O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287 |
Resumo: | Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar. |
id |
VERACRUZ-0_191b92a17a4687cd9cf75456d0da90c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/287 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicosPedagogical planning in early childhood education: perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinatorsEducação Infantil; Planejamento; Currículo.Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum.Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.This paper analyses the importance of pedagogical planning in early childhood education, based on the perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinators. Data from a case study are presented. The research aimed to describe how the curriculum was transposed into a pedagogical planning, and then into the daily life of groups of children in two public schools of São Paulo. Interviews, daily observations and document analysis were conducted. The results show that the activity of planning is considered important by the interviewees, as it guarantees a more careful and structured practice. The planning requires three actions of the teacher: to write about what was experienced and the future project; to discuss with colleagues about the method, and to research on the topics and activities he wants to accomplish.Vera CruzAbuchaim, Beatriz de Oliveira2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/28710.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287Veras; v. 6, n. 2 (2016); 156-1792236-572910.14212/veras.vol6.n2.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:54:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos Pedagogical planning in early childhood education: perceptions of teachers, principals and pedagogical coordinators |
title |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
spellingShingle |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos Abuchaim, Beatriz de Oliveira Educação Infantil; Planejamento; Currículo. Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum. |
title_short |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
title_full |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
title_fullStr |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
title_full_unstemmed |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
title_sort |
O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos |
author |
Abuchaim, Beatriz de Oliveira |
author_facet |
Abuchaim, Beatriz de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abuchaim, Beatriz de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil; Planejamento; Currículo. Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum. |
topic |
Educação Infantil; Planejamento; Currículo. Early Childhood Education; Pedagogical Planning; Preschool Curriculum. |
description |
Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/287/PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 6, n. 2 (2016); 156-179 2236-5729 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792214413312 |