Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415 |
Resumo: | Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto. |
id |
VERACRUZ-0_1a328b0b0882cb1f15a619bfc4e5540c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26415 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BAEducação PúblicaFormação de ProfessoresTecnologias Educacionais.Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2641510.34117/bjdv7n3-378Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26475-26788Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26475-26788Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26475-267882525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415/20944Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Líbia de AraújoCoelho, Lívia Andrade2022-03-29T12:15:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:18.176512Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
title |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
spellingShingle |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA Pereira, Líbia de Araújo Educação Pública Formação de Professores Tecnologias Educacionais. |
title_short |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
title_full |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
title_fullStr |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
title_full_unstemmed |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
title_sort |
Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA |
author |
Pereira, Líbia de Araújo |
author_facet |
Pereira, Líbia de Araújo Coelho, Lívia Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Lívia Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Líbia de Araújo Coelho, Lívia Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pública Formação de Professores Tecnologias Educacionais. |
topic |
Educação Pública Formação de Professores Tecnologias Educacionais. |
description |
Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415 10.34117/bjdv7n3-378 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415/20944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26475-26788 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26475-26788 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26475-26788 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645518081884160 |