Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barba, Maria Luiza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Andrade, Thaís Pinto Coelho, Moura, Damáris Cristina da Silva Cruz, Negraes, Fernanda da Costa, da Costa, Rayane Marques, dos Santos, Amanda Stephanie Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46096
Resumo: Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde, buscando transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. O presente estudo é um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente de uma Organização Social da Saúde na cidade de São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2020, com 259 profissionais de diferentes categorias e unidades da região Centro e zona Norte do município, abordando a temática do acolhimento e humanização com base nas metodologias ativas. Os participantes foram convidados a vivenciar uma experiência de imersão, adentrando em um circuito que representava uma Unidade Básica de Saúde, cumprindo diferentes tarefas em equipe. A realização de atividades com base nas metodologias ativas ainda é um grande desafio para a educação permanente das equipes de saúde, todavia, seus resultados se mostram altamente eficazes no que concerne o aprendizado na prática do cotidiano. A utilização de instrumentos para mensuração de indicadores de qualidade é de grande importância, garantindo que o profissional avalie sua satisfação com a atividade e a metodologia empregada, bem como a aplicabilidade prática da mesma. A atividade evidenciou a necessidade de mudanças na construção dos processos de gestão e de trabalho, rompendo com a proposição de práticas engessadas e tecnicistas, e com a segregação de saberes, propiciando o exercício da empatia por meio da inversão de lugares
id VERACRUZ-0_1311656c77821879eb1a63f957703142
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46096
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily lifehumanizaçãoeducação permanentemetodologias ativas de ensino.Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde, buscando transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. O presente estudo é um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente de uma Organização Social da Saúde na cidade de São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2020, com 259 profissionais de diferentes categorias e unidades da região Centro e zona Norte do município, abordando a temática do acolhimento e humanização com base nas metodologias ativas. Os participantes foram convidados a vivenciar uma experiência de imersão, adentrando em um circuito que representava uma Unidade Básica de Saúde, cumprindo diferentes tarefas em equipe. A realização de atividades com base nas metodologias ativas ainda é um grande desafio para a educação permanente das equipes de saúde, todavia, seus resultados se mostram altamente eficazes no que concerne o aprendizado na prática do cotidiano. A utilização de instrumentos para mensuração de indicadores de qualidade é de grande importância, garantindo que o profissional avalie sua satisfação com a atividade e a metodologia empregada, bem como a aplicabilidade prática da mesma. A atividade evidenciou a necessidade de mudanças na construção dos processos de gestão e de trabalho, rompendo com a proposição de práticas engessadas e tecnicistas, e com a segregação de saberes, propiciando o exercício da empatia por meio da inversão de lugaresBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4609610.34117/bjdv8n4-049Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23462-23472Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23462-23472Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23462-234722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46096/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Barba, Maria Luizade Andrade, Thaís Pinto CoelhoMoura, Damáris Cristina da Silva CruzNegraes, Fernanda da Costada Costa, Rayane Marquesdos Santos, Amanda Stephanie Sousa2022-06-22T19:37:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46096Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:20.140297Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
title Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
spellingShingle Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
de Barba, Maria Luiza
humanização
educação permanente
metodologias ativas de ensino.
title_short Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
title_full Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
title_fullStr Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
title_full_unstemmed Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
title_sort Humanização: uma imersão no cotidiano / Humanization: an immersion in daily life
author de Barba, Maria Luiza
author_facet de Barba, Maria Luiza
de Andrade, Thaís Pinto Coelho
Moura, Damáris Cristina da Silva Cruz
Negraes, Fernanda da Costa
da Costa, Rayane Marques
dos Santos, Amanda Stephanie Sousa
author_role author
author2 de Andrade, Thaís Pinto Coelho
Moura, Damáris Cristina da Silva Cruz
Negraes, Fernanda da Costa
da Costa, Rayane Marques
dos Santos, Amanda Stephanie Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barba, Maria Luiza
de Andrade, Thaís Pinto Coelho
Moura, Damáris Cristina da Silva Cruz
Negraes, Fernanda da Costa
da Costa, Rayane Marques
dos Santos, Amanda Stephanie Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv humanização
educação permanente
metodologias ativas de ensino.
topic humanização
educação permanente
metodologias ativas de ensino.
description Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde, buscando transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. O presente estudo é um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente de uma Organização Social da Saúde na cidade de São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2020, com 259 profissionais de diferentes categorias e unidades da região Centro e zona Norte do município, abordando a temática do acolhimento e humanização com base nas metodologias ativas. Os participantes foram convidados a vivenciar uma experiência de imersão, adentrando em um circuito que representava uma Unidade Básica de Saúde, cumprindo diferentes tarefas em equipe. A realização de atividades com base nas metodologias ativas ainda é um grande desafio para a educação permanente das equipes de saúde, todavia, seus resultados se mostram altamente eficazes no que concerne o aprendizado na prática do cotidiano. A utilização de instrumentos para mensuração de indicadores de qualidade é de grande importância, garantindo que o profissional avalie sua satisfação com a atividade e a metodologia empregada, bem como a aplicabilidade prática da mesma. A atividade evidenciou a necessidade de mudanças na construção dos processos de gestão e de trabalho, rompendo com a proposição de práticas engessadas e tecnicistas, e com a segregação de saberes, propiciando o exercício da empatia por meio da inversão de lugares
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46096
10.34117/bjdv8n4-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46096
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46096/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23462-23472
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23462-23472
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23462-23472
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590574137344