Projeto vida: educação científica para estudantes do ensino fundamental anos iniciais / Life project: science education for elementary students early years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Gloria B. Bezerra de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, Fernanda Heloisa Cruz, Carvalho, Rozicleide Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3375
Resumo: Em um contexto no qual a produção do conhecimento avança em ritmo acelerado, saber portar-se de maneira crítica e reflexiva frente aos desafios é uma característica fundamental de cidadãos do século XXI. Nesse sentido, a educação científica tem se mostrado como uma importante aliada para a promoção da formação integral do sujeito. É nessa perspectiva que surgiu o Projeto Vida, com o intuito de estimular, desde a educação básica, indivíduos a pensarem cientificamente. Através do trabalho com projetos, os estudantes mobilizam conhecimentos de várias áreas para resolucionar questões sociocientíficas e socioambientais identificadas por eles mesmos, seja no ambiente escolar ou fora dele, sempre prezando por valores como sustentabilidade em todos os âmbitos: ambiental, social e cultural. Desta forma, as crianças desenvolvem diversas habilidades como a elaboração de hipóteses, a autonomia, a tomada de decisão, a argumentação, a cooperatividade, a criatividade, a investigação, entre outras, tornando-se protagonista da construção do seu processo cognoscitivo - a metacognição - aprendendo a aprender. Trata-se de uma pesquisa interventiva e formativa para a reconfiguração da prática docente de professoras de Pedagogia e Ciências Biológicas, de abordagem quantitativo/qualitativa. É exploratória, descritiva e analítica, tendo como público-alvo estudantes do ensino fundamental anos iniciais de uma escola privada do município de Natal/RN. Os instrumentos para coleta de dados são: observação por meio de categorias de análise, baseadas na metodologia de Laville e Dionne (1999), e também os projetos desenvolvidos pelas crianças. Os resultados expressam que as crianças já se familiarizaram com a linguagem da ciência, identificam situações-problema e propõem problemas do contexto local, sugerem estratégias de solução e apresentam atitudes positivas em relação à participação nos projetos. 
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