Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. |
id |
VERACRUZ-0_16e8982e4e3e071bdbd5e8bb07f0ae0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51818 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in schoolalunos imigrantesmatrículas de alunos imigranteseducação inclusivaeducação na fronteiraO presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5181810.34117/bjdv8n9-064Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61333-61349Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61333-61349Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61333-613492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818/38831Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessArf, Lucilene Machado Garciada Silva, Ketilin Duarte2022-09-08T16:58:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:36.949574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
title |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
spellingShingle |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school Arf, Lucilene Machado Garcia alunos imigrantes matrículas de alunos imigrantes educação inclusiva educação na fronteira |
title_short |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
title_full |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
title_fullStr |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
title_full_unstemmed |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
title_sort |
Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school |
author |
Arf, Lucilene Machado Garcia |
author_facet |
Arf, Lucilene Machado Garcia da Silva, Ketilin Duarte |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Ketilin Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arf, Lucilene Machado Garcia da Silva, Ketilin Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alunos imigrantes matrículas de alunos imigrantes educação inclusiva educação na fronteira |
topic |
alunos imigrantes matrículas de alunos imigrantes educação inclusiva educação na fronteira |
description |
O presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818 10.34117/bjdv8n9-064 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818/38831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61333-61349 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61333-61349 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61333-61349 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645610433118208 |