Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arf, Lucilene Machado Garcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Ketilin Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818
Resumo: O presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a  alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa  demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES,  ZWESTSCH, SARTURI, 2017.
id VERACRUZ-0_16e8982e4e3e071bdbd5e8bb07f0ae0a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in schoolalunos imigrantesmatrículas de alunos imigranteseducação inclusivaeducação na fronteiraO presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a  alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa  demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES,  ZWESTSCH, SARTURI, 2017.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5181810.34117/bjdv8n9-064Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61333-61349Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61333-61349Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61333-613492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818/38831Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessArf, Lucilene Machado Garciada Silva, Ketilin Duarte2022-09-08T16:58:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:36.949574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
title Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
spellingShingle Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
Arf, Lucilene Machado Garcia
alunos imigrantes
matrículas de alunos imigrantes
educação inclusiva
educação na fronteira
title_short Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
title_full Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
title_fullStr Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
title_full_unstemmed Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
title_sort Direito dos alunos imigrantes no ordenamento jurídico brasileiro e as dificuldades de permanência na escola: The rights of immigrant students in the brazilian legal system and the difficulties of staying in school
author Arf, Lucilene Machado Garcia
author_facet Arf, Lucilene Machado Garcia
da Silva, Ketilin Duarte
author_role author
author2 da Silva, Ketilin Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arf, Lucilene Machado Garcia
da Silva, Ketilin Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv alunos imigrantes
matrículas de alunos imigrantes
educação inclusiva
educação na fronteira
topic alunos imigrantes
matrículas de alunos imigrantes
educação inclusiva
educação na fronteira
description O presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, buscando compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado e, recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Dialoga ainda com a legislação de âmbito internacional, utilizando para isso conferências, tratados convenções e declarações internacionais para fazer frente à internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e a  alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes, cujos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA sobre o quantitativo de alunos por esfera administrativa  demostra que, a rede pública de ensino é a que mais acolhe os estudantes migrantes internacionais e ainda evidencia a representatividade dos estudantes latinos. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES,  ZWESTSCH, SARTURI, 2017.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818
10.34117/bjdv8n9-064
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51818/38831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lucilene Machado Garcia Arf, Ketilin Duarte da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61333-61349
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61333-61349
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61333-61349
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645610433118208