África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marcus Vinícius Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Vinícius de Luna Chagas, Junior, Diomario da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813
Resumo: A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições.
id VERACRUZ-0_19bd44c2878285ad2a5eade646f693ea
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41813
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geographyGeografiaColonialidadeÁfricaRacismoExpressões espaciais.A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4181310.34117/bjdv7n12-652Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119888-119897Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119888-119897Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119888-1198972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Marcus Vinícius CastroCosta, Vinícius de Luna ChagasJunior, Diomario da Silva2022-04-12T00:07:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41813Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:41.164749Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
title África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
spellingShingle África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
Faria, Marcus Vinícius Castro
Geografia
Colonialidade
África
Racismo
Expressões espaciais.
title_short África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
title_full África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
title_fullStr África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
title_full_unstemmed África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
title_sort África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
author Faria, Marcus Vinícius Castro
author_facet Faria, Marcus Vinícius Castro
Costa, Vinícius de Luna Chagas
Junior, Diomario da Silva
author_role author
author2 Costa, Vinícius de Luna Chagas
Junior, Diomario da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marcus Vinícius Castro
Costa, Vinícius de Luna Chagas
Junior, Diomario da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Colonialidade
África
Racismo
Expressões espaciais.
topic Geografia
Colonialidade
África
Racismo
Expressões espaciais.
description A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813
10.34117/bjdv7n12-652
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119888-119897
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119888-119897
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119888-119897
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645575433748480