O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jussara Resende Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Rômulo Caldeira de Souza, Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco, Araújo, Bárbara Vieira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885
Resumo: Diante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas.  Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado.
id VERACRUZ-0_0f91bb443fa396070d77075a1447bf7d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58885
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemiaalfabetização e letramento na pandemiametodologiaspráticas pedagógicasDiante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas.  Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888510.34117/bjdv9n4-062Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13469-13490Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13469-13490Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13469-134902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885/42773Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo BrancoAraújo, Bárbara Vieira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58885Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.537446Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
title O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
spellingShingle O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
Santos, Jussara Resende Costa
alfabetização e letramento na pandemia
metodologias
práticas pedagógicas
title_short O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
title_full O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
title_fullStr O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
title_sort O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
author Santos, Jussara Resende Costa
author_facet Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Bárbara Vieira de Souza
author_role author
author2 Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Bárbara Vieira de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Bárbara Vieira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização e letramento na pandemia
metodologias
práticas pedagógicas
topic alfabetização e letramento na pandemia
metodologias
práticas pedagógicas
description Diante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas.  Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885
10.34117/bjdv9n4-062
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885/42773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13469-13490
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13469-13490
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13469-13490
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630993596416