Concepções de professores da educação infantil acerca do planejamento de ensino: fatores determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Amine Quintas [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153576
Resumo: O presente trabalho possui como tema as concepções de professores da Educação Infantil acerca do planejamento de ensino e seus fatores determinantes. A ação de planejar pode ser entendida como essencial ao trabalho do professor, articulando elementos que, juntos, convergem para uma ação educativa intencional a partir de condicionantes objetivos e subjetivos. O planejamento de ensino é composto por diferentes ações conjuntas que se configuram em instrumentos metodológicos do trabalho docente, objetivando organizar a atividade pedagógica e compondo o procedimento de intervenção na realidade, sem o qual o processo de ensino e aprendizagem não se desenvolve. Desta forma, esta pesquisa de campo investigou as conceituações trazidas pelos professores acerca de: criança, ensino, aprendizagem e função da Educação Infantil e suas implicações na constituição do planejamento de ensino. Realizou-se com a participação de 38 professores de pré-escola atuantes em diferentes unidades de ensino junto a crianças de 5 anos de idade, os quais responderam a um questionário com questões abertas. Os dados obtidos foram organizados em eixos de análise e submetidos à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os participantes conceituam a criança como um ser social em pleno desenvolvimento, capaz e ativa neste processo. Acreditam que o aprendizado acontece através da mediação e da interação com o outro, assim como a atividade de ensino exerce influência decisiva na aprendizagem. Reconhecem a importância das relações interpessoais para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando consciência da atuação docente enquanto um privilegiado recurso para promoção do desenvolvimento infantil. Em relação à função da Educação Infantil, destacaram o cuidar atrelado aos processos educativos e a ênfase no processo de socialização, sendo este último conceito contraditório em relação aos demais apontados. Consideram o planejamento de ensino como ferramenta de trabalho e não uma simples obrigação burocrática, corroborando as concepções explicitadas. Concluiu-se que as concepções trazidas pelos professores possuem implicação direta na constituição dos planos de ensino, à medida que definem o entendimento de como a criança aprende e direcionam as mediações a serem realizadas junto aos pequenos. A pesquisa revela que as concepções investigadas refletem no planejamento da ação pedagógica, demonstrando um processo de ensino planejado, organizado intencionalmente para o desenvolvimento de objetivos e conferindo profissionalismo ao trabalho do professor. Este estudo traz como consequência, contribuições para a reflexão dos professores acerca da atividade de planejar como uma oportunidade de pensar sobre os objetivos da ação educativa, considerando-a como método de trabalho na atuação docente e como parte do processo de avaliação da aprendizagem das crianças.
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O planejamento de ensino é composto por diferentes ações conjuntas que se configuram em instrumentos metodológicos do trabalho docente, objetivando organizar a atividade pedagógica e compondo o procedimento de intervenção na realidade, sem o qual o processo de ensino e aprendizagem não se desenvolve. Desta forma, esta pesquisa de campo investigou as conceituações trazidas pelos professores acerca de: criança, ensino, aprendizagem e função da Educação Infantil e suas implicações na constituição do planejamento de ensino. Realizou-se com a participação de 38 professores de pré-escola atuantes em diferentes unidades de ensino junto a crianças de 5 anos de idade, os quais responderam a um questionário com questões abertas. Os dados obtidos foram organizados em eixos de análise e submetidos à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os participantes conceituam a criança como um ser social em pleno desenvolvimento, capaz e ativa neste processo. Acreditam que o aprendizado acontece através da mediação e da interação com o outro, assim como a atividade de ensino exerce influência decisiva na aprendizagem. Reconhecem a importância das relações interpessoais para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando consciência da atuação docente enquanto um privilegiado recurso para promoção do desenvolvimento infantil. Em relação à função da Educação Infantil, destacaram o cuidar atrelado aos processos educativos e a ênfase no processo de socialização, sendo este último conceito contraditório em relação aos demais apontados. Consideram o planejamento de ensino como ferramenta de trabalho e não uma simples obrigação burocrática, corroborando as concepções explicitadas. Concluiu-se que as concepções trazidas pelos professores possuem implicação direta na constituição dos planos de ensino, à medida que definem o entendimento de como a criança aprende e direcionam as mediações a serem realizadas junto aos pequenos. A pesquisa revela que as concepções investigadas refletem no planejamento da ação pedagógica, demonstrando um processo de ensino planejado, organizado intencionalmente para o desenvolvimento de objetivos e conferindo profissionalismo ao trabalho do professor. Este estudo traz como consequência, contribuições para a reflexão dos professores acerca da atividade de planejar como uma oportunidade de pensar sobre os objetivos da ação educativa, considerando-a como método de trabalho na atuação docente e como parte do processo de avaliação da aprendizagem das crianças.The present work has as its theme the conceptions of teachers of early childhood education on the teaching planning and its determining factors. The action plan can be understood as essential to the work of professor, articulating together elements converge to an educational action intentional from objective and subjective conditions. The educational planning consists of different joint actions that configure in methodological tools of work, aiming to organize the educational activity and composing the procedure of intervention in reality, without which the process of teaching and learning fails to develop. In this way, this field research investigated the concepts brought by teachers about child, teaching, learning and function of early childhood education and its implications in the educational planning. Was held with the participation of 38 teachers of preschool operating on different teaching units with children five years of age, who responded to a questionnaire with open questions. The data obtained were organized into lines of analysis and subjected to content analysis. The results showed that participants conceptualize the child as a social being in full development, capable and active in this process. Believe that learning happens through the mediation and interaction with each other, as well as the activity of teaching exercises decisive influence on learning. Recognize the importance of interpersonal relationships to the teaching and learning process, demonstrating awareness of the teaching performance while a privileged resource to promote child development. In relation to the role of early childhood education, caregiving to educational processes and trailer the emphasis in the process of socialization, the latter being contradictory concept in relation to other. Consider the educational planning as a tool of work and not a mere bureaucratic requirement, corroborating with concepts explained. It was concluded that the designs brought by teachers have direct implication in the Constitution of the teaching plans, as they define the understanding of how the child learns and direct measurements to be performed next to small. The survey reveals that the investigated conceptions reflected in planning of pedagogical action, demonstrating a teaching process planned, organized intentionally for the development of goals and giving professionality to the work of Professor. This study brings as consequences, contributions to the reflection of teachers about the activity of planning as an opportunity to think about the goals of the educational action, considering it while working method in teaching practice and part of the process of evaluation of the learning of children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Amine Quintas [UNESP]2018-04-18T11:25:14Z2018-04-18T11:25:14Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15357600090022433004030079P236960280654010530000-0001-9545-7588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153576Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:53:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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