Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Michele Gomes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro, Silva, Cleide Helena Matos da, Barbosa, Érika Cristiny Brandão F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748
Resumo: O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos.
id VERACRUZ-0_10f30a646c116963e4b676832e34da87
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11748
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCEGênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica.O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1174810.34117/bjdv6n6-374Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38031-38041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38031-38041Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38031-380412525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748/9789Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Michele Gomes deCorrêa, Fernanda Geórgia IsidoroSilva, Cleide Helena Matos daBarbosa, Érika Cristiny Brandão F.2020-07-21T19:01:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11748Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:20.108053Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
title Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
spellingShingle Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
Queiroz, Michele Gomes de
Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica.
title_short Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
title_full Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
title_fullStr Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
title_full_unstemmed Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
title_sort Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
author Queiroz, Michele Gomes de
author_facet Queiroz, Michele Gomes de
Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro
Silva, Cleide Helena Matos da
Barbosa, Érika Cristiny Brandão F.
author_role author
author2 Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro
Silva, Cleide Helena Matos da
Barbosa, Érika Cristiny Brandão F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Michele Gomes de
Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro
Silva, Cleide Helena Matos da
Barbosa, Érika Cristiny Brandão F.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica.
topic Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica.
description O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748
10.34117/bjdv6n6-374
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748/9789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38031-38041
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38031-38041
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38031-38041
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645458891866112