Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308 |
Resumo: | Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde. |
id |
VERACRUZ-0_1306a0e2accc2af5762b563970cbde4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30308 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academicsEstudantes de EnfermagemAnsiedadeSaúde Mental.Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3030810.34117/bjdv.v7i5.30308Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51962-51981Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51962-51981Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51962-519812525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308/23837Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza Ohana de SousaSouza, Taynara Tavares deSaraiva, Ana Larissa de SousaSales, Érika Nayara Benício Gonçalves deBessa, Cristina CostaFacundo, Sue Helem Bezerra CavalcanteOliveira, Silvana Alves deSilva, Letícia Kelly de CarvalhoDantas, Bruna Shirley LimaSilva, Jéssica dos Santos da2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30308Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:06.089935Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
title |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
spellingShingle |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics Silva, Andreza Ohana de Sousa Estudantes de Enfermagem Ansiedade Saúde Mental. |
title_short |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
title_full |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
title_fullStr |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
title_full_unstemmed |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
title_sort |
Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem / Factors intervening to anxiety disorder in nursing academics |
author |
Silva, Andreza Ohana de Sousa |
author_facet |
Silva, Andreza Ohana de Sousa Souza, Taynara Tavares de Saraiva, Ana Larissa de Sousa Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de Bessa, Cristina Costa Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante Oliveira, Silvana Alves de Silva, Letícia Kelly de Carvalho Dantas, Bruna Shirley Lima Silva, Jéssica dos Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Taynara Tavares de Saraiva, Ana Larissa de Sousa Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de Bessa, Cristina Costa Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante Oliveira, Silvana Alves de Silva, Letícia Kelly de Carvalho Dantas, Bruna Shirley Lima Silva, Jéssica dos Santos da |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreza Ohana de Sousa Souza, Taynara Tavares de Saraiva, Ana Larissa de Sousa Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de Bessa, Cristina Costa Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante Oliveira, Silvana Alves de Silva, Letícia Kelly de Carvalho Dantas, Bruna Shirley Lima Silva, Jéssica dos Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Enfermagem Ansiedade Saúde Mental. |
topic |
Estudantes de Enfermagem Ansiedade Saúde Mental. |
description |
Objetivo: identificar na literatura científica os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO, em língua portuguesa e inglesa, texto completo gratuito, publicado nos últimos 10 anos, período de coleta abril de 2020. Selecionou- se inicialmente 2 551 estudos publicados e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos compuseram a amostra final da revisão. Resultados: foram selecionados 16 artigos, que abrangeram três categorias temáticas: 1) Prevalência do transtorno de ansiedade ao longo da graduação; 2) Fatores desencadeadores da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem; 3) Métodos de alívio da ansiedade em acadêmicos de Enfermagem. Dos artigos selecionados, o Brasil foi o país que mais publicou entre os anos 2002 a 2019, totalizando 12 artigos publicados, em seguida, tivemos a China (2016), Coreia (2019), Iran (2019) e Peru (2019), com um artigo publicado em cada país, os principais fatores intervenientes encontrados na literatura, foram: atividades curriculares, rotina de atividades pessoais, preocupação com futuro profissional, dificuldade em realizar procedimentos, insegurança quanto ao mercado de trabalho, desgaste físico e emocional com o trabalho de conclusão de curso, má alimentação, baixa qualidade de sono, a falta de lazer, distanciamento social. Conclusão: os estudos sobre os fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de Enfermagem são escassos, percebeu-se que, a sintomatologia está presente durante a formação, além de influenciar em sua assistência com seus futuros clientes/pacientes e na maneira de lidar com sua própria saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308 10.34117/bjdv.v7i5.30308 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308/23837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51962-51981 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51962-51981 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51962-51981 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534162845696 |