O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885 |
Resumo: | Diante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas. Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado. |
id |
VERACRUZ-0_0f91bb443fa396070d77075a1447bf7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58885 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemiaalfabetização e letramento na pandemiametodologiaspráticas pedagógicasDiante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas. Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888510.34117/bjdv9n4-062Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13469-13490Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13469-13490Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13469-134902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885/42773Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo BrancoAraújo, Bárbara Vieira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58885Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.537446Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
title |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
spellingShingle |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia Santos, Jussara Resende Costa alfabetização e letramento na pandemia metodologias práticas pedagógicas |
title_short |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
title_full |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
title_fullStr |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
title_sort |
O processo de alfabetização e letramento: uma análise em tempos de pandemia |
author |
Santos, Jussara Resende Costa |
author_facet |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Bárbara Vieira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Bárbara Vieira de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Bárbara Vieira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização e letramento na pandemia metodologias práticas pedagógicas |
topic |
alfabetização e letramento na pandemia metodologias práticas pedagógicas |
description |
Diante da necessidade de uma reorganização urgente nas ações pedagógicas das escolas, em relação à substituição das aulas presenciais para o novo formato das aulas remotas, este estudo buscou verificar a questão do letramento e alfabetização e como tem acontecido o processo de alfabetização e letramento e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores têm possibilitado uma aprendizagem significativa. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa exploratória e procedimentos bibliográficos. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram consultadas bases de dados científicos. Os dados foram analisados qualitativamente, obedecendo aos critérios da análise de conteúdo de categorias. Encontrou-se vinte e uma (21) pesquisas e de acordo com o interesse da pesquisa exclui-se treze (13) e analisou-se oito (8) pesquisas. Os resultados apontam que diante do cenário que a educação brasileira se deparou, tornou-se cada vez mais importante a qualificação e treinamento dos docentes, dado que a tecnologia esteve mais presente. Também se percebeu a importância de interação entre os alunos e entre o docente com os estudantes, visto que o processo educacional se desenvolve na grande maioria pelo ensino presencial. Concluiu-se que, alfabetizar letrando trate-se do início da formação de cidadãos que fazem uso permanente da leitura e escrita na sociedade, despertando o interesse na aprendizagem e captação do que está sendo apresentado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885 10.34117/bjdv9n4-062 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58885/42773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13469-13490 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13469-13490 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13469-13490 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630993596416 |