A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borga, Natália
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baretta, Marly, Alberti, Adriano, Baretta, Elisabeth, Grigollo, Leoberto Ricardo, Souza, Renan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656
Resumo: A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento.
id VERACRUZ-0_115f875ec9d9196cc5d2a1a25363f1a6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23656
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior changeadolescentesalunoseducação físicaprofessores.A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2365610.34117/bjdv7n1-622Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9191-9204Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9191-9204Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9191-92042525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656/19021Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorga, NatáliaBaretta, MarlyAlberti, AdrianoBaretta, ElisabethGrigollo, Leoberto RicardoSouza, Renan2021-09-21T10:44:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23656Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:05.513386Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
title A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
spellingShingle A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
Borga, Natália
adolescentes
alunos
educação física
professores.
title_short A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
title_full A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
title_fullStr A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
title_full_unstemmed A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
title_sort A personalidade da Geração Z: como a educação física pode contribuir na mudança de comportamentos / The personality of Generation Z: how physical education can contribute to behavior change
author Borga, Natália
author_facet Borga, Natália
Baretta, Marly
Alberti, Adriano
Baretta, Elisabeth
Grigollo, Leoberto Ricardo
Souza, Renan
author_role author
author2 Baretta, Marly
Alberti, Adriano
Baretta, Elisabeth
Grigollo, Leoberto Ricardo
Souza, Renan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borga, Natália
Baretta, Marly
Alberti, Adriano
Baretta, Elisabeth
Grigollo, Leoberto Ricardo
Souza, Renan
dc.subject.por.fl_str_mv adolescentes
alunos
educação física
professores.
topic adolescentes
alunos
educação física
professores.
description A partir do ano de 1945, com o intuito de atender aos interesses do público, principalmente no meio empresarial, os indivíduos, em função do ano de nascimento, são classificados em gerações, sendo elas: Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, que vêm carregadas de costumes, valores, identidades, comportamentos e personalidades distintas. Na escola, o professor deve ser capaz de atender a diferentes dificuldades, comportamentos e personalidades apresentadas pelos alunos, sendo investigador e mediador das situações que encontra. Nesse sentido, objetivou-se investigar o comportamento da geração Z nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como quantiqualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário com 17 perguntas para professores de Educação Física das escolas estaduais da Gered de Videira, SC. Realizou-se a coleta de dados por meio da plataforma Survio, sob orientação dos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os professores afirmam que a geração Z pode estar desestimulada para as aulas de Educação Física sob efeito da internet, além disso, também apontam o início de namoro, as mudanças físicas e psicológicas, a sexualidade e a mídia como fatores que contribuem para a perda do espaço das atividades físicas. Para 59,1% dos professores, uma maneira de incentivar as práticas esportivas é oferecer dinâmicas de aulas diferentes em diversas modalidades, 95,1% consideram importante o envolvimento dos pais em competições para obter comprometimento dos alunos, e 72,2% acreditam que a boa formação familiar contribui para a formação da personalidade. Desenvolver aprendizagens para atender a infinitas personalidades, enfrentando desafios de uma geração estudantil em constante mudança, significa coragem, determinação e comprometimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656
10.34117/bjdv7n1-622
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23656/19021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9191-9204
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9191-9204
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9191-9204
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645507839393792