Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Suynara Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Rhayane de Almeida, da Silva, Luana Dias Lampreia, Aciole, Douglas de Souza Braga, Santos, Roberto Lima, de Almeida, Elineí Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178
Resumo: O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas.
id VERACRUZ-0_18a6bd9a9877f6814895f6e1305bef5b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65178
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituaisconexões de saberesdivulgação da biodiversidademapeamento conceitualobjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6517810.34117/bjdv9n11-073Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30457-30477Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30457-30477Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30457-304772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178/46635Viana, Suynara Raquel dos SantosAlves, Rhayane de Almeidada Silva, Luana Dias LampreiaAciole, Douglas de Souza BragaSantos, Roberto Limade Almeida, Elineí Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:27:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:42.511400Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
title Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
spellingShingle Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
Viana, Suynara Raquel dos Santos
conexões de saberes
divulgação da biodiversidade
mapeamento conceitual
objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
title_short Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
title_full Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
title_fullStr Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
title_full_unstemmed Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
title_sort Biodiversidade e educação ambiental: ampliando conexões com mapas conceituais
author Viana, Suynara Raquel dos Santos
author_facet Viana, Suynara Raquel dos Santos
Alves, Rhayane de Almeida
da Silva, Luana Dias Lampreia
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
author_role author
author2 Alves, Rhayane de Almeida
da Silva, Luana Dias Lampreia
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Suynara Raquel dos Santos
Alves, Rhayane de Almeida
da Silva, Luana Dias Lampreia
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv conexões de saberes
divulgação da biodiversidade
mapeamento conceitual
objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
topic conexões de saberes
divulgação da biodiversidade
mapeamento conceitual
objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
description O estudo da biodiversidade possui extrema relevância no mundo hodierno, uma vez que é urgente pensar na conservação dos organismos para preservar a resiliência dos ecossistemas e da sustentabilidade global. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo ressaltar as publicações que evidenciaram o termo biodiversidade em mapa conceitual e propor um novo esquema gráfico contendo a temática da diversidade biológica contextualizada com a educação ambiental, a fim de promover conexões conceituais enfatizando uma educação ambiental para biodiversidade. Tomou-se como base os conceitos-chave expressos em seis tópicos representativos para oito publicações que abordaram sobre educação ambiental e fundamentaram o tema biodiversidade em mapa conceitual. Um mapa conceitual explicitando sobre biodiversidade como conceito central e destacando o termo educação ambiental nas suas conexões conceituais foi construído e as proposições temáticas foram discutidas evidenciando aspectos relacionados aos objetivos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178
10.34117/bjdv9n11-073
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n11-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65178/46635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 11 (2023); 30457-30477
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 11 (2023); 30457-30477
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 11 (2023); 30457-30477
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645640028127232