Gameficação: a aplicação do jquiz de forma lúdica como auxilio ao aprendizado na disciplina de organização e manutenção de computadores / Gamefiction: the application of the judge in a ludic form as aid to learning in the computer organization and maintenance discipline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Jair Martins da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: César, Joel Alves da Rocha, Cabral, Antonio Fanoel Costa, Silva, Darcio Sampaio da, Melo, Jucimária de Sousa, Sousa, Rogério Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13743
Resumo:  Partindo da ideia de que os jogos lúdicos na educação são meios que oferecem uma atividade prazerosa, diferenciada e estimulam o conhecimento dos alunos o presente artigo justifica-se na importância do uso destes, nos processos de ensino e aprendizagem abordando a transmissão do conhecimento através da ludicidade por meio da aplicação do JQuiz para contribuir no aprendizado e interação entre os alunos. A aplicação do vigente estudo ocorreu durante o estágio supervisionado III na disciplina de Organização e manutenção de computadores na turma de 1º ano do ensino médio em redes de computadores do IFTO – Campus Araguatins, durante estágio onde constatou-se a falta de participação, dificuldades no processo de aprendizagem e o excesso de aulas expositivas sem interação, assim, gerando a seguinte questão de pesquisa: como a aplicação da gameficação pode contribuir para o aprendizado e fixação dos conteúdos? Para responder este questionamento foi aplicado o jogo JQuiz de forma lúdica, constando assim que o uso da gameficação e quizzes chamam mais a atenção dos alunos, contribuindo assim de forma prazerosa para o aprendizado dos mesmos. Por fim, o uso desta metodologia em ludicidade proporciona um ambiente onde o ensino acontece de maneira agradável e divertida facilitando assim a transmissão das informações necessárias para a construção do conhecimento dos alunos.
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