Educação científica sob o contexto da usina fotovoltaica do IFPE - campus pesqueira / Scientific education according to the context of IFPE photovoltaic plant – campus pesqueira
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-158 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19574 |
Resumo: | Recentemente, pesquisas em educação têm apontado a importância de se construir pontes entre o ensino de ciências e o avanço da ciência e tecnologia. O intuito é propiciar que cada vez mais os estudantes estejam aptos a reconhecer os fenômenos científicos que ocorrem no seu cotidiano e partir deles avaliar seus benefícios e impactos sociais. Dessa forma, visto que o efeito fotoelétrico está cada vez mais presente em nossas vidas e apesar disso nem sempre é reconhecido pelos estudantes, nem tampouco contemplado nos currículos escolares, no presente trabalho investigou-se a possibilidade de se promover educação científica a partir da Usina Solar Fotovoltaica do IFPE - campus Pesqueira. Para isso, foi elaborado e realizado um minicurso de extensão na instituição destinado a estudantes da rede pública da região. A proposta visou utilizar a usina como instrumento de apropriação do conhecimento científico, bem como o seu reconhecimento em aplicações práticas, tais como no sistema de energia solar, no sistema de iluminação pública e nos mais diversos sensores utilizados pela construção civil, e a partir disso, conscientizar os estudantes sobre a sua importância para a sociedade. Aliado a isso, se fez o uso de uma simulação no PhET para que ficasse mais claro como o efeito fotoelétrico ocorre na prática. Como instrumento de avaliação foi adotado uma atividade com conteúdo relativo a conceitos teóricos necessários para compreensão do fenômeno estudado, sobretudo, dando ênfase a discussão de como este se comporta nas aplicações tecnológicas citadas durante a intervenção. Após a análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa, constatou-se que a partir dos recursos visíveis propiciados pela usina e pela simulação houve uma aprendizagem significativa acerca do fenômeno estudado. A partir das discussões do que a usina representa para o IFPE, os estudantes foram capazes de discutir como essa e outras aplicações tecnológicas que funcionam a partir do efeito fotoelétrico trouxeram tanto a sustentabilidade como a facilidade de se realizar algumas atividades para nossas vidas. |
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