Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172 |
Resumo: | Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões. |
id |
VERACRUZ-0_19557f7a9df825c63af32df942e30338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1172 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institutionPesquisa CientíficaFormação InicialProfessoresEnsino Superior. Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117210.34117/bjdv5n2-1172Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1746-1761Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1746-1761Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1746-17612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172/1029Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Mateus de Souza CoelhoBoas, Terezinha de Jesus Reis VilasOliveira, Lucia Helena Soares deCosta, Rubia Darivanda da Silva2019-03-18T20:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1172Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:15.786412Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
title |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
spellingShingle |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution Filho, Mateus de Souza Coelho Pesquisa Científica Formação Inicial Professores Ensino Superior. |
title_short |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
title_full |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
title_fullStr |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
title_full_unstemmed |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
title_sort |
Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution |
author |
Filho, Mateus de Souza Coelho |
author_facet |
Filho, Mateus de Souza Coelho Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas Oliveira, Lucia Helena Soares de Costa, Rubia Darivanda da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas Oliveira, Lucia Helena Soares de Costa, Rubia Darivanda da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Mateus de Souza Coelho Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas Oliveira, Lucia Helena Soares de Costa, Rubia Darivanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Científica Formação Inicial Professores Ensino Superior. |
topic |
Pesquisa Científica Formação Inicial Professores Ensino Superior. |
description |
Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172 10.34117/bjdv5n2-1172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n2-1172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1172/1029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1746-1761 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1746-1761 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1746-1761 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415744012288 |