A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656 |
Resumo: | A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento. |
id |
VERACRUZ-0_115f875ec9d9196cc5d2a1a25363f1a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23656 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior changeadolescentesalunoseducação físicaprofessores.A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2365610.34117/bjdv7n1-622Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9191-9204Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9191-9204Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9191-92042525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656/19021Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorga, NatáliaBaretta, MarlyAlberti, AdrianoBaretta, ElisabethGrigollo, Leoberto RicardoSouza, Renan2021-09-21T10:44:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23656Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:05.513386Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
title |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
spellingShingle |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change Borga, Natália adolescentes alunos educação física professores. |
title_short |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
title_full |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
title_fullStr |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
title_full_unstemmed |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
title_sort |
A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change |
author |
Borga, Natália |
author_facet |
Borga, Natália Baretta, Marly Alberti, Adriano Baretta, Elisabeth Grigollo, Leoberto Ricardo Souza, Renan |
author_role |
author |
author2 |
Baretta, Marly Alberti, Adriano Baretta, Elisabeth Grigollo, Leoberto Ricardo Souza, Renan |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borga, Natália Baretta, Marly Alberti, Adriano Baretta, Elisabeth Grigollo, Leoberto Ricardo Souza, Renan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescentes alunos educação física professores. |
topic |
adolescentes alunos educação física professores. |
description |
A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656 10.34117/bjdv7n1-622 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656/19021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9191-9204 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9191-9204 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9191-9204 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645507839393792 |