Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Mateus de Souza Coelho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas, Oliveira, Lucia Helena Soares de, Costa, Rubia Darivanda da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172
Resumo:  Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões.
id VERACRUZ-0_19557f7a9df825c63af32df942e30338
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1172
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institutionPesquisa CientíficaFormação InicialProfessoresEnsino Superior. Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117210.34117/bjdv5n2-1172Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1746-1761Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1746-1761Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1746-17612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172/1029Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Mateus de Souza CoelhoBoas, Terezinha de Jesus Reis VilasOliveira, Lucia Helena Soares deCosta, Rubia Darivanda da Silva2019-03-18T20:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1172Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:15.786412Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
title Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
spellingShingle Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
Filho, Mateus de Souza Coelho
Pesquisa Científica
Formação Inicial
Professores
Ensino Superior.
title_short Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
title_full Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
title_fullStr Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
title_full_unstemmed Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
title_sort Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
author Filho, Mateus de Souza Coelho
author_facet Filho, Mateus de Souza Coelho
Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas
Oliveira, Lucia Helena Soares de
Costa, Rubia Darivanda da Silva
author_role author
author2 Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas
Oliveira, Lucia Helena Soares de
Costa, Rubia Darivanda da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Mateus de Souza Coelho
Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas
Oliveira, Lucia Helena Soares de
Costa, Rubia Darivanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Científica
Formação Inicial
Professores
Ensino Superior.
topic Pesquisa Científica
Formação Inicial
Professores
Ensino Superior.
description  Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172
10.34117/bjdv5n2-1172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n2-1172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172/1029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1746-1761
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1746-1761
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1746-1761
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415744012288