O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abuchaim, Beatriz de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287
Resumo: Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.
id VERACRUZ-0_191b92a17a4687cd9cf75456d0da90c8
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/287
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicosPedagogical planning in early childhood education: perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinatorsEducação Infantil; Planejamento; Currículo.Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum.Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.This paper analyses the importance of pedagogical planning in early childhood education, based on the perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinators. Data from a case study are presented. The research aimed to describe how the curriculum was transposed into a pedagogical planning, and then into the daily life of groups of children in two public schools of São Paulo. Interviews, daily observations and document analysis were conducted. The results show that the activity of planning is considered important by the interviewees, as it guarantees a more careful and structured practice. The planning requires three actions of the teacher: to write about what was experienced and the future project; to discuss with colleagues about the method, and to research on the topics and activities he wants to accomplish.Vera CruzAbuchaim, Beatriz de Oliveira2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/28710.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287Veras; v. 6, n. 2 (2016); 156-1792236-572910.14212/veras.vol6.n2.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:54:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Pedagogical planning in early childhood education: perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinators
title O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
spellingShingle O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Abuchaim, Beatriz de Oliveira
Educação Infantil; Planejamento; Currículo.
Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum.
title_short O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
title_full O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
title_fullStr O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
title_sort O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
author Abuchaim, Beatriz de Oliveira
author_facet Abuchaim, Beatriz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Abuchaim, Beatriz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil; Planejamento; Currículo.
Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum.
topic Educação Infantil; Planejamento; Currículo.
Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum.
description Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287/PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 6, n. 2 (2016); 156-179
2236-5729
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792214413312