Novas definições entre o público e privado: alguns apontamentos sobre os impactos na educação pública/ New definitions between public and private: some points on the impacts on public education
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26680 |
Resumo: | O artigo busca apresentar reflexões sobre o intenso processo de reformas que tem estabelecido novas fronteiras entre os setores público e privado na educação brasileira. Neste movimento, instituições do Terceiro Setor estão atuando na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais. Na intenção de analisarmos o propósito e os impactos dessa atuação, caracterizamos nossa pesquisa como um estudo documental-bibliográfico, com enfoque crítico, pautado na perspectiva metodológica do materialismo histórico-dialético. Entendemos que no processo de mercantilização da educação, um número exorbitante de recursos públicos tem sido captado pelo setor privado. Destacamos que a política educacional está sendo delineada sob a dinâmica do público não-estatal, o que coloca em risco a educação enquanto direito público. |
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Novas definições entre o público e privado: alguns apontamentos sobre os impactos na educação pública/ New definitions between public and private: some points on the impacts on public educationPúblico e PrivadoEducação PúblicaTerceiro Setor.O artigo busca apresentar reflexões sobre o intenso processo de reformas que tem estabelecido novas fronteiras entre os setores público e privado na educação brasileira. Neste movimento, instituições do Terceiro Setor estão atuando na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais. Na intenção de analisarmos o propósito e os impactos dessa atuação, caracterizamos nossa pesquisa como um estudo documental-bibliográfico, com enfoque crítico, pautado na perspectiva metodológica do materialismo histórico-dialético. Entendemos que no processo de mercantilização da educação, um número exorbitante de recursos públicos tem sido captado pelo setor privado. Destacamos que a política educacional está sendo delineada sob a dinâmica do público não-estatal, o que coloca em risco a educação enquanto direito público.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2668010.34117/bjdv7n3-516Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28354-28372Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28354-28372Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28354-283722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26680/21134Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jane Eire Rigoldi dosSouza, Danielle Cappellazzo Soares deBoiago, Daiane Letícia2022-03-29T12:15:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26680Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:26.234206Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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