Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178 |
Resumo: | O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas. |
id |
VERACRUZ-0_18a6bd9a9877f6814895f6e1305bef5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65178 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituaisconexões de saberesdivulgação da biodiversidademapeamento conceitualobjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6517810.34117/bjdv9n11-073Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30457-30477Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30457-30477Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30457-304772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178/46635Viana, Suynara Raquel dos SantosAlves, Rhayane de Almeidada Silva, Luana Dias LampreiaAciole, Douglas de Souza BragaSantos, Roberto Limade Almeida, Elineí Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:27:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:42.511400Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
title |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
spellingShingle |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais Viana, Suynara Raquel dos Santos conexões de saberes divulgação da biodiversidade mapeamento conceitual objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) |
title_short |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
title_full |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
title_fullStr |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
title_sort |
Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais |
author |
Viana, Suynara Raquel dos Santos |
author_facet |
Viana, Suynara Raquel dos Santos Alves, Rhayane de Almeida da Silva, Luana Dias Lampreia Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Rhayane de Almeida da Silva, Luana Dias Lampreia Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Suynara Raquel dos Santos Alves, Rhayane de Almeida da Silva, Luana Dias Lampreia Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conexões de saberes divulgação da biodiversidade mapeamento conceitual objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) |
topic |
conexões de saberes divulgação da biodiversidade mapeamento conceitual objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) |
description |
O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178 10.34117/bjdv9n11-073 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n11-073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178/46635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30457-30477 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30457-30477 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30457-30477 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645640028127232 |