Gameficação: a aplicação do jquiz de forma lúdica como auxilio ao aprendizado na disciplina de organização e manutenção de computadores / Gamefiction: the application of the judge in a ludic form as aid to learning in the computer organization and maintenance discipline
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13743 |
Resumo: | Partindo da ideia de que os jogos lúdicos na educação são meios que oferecem uma atividade prazerosa, diferenciada e estimulam o conhecimento dos alunos o presente artigo justifica-se na importância do uso destes, nos processos de ensino e aprendizagem abordando a transmissão do conhecimento através da ludicidade por meio da aplicação do JQuiz para contribuir no aprendizado e interação entre os alunos. A aplicação do vigente estudo ocorreu durante o estágio supervisionado III na disciplina de Organização e manutenção de computadores na turma de 1º ano do ensino médio em redes de computadores do IFTO – Campus Araguatins, durante estágio onde constatou-se a falta de participação, dificuldades no processo de aprendizagem e o excesso de aulas expositivas sem interação, assim, gerando a seguinte questão de pesquisa: como a aplicação da gameficação pode contribuir para o aprendizado e fixação dos conteúdos? Para responder este questionamento foi aplicado o jogo JQuiz de forma lúdica, constando assim que o uso da gameficação e quizzes chamam mais a atenção dos alunos, contribuindo assim de forma prazerosa para o aprendizado dos mesmos. Por fim, o uso desta metodologia em ludicidade proporciona um ambiente onde o ensino acontece de maneira agradável e divertida facilitando assim a transmissão das informações necessárias para a construção do conhecimento dos alunos. |
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Gameficação: a aplicação do jquiz de forma lúdica como auxilio ao aprendizado na disciplina de organização e manutenção de computadores / Gamefiction: the application of the judge in a ludic form as aid to learning in the computer organization and maintenance disciplineGameficaçãolúdicojogos digitais. Partindo da ideia de que os jogos lúdicos na educação são meios que oferecem uma atividade prazerosa, diferenciada e estimulam o conhecimento dos alunos o presente artigo justifica-se na importância do uso destes, nos processos de ensino e aprendizagem abordando a transmissão do conhecimento através da ludicidade por meio da aplicação do JQuiz para contribuir no aprendizado e interação entre os alunos. A aplicação do vigente estudo ocorreu durante o estágio supervisionado III na disciplina de Organização e manutenção de computadores na turma de 1º ano do ensino médio em redes de computadores do IFTO – Campus Araguatins, durante estágio onde constatou-se a falta de participação, dificuldades no processo de aprendizagem e o excesso de aulas expositivas sem interação, assim, gerando a seguinte questão de pesquisa: como a aplicação da gameficação pode contribuir para o aprendizado e fixação dos conteúdos? Para responder este questionamento foi aplicado o jogo JQuiz de forma lúdica, constando assim que o uso da gameficação e quizzes chamam mais a atenção dos alunos, contribuindo assim de forma prazerosa para o aprendizado dos mesmos. Por fim, o uso desta metodologia em ludicidade proporciona um ambiente onde o ensino acontece de maneira agradável e divertida facilitando assim a transmissão das informações necessárias para a construção do conhecimento dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1374310.34117/bjdv6n7-596Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 50010-50018Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 50010-50018Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 50010-500182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13743/1150110.34117/bjd.v6i7.13743.g11501Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Jair Martins daCésar, Joel Alves da RochaCabral, Antonio Fanoel CostaSilva, Darcio Sampaio daMelo, Jucimária de SousaSousa, Rogério Pereira de2020-08-11T15:17:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13743Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:15.959514Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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