Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Júnior, José Ancelmo da Silva Cintra, da Silva, Jailma Gomes, Gomes, Jandrews Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n11-158
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574
Resumo: Recentemente, pesquisas em educação têm apontado a importância de se construir pontes entre o ensino de ciências e o avanço da ciência e tecnologia.  O intuito é propiciar que cada vez mais os estudantes estejam aptos a reconhecer os fenômenos científicos que ocorrem no seu cotidiano e partir deles avaliar seus benefícios e impactos sociais. Dessa forma, visto que o efeito fotoelétrico está cada vez mais presente em nossas vidas e apesar disso nem sempre é reconhecido pelos estudantes, nem tampouco contemplado nos currículos escolares, no presente trabalho investigou-se a possibilidade de se promover educação científica a partir da Usina Solar Fotovoltaica do IFPE - campus Pesqueira. Para isso, foi elaborado e realizado um minicurso de extensão na instituição destinado a estudantes da rede pública da região. A proposta visou utilizar a usina como instrumento de apropriação do conhecimento científico, bem como o seu reconhecimento em aplicações práticas, tais como no sistema de energia solar, no sistema de iluminação pública e nos mais diversos sensores utilizados pela construção civil, e a partir disso, conscientizar os estudantes sobre a sua importância para a sociedade. Aliado a isso, se fez o uso de uma simulação no PhET para que ficasse mais claro como o efeito fotoelétrico ocorre na prática. Como instrumento de avaliação foi adotado uma atividade com conteúdo relativo a conceitos teóricos necessários para compreensão do fenômeno estudado, sobretudo, dando ênfase a discussão de como este se comporta nas aplicações tecnológicas citadas durante a intervenção. Após a análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa, constatou-se que a partir dos recursos visíveis propiciados pela usina e pela simulação houve uma aprendizagem significativa acerca do fenômeno estudado. A partir das discussões do que a usina representa para o IFPE, os estudantes foram capazes de discutir como essa e outras aplicações tecnológicas que funcionam a partir do efeito fotoelétrico trouxeram tanto a sustentabilidade como a facilidade de se realizar algumas atividades para nossas vidas.  
id VERACRUZ-0_1544ecbc7f2e024221e5c335620f5225
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19574
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueiraEducação CientíficaUsina FotovoltaicaIFPEEfeito FotoelétricoFísica ModernaRecentemente, pesquisas em educação têm apontado a importância de se construir pontes entre o ensino de ciências e o avanço da ciência e tecnologia.  O intuito é propiciar que cada vez mais os estudantes estejam aptos a reconhecer os fenômenos científicos que ocorrem no seu cotidiano e partir deles avaliar seus benefícios e impactos sociais. Dessa forma, visto que o efeito fotoelétrico está cada vez mais presente em nossas vidas e apesar disso nem sempre é reconhecido pelos estudantes, nem tampouco contemplado nos currículos escolares, no presente trabalho investigou-se a possibilidade de se promover educação científica a partir da Usina Solar Fotovoltaica do IFPE - campus Pesqueira. Para isso, foi elaborado e realizado um minicurso de extensão na instituição destinado a estudantes da rede pública da região. A proposta visou utilizar a usina como instrumento de apropriação do conhecimento científico, bem como o seu reconhecimento em aplicações práticas, tais como no sistema de energia solar, no sistema de iluminação pública e nos mais diversos sensores utilizados pela construção civil, e a partir disso, conscientizar os estudantes sobre a sua importância para a sociedade. Aliado a isso, se fez o uso de uma simulação no PhET para que ficasse mais claro como o efeito fotoelétrico ocorre na prática. Como instrumento de avaliação foi adotado uma atividade com conteúdo relativo a conceitos teóricos necessários para compreensão do fenômeno estudado, sobretudo, dando ênfase a discussão de como este se comporta nas aplicações tecnológicas citadas durante a intervenção. Após a análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa, constatou-se que a partir dos recursos visíveis propiciados pela usina e pela simulação houve uma aprendizagem significativa acerca do fenômeno estudado. A partir das discussões do que a usina representa para o IFPE, os estudantes foram capazes de discutir como essa e outras aplicações tecnológicas que funcionam a partir do efeito fotoelétrico trouxeram tanto a sustentabilidade como a facilidade de se realizar algumas atividades para nossas vidas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1957410.34117/bjdv6n11-158Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86282-86296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86282-86296Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86282-862962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574/15692Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Amanda Bianca BezerraJúnior, José Ancelmo da Silva Cintrada Silva, Jailma GomesGomes, Jandrews Lins2020-12-16T11:07:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19574Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:05.319728Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
title Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
spellingShingle Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Educação Científica
Usina Fotovoltaica
IFPE
Efeito Fotoelétrico
Física Moderna
Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Educação Científica
Usina Fotovoltaica
IFPE
Efeito Fotoelétrico
Física Moderna
title_short Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
title_full Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
title_fullStr Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
title_full_unstemmed Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
title_sort Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
author Pereira, Amanda Bianca Bezerra
author_facet Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Júnior, José Ancelmo da Silva Cintra
da Silva, Jailma Gomes
Gomes, Jandrews Lins
Júnior, José Ancelmo da Silva Cintra
da Silva, Jailma Gomes
Gomes, Jandrews Lins
author_role author
author2 Júnior, José Ancelmo da Silva Cintra
da Silva, Jailma Gomes
Gomes, Jandrews Lins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Amanda Bianca Bezerra
Júnior, José Ancelmo da Silva Cintra
da Silva, Jailma Gomes
Gomes, Jandrews Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Científica
Usina Fotovoltaica
IFPE
Efeito Fotoelétrico
Física Moderna
topic Educação Científica
Usina Fotovoltaica
IFPE
Efeito Fotoelétrico
Física Moderna
description Recentemente, pesquisas em educação têm apontado a importância de se construir pontes entre o ensino de ciências e o avanço da ciência e tecnologia.  O intuito é propiciar que cada vez mais os estudantes estejam aptos a reconhecer os fenômenos científicos que ocorrem no seu cotidiano e partir deles avaliar seus benefícios e impactos sociais. Dessa forma, visto que o efeito fotoelétrico está cada vez mais presente em nossas vidas e apesar disso nem sempre é reconhecido pelos estudantes, nem tampouco contemplado nos currículos escolares, no presente trabalho investigou-se a possibilidade de se promover educação científica a partir da Usina Solar Fotovoltaica do IFPE - campus Pesqueira. Para isso, foi elaborado e realizado um minicurso de extensão na instituição destinado a estudantes da rede pública da região. A proposta visou utilizar a usina como instrumento de apropriação do conhecimento científico, bem como o seu reconhecimento em aplicações práticas, tais como no sistema de energia solar, no sistema de iluminação pública e nos mais diversos sensores utilizados pela construção civil, e a partir disso, conscientizar os estudantes sobre a sua importância para a sociedade. Aliado a isso, se fez o uso de uma simulação no PhET para que ficasse mais claro como o efeito fotoelétrico ocorre na prática. Como instrumento de avaliação foi adotado uma atividade com conteúdo relativo a conceitos teóricos necessários para compreensão do fenômeno estudado, sobretudo, dando ênfase a discussão de como este se comporta nas aplicações tecnológicas citadas durante a intervenção. Após a análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa, constatou-se que a partir dos recursos visíveis propiciados pela usina e pela simulação houve uma aprendizagem significativa acerca do fenômeno estudado. A partir das discussões do que a usina representa para o IFPE, os estudantes foram capazes de discutir como essa e outras aplicações tecnológicas que funcionam a partir do efeito fotoelétrico trouxeram tanto a sustentabilidade como a facilidade de se realizar algumas atividades para nossas vidas.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574
10.34117/bjdv6n11-158
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574/15692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86282-86296
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86282-86296
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86282-86296
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183764639350784
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n11-158