ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Emanuelle Clímaco, Silva, Helder Regino da Costa, Bezerra, Leylla Maraisa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181
Resumo: O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura.
id VERACRUZ-0_115b2440cbda9dda0c958a1f1f82d704
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35181
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READINGEstratégiaLeituraPrazerHábito.O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3518110.34117/bjdv7n8-649Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 85395-85413Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 85395-85413Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 85395-854132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Cínthya Nicoléia M. Félix daRodrigues, Emanuelle ClímacoSilva, Helder Regino da CostaBezerra, Leylla Maraisa Silva2021-09-16T20:49:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35181Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:23.081475Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
title ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da
Estratégia
Leitura
Prazer
Hábito.
title_short ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
title_full ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
title_sort ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
author Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da
author_facet Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da
Rodrigues, Emanuelle Clímaco
Silva, Helder Regino da Costa
Bezerra, Leylla Maraisa Silva
author_role author
author2 Rodrigues, Emanuelle Clímaco
Silva, Helder Regino da Costa
Bezerra, Leylla Maraisa Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da
Rodrigues, Emanuelle Clímaco
Silva, Helder Regino da Costa
Bezerra, Leylla Maraisa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Leitura
Prazer
Hábito.
topic Estratégia
Leitura
Prazer
Hábito.
description O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181
10.34117/bjdv7n8-649
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 85395-85413
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 85395-85413
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 85395-85413
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645554859638784