ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura. |
id |
VERACRUZ-0_115b2440cbda9dda0c958a1f1f82d704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35181 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READINGEstratégiaLeituraPrazerHábito.O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3518110.34117/bjdv7n8-649Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 85395-85413Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 85395-85413Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 85395-854132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Cínthya Nicoléia M. Félix daRodrigues, Emanuelle ClímacoSilva, Helder Regino da CostaBezerra, Leylla Maraisa Silva2021-09-16T20:49:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35181Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:23.081475Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
title |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da Estratégia Leitura Prazer Hábito. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING |
author |
Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da |
author_facet |
Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da Rodrigues, Emanuelle Clímaco Silva, Helder Regino da Costa Bezerra, Leylla Maraisa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Emanuelle Clímaco Silva, Helder Regino da Costa Bezerra, Leylla Maraisa Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Cínthya Nicoléia M. Félix da Rodrigues, Emanuelle Clímaco Silva, Helder Regino da Costa Bezerra, Leylla Maraisa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Leitura Prazer Hábito. |
topic |
Estratégia Leitura Prazer Hábito. |
description |
O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181 10.34117/bjdv7n8-649 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35181/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 85395-85413 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 85395-85413 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 85395-85413 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645554859638784 |