Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748 |
Resumo: | O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos. |
id |
VERACRUZ-0_10f30a646c116963e4b676832e34da87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11748 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCEGênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica.O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1174810.34117/bjdv6n6-374Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38031-38041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38031-38041Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38031-380412525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748/9789Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Michele Gomes deCorrêa, Fernanda Geórgia IsidoroSilva, Cleide Helena Matos daBarbosa, Érika Cristiny Brandão F.2020-07-21T19:01:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11748Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:20.108053Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
title |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
spellingShingle |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE Queiroz, Michele Gomes de Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica. |
title_short |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
title_full |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
title_fullStr |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
title_full_unstemmed |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
title_sort |
Gênero e educação: uma abordagem sobre a representação feminina no mestrado em educação profissional e tecnológica no IFCE / Gender and education: an approach on female representation in the master in professional and technological education at IFCE |
author |
Queiroz, Michele Gomes de |
author_facet |
Queiroz, Michele Gomes de Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro Silva, Cleide Helena Matos da Barbosa, Érika Cristiny Brandão F. |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro Silva, Cleide Helena Matos da Barbosa, Érika Cristiny Brandão F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Michele Gomes de Corrêa, Fernanda Geórgia Isidoro Silva, Cleide Helena Matos da Barbosa, Érika Cristiny Brandão F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica. |
topic |
Gênero feminino. Formação educativa. Educação Profissional e Tecnológica. |
description |
O antigo papel social feminino, identificado unicamente com a esfera privada da casa e das relações familiares tem, no contexto histórico contemporâneo, sofrido transformações. Atualmente, a mulher ocupa espaços educativos demandados pela vida moderna, construindo uma nova identidade feminina. Neste trabalho, buscou-se traçar, através de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, o perfil sócio-econômico das mestrandas ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE e relacioná-lo com os antecedentes e atuais contextos envolvidos na questão do acesso de mulheres à educação. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário desenvolvido por meio do software Google Forms, aplicado a uma amostra correspondente a cerca de 70% do total das discentes. Os resultados encontrados demonstram que a maioria das mulheres se declaram como pardas, possuem entre 30 e 39 anos, são casadas e servidoras públicas com faixa de rendimentos média entre seis e dez salários mínimos, caracterizando-se num perfil de acentuadas diferenças da mulher de outros contextos históricos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748 10.34117/bjdv6n6-374 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11748/9789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38031-38041 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38031-38041 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38031-38041 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645458891866112 |