O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Ana Maria Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n1-147
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109
Resumo: O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática.
id VERACRUZ-0_1581d5e2ce4bb4a72a097045fe8e14b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6109
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in EducationEducaçãotecnologiassala de aulaensinoaprendizagem.O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/610910.34117/bjdv6n1-147Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2055-2066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2055-2066Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2055-20662525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109/5439Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Marcos Vinícius de SouzaCardoso, Ana Maria Pereira2020-03-19T17:44:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6109Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:40.865090Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
title O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
spellingShingle O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Educação
tecnologias
sala de aula
ensino
aprendizagem.
Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Educação
tecnologias
sala de aula
ensino
aprendizagem.
title_short O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
title_full O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
title_fullStr O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
title_full_unstemmed O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
title_sort O Uso de Softwares na Educação / The Use of Software in Education
author Toledo, Marcos Vinícius de Souza
author_facet Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Cardoso, Ana Maria Pereira
Cardoso, Ana Maria Pereira
author_role author
author2 Cardoso, Ana Maria Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Marcos Vinícius de Souza
Cardoso, Ana Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
tecnologias
sala de aula
ensino
aprendizagem.
topic Educação
tecnologias
sala de aula
ensino
aprendizagem.
description O artigo relata pesquisa que analisou o uso de recursos computacionais por estudantes de ensino técnico, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova – em apoio ao conteúdo ministrado pelos docentes. Facebook e WhatsApp foram os recursos computacionais analisados em função de sua utilização na disciplina de Introdução à Informática. Trata-se de um estudo de caso, com características de pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada e conduzida junto aos alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, foi verificado que os discentes aceitaram a utilização das ferramentas computacionais como apoio pedagógico e consideraram que houve avanços no processo de aprendizagem, aumentando a atenção e o interesse pelos conteúdos ensinados e pelas atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109
10.34117/bjdv6n1-147
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6109/5439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2055-2066
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2055-2066
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2055-2066
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183807427543041
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n1-147