O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n1-147 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109 |
Resumo: | O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática. |
id |
VERACRUZ-0_1581d5e2ce4bb4a72a097045fe8e14b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6109 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in EducationEducaçãotecnologiassala de aulaensinoaprendizagem.O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/610910.34117/bjdv6n1-147Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2055-2066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2055-2066Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2055-20662525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109/5439Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Marcos Vinícius de SouzaCardoso, Ana Maria Pereira2020-03-19T17:44:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6109Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:40.865090Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
title |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
spellingShingle |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education Toledo, Marcos Vinícius de Souza Educação tecnologias sala de aula ensino aprendizagem. Toledo, Marcos Vinícius de Souza Educação tecnologias sala de aula ensino aprendizagem. |
title_short |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
title_full |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
title_fullStr |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
title_full_unstemmed |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
title_sort |
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education |
author |
Toledo, Marcos Vinícius de Souza |
author_facet |
Toledo, Marcos Vinícius de Souza Toledo, Marcos Vinícius de Souza Cardoso, Ana Maria Pereira Cardoso, Ana Maria Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Ana Maria Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Marcos Vinícius de Souza Cardoso, Ana Maria Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação tecnologias sala de aula ensino aprendizagem. |
topic |
Educação tecnologias sala de aula ensino aprendizagem. |
description |
O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109 10.34117/bjdv6n1-147 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109/5439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2055-2066 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2055-2066 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2055-2066 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807427543041 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-147 |