca de experiências no IFSul-CaVG através de uma visita técnica com os alunos. O método utilizado foi o da observação e entrevista não estruturada com os alunos, avaliação através de elementos nos desenhos e questionários para os professores. Os resultados obtidos foram positivos, pois concluiu-se que é possível implementar um processo de conscientização ambiental através de oficinas ambientais e, nesse sentido, possibilitar a reflexão de como transformar o conhecimento em ações concretas no ambiente escolar.
id VERACRUZ-0_0d04bb3bd380370294531591def6a915
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61980
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotaseducação ambientaloficinasresíduos orgânicosEste artigo teve como principal objetivo avaliar o processo de conscientização de alunos de uma escola municipal da cidade de Pelotas, bem como apresentar breves considerações sobre a experiência utilizando-se das ferramentas da educação ambiental através de oficinas e atividades em um ambiente escolar. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo de caso e abrangeu duas turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, totalizando 32 alunos. Foram utilizadas duas oficinas, entre setembro e novembro de 2019, com explanação de assuntos referentes à importância da árvore e reaproveitamento de resíduos orgânicos como substrato para plantas e a avaliação da troca de experiências no IFSul-CaVG através de uma visita técnica com os alunos. O método utilizado foi o da observação e entrevista não estruturada com os alunos, avaliação através de elementos nos desenhos e questionários para os professores. Os resultados obtidos foram positivos, pois concluiu-se que é possível implementar um processo de conscientização ambiental através de oficinas ambientais e, nesse sentido, possibilitar a reflexão de como transformar o conhecimento em ações concretas no ambiente escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6198010.34117/bjdv9n8-029Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23524-23548Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23524-23548Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23524-235482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61980/44632de Moura, Lisiana SilveiraSerrat, Nathana Isabel Mattosda Rosa, Liciane OliveiraAraujo, Thayli RamiresVieira, Alexandre LemosCorrêa, Érico KundeRodrigues, Rosangela SilveiraMendes, Pablo Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61980Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:18.296725Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
title Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
spellingShingle Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
de Moura, Lisiana Silveira
educação ambiental
oficinas
resíduos orgânicos
title_short Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
title_full Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
title_fullStr Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
title_sort Desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental em uma escola municipal na cidade de Pelotas
author de Moura, Lisiana Silveira
author_facet de Moura, Lisiana Silveira
Serrat, Nathana Isabel Mattos
da Rosa, Liciane Oliveira
Araujo, Thayli Ramires
Vieira, Alexandre Lemos
Corrêa, Érico Kunde
Rodrigues, Rosangela Silveira
Mendes, Pablo Machado
author_role author
author2 Serrat, Nathana Isabel Mattos
da Rosa, Liciane Oliveira
Araujo, Thayli Ramires
Vieira, Alexandre Lemos
Corrêa, Érico Kunde
Rodrigues, Rosangela Silveira
Mendes, Pablo Machado
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moura, Lisiana Silveira
Serrat, Nathana Isabel Mattos
da Rosa, Liciane Oliveira
Araujo, Thayli Ramires
Vieira, Alexandre Lemos
Corrêa, Érico Kunde
Rodrigues, Rosangela Silveira
Mendes, Pablo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
oficinas
resíduos orgânicos
topic educação ambiental
oficinas
resíduos orgânicos
description Este artigo teve como principal objetivo avaliar o processo de conscientização de alunos de uma escola municipal da cidade de Pelotas, bem como apresentar breves considerações sobre a experiência utilizando-se das ferramentas da educação ambiental através de oficinas e atividades em um ambiente escolar. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo de caso e abrangeu duas turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, totalizando 32 alunos. Foram utilizadas duas oficinas, entre setembro e novembro de 2019, com explanação de assuntos referentes à importância da árvore e reaproveitamento de resíduos orgânicos como substrato para plantas e a avaliação da troca de experiências no IFSul-CaVG através de uma visita técnica com os alunos. O método utilizado foi o da observação e entrevista não estruturada com os alunos, avaliação através de elementos nos desenhos e questionários para os professores. Os resultados obtidos foram positivos, pois concluiu-se que é possível implementar um processo de conscientização ambiental através de oficinas ambientais e, nesse sentido, possibilitar a reflexão de como transformar o conhecimento em ações concretas no ambiente escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61980
10.34117/bjdv9n8-029
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61980
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61980/44632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23524-23548
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23524-23548
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23524-23548
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645636768104448