Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Ohana de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Taynara Tavares de, Saraiva, Ana Larissa de Sousa, Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de, Bessa, Cristina Costa, Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante, Oliveira, Silvana Alves de, Silva, Letícia Kelly de Carvalho, Dantas, Bruna Shirley Lima, Silva, Jéssica dos Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308
Resumo: Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde.
id VERACRUZ-0_1306a0e2accc2af5762b563970cbde4a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30308
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academicsEstudantes de EnfermagemAnsiedadeSaúde Mental.Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3030810.34117/bjdv.v7i5.30308Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51962-51981Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51962-51981Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51962-519812525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308/23837Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza Ohana de SousaSouza, Taynara Tavares deSaraiva, Ana Larissa de SousaSales, Érika Nayara Benício Gonçalves deBessa, Cristina CostaFacundo, Sue Helem Bezerra CavalcanteOliveira, Silvana Alves deSilva, Letícia Kelly de CarvalhoDantas, Bruna Shirley LimaSilva, Jéssica dos Santos da2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30308Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:06.089935Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
title Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
spellingShingle Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
Silva, Andreza Ohana de Sousa
Estudantes de Enfermagem
Ansiedade
Saúde Mental.
title_short Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
title_full Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
title_fullStr Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
title_full_unstemmed Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
title_sort Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
author Silva, Andreza Ohana de Sousa
author_facet Silva, Andreza Ohana de Sousa
Souza, Taynara Tavares de
Saraiva, Ana Larissa de Sousa
Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de
Bessa, Cristina Costa
Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante
Oliveira, Silvana Alves de
Silva, Letícia Kelly de Carvalho
Dantas, Bruna Shirley Lima
Silva, Jéssica dos Santos da
author_role author
author2 Souza, Taynara Tavares de
Saraiva, Ana Larissa de Sousa
Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de
Bessa, Cristina Costa
Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante
Oliveira, Silvana Alves de
Silva, Letícia Kelly de Carvalho
Dantas, Bruna Shirley Lima
Silva, Jéssica dos Santos da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Ohana de Sousa
Souza, Taynara Tavares de
Saraiva, Ana Larissa de Sousa
Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de
Bessa, Cristina Costa
Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante
Oliveira, Silvana Alves de
Silva, Letícia Kelly de Carvalho
Dantas, Bruna Shirley Lima
Silva, Jéssica dos Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Ansiedade
Saúde Mental.
topic Estudantes de Enfermagem
Ansiedade
Saúde Mental.
description Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308
10.34117/bjdv.v7i5.30308
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308/23837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51962-51981
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51962-51981
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51962-51981
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534162845696