A Formação De Atitudes E Valores Na Perspectiva De Antonio Gramsci E Paulo Freire / The formation of attitudes and values from the perspective of Antonio Gramsci and Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n1-080 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42363 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar conceitos e reflexões de dois autores clássicos para a Educação, Antonio Gramsci e Paulo Freire e relaciona-los com a formação de atitudes e valores. A metodologia é descritiva e a relação do objeto de estudo com a formação docente se dá através de um convite dos autores ao equilíbrio que todo educador deve buscar, que é o de atuar como sujeito incentivador e humano no processo educativo, sem perder a liderança de sua ação pedagógica. Os resultados confirmam que para os autores, a educação é um ato político e libertador na medida que cumpre seu verdadeiro papel que é o de formar cidadãos capazes de exercer a função de lideres e responsáveis por suas próprias histórias de vida. Formar sujeitos reflexivos, autônomos e capazes de construir conhecimentos através de seus próprios lugares. Que a postura de liderança humana do professor como agente educativo é essencial para desenvolver um ato pedagógico assertivo. Conclui-se que uma instituição de ensino democrática e voltada para a formação de atitudes e valores, se faz, quando ambos os sujeitos, professor-estudante, em uma prática educativa afetiva e respeitosa, cumprem seus papeis, o professor enquanto condutor e orientador do processo educativo, e o estudante como orientado e conduzido pelo professor, em uma relação na qual juntos possam construir uma educação libertadora. O lugar da família é um ambiente educativo e as noções e aptidões tratadas no bojo familiar facilitam a carreira estudantil, por meio das expressões verbais utilizadas, da forma como se comunicam entre si e dos conhecimentos tratados na família. O docente deve atuar embasado em um estudo coletivo através de três pilares: o empenho do professor, a assistência de outros professores e a ajuda dos “melhores alunos” de acordo com suas habilidades, de tal maneira que docentes e discentes, tornem-se livres das formas de disciplina hipócrita e mecânica. Enfim, o docente deve focar na aprendizagem do aluno, ajudando-o a reconhecer sua incompletude e sua capacidade de conhecer e assimilar o saber. |
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