África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813 |
Resumo: | A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições. |
id |
VERACRUZ-0_19bd44c2878285ad2a5eade646f693ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41813 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geographyGeografiaColonialidadeÁfricaRacismoExpressões espaciais.A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4181310.34117/bjdv7n12-652Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119888-119897Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119888-119897Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119888-1198972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Marcus Vinícius CastroCosta, Vinícius de Luna ChagasJunior, Diomario da Silva2022-04-12T00:07:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41813Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:41.164749Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
title |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
spellingShingle |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography Faria, Marcus Vinícius Castro Geografia Colonialidade África Racismo Expressões espaciais. |
title_short |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
title_full |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
title_fullStr |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
title_full_unstemmed |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
title_sort |
África com ciência e interculturalidade: Fazendo valer a lei 10.639/2003 na geografia escolar / Africa with science and interculturality: Enforcing law 10.639/2003 in school geography |
author |
Faria, Marcus Vinícius Castro |
author_facet |
Faria, Marcus Vinícius Castro Costa, Vinícius de Luna Chagas Junior, Diomario da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Vinícius de Luna Chagas Junior, Diomario da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Marcus Vinícius Castro Costa, Vinícius de Luna Chagas Junior, Diomario da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Colonialidade África Racismo Expressões espaciais. |
topic |
Geografia Colonialidade África Racismo Expressões espaciais. |
description |
A importância do livro didático para o ensino de Geografia é inconteste. Na Geografia Escolar o livro didático é um instrumento pedagógico acessado por estudantes e professores. Ao aprofundar a reflexão sobre conceitos discutidos em sala de aula, o material didático carrega saberes, subjetividades e referenciais espaciais. Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático como uma matriz de conhecimento geográfico, de múltiplos usos e conformador de visões de mundo. O trabalho se ancora numa Geografia comprometida com a transformação social e pretende dar relevo a sequência didática proposta ao abordar o continente africano, temário presente no currículo do oitavo ano de escolaridade. A relevância da pesquisa se situa na concepção do livro didático como elemento de disputa na significação do espaço geográfico, sob o risco de a blindagem cognitiva tornar opaco o racismo presente na sociedade, perpetuando desigualdades. Suporte pedagógico importante, compreender o objeto livro é uma ferramenta didática para que seus leitores possam enxergar suas posições sociais e tomar posições. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813 10.34117/bjdv7n12-652 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41813/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119888-119897 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119888-119897 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119888-119897 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645575433748480 |