Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Líbia de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Lívia Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415
Resumo: Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto.
id VERACRUZ-0_1a328b0b0882cb1f15a619bfc4e5540c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26415
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BAEducação PúblicaFormação de ProfessoresTecnologias Educacionais.Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2641510.34117/bjdv7n3-378Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26475-26788Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26475-26788Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26475-267882525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415/20944Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Líbia de AraújoCoelho, Lívia Andrade2022-03-29T12:15:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:18.176512Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
title Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
spellingShingle Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
Pereira, Líbia de Araújo
Educação Pública
Formação de Professores
Tecnologias Educacionais.
title_short Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
title_full Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
title_fullStr Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
title_full_unstemmed Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
title_sort Projeto e-nova educação: desafios e possibilidades da sua implementação nas escolas no município de Valença/BA / E-nova education project: challenges and possibilities of its implementation in schools in the municipality of Valença / BA
author Pereira, Líbia de Araújo
author_facet Pereira, Líbia de Araújo
Coelho, Lívia Andrade
author_role author
author2 Coelho, Lívia Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Líbia de Araújo
Coelho, Lívia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pública
Formação de Professores
Tecnologias Educacionais.
topic Educação Pública
Formação de Professores
Tecnologias Educacionais.
description Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar o Projeto e-Nova Educação, implantado na Rede Estadual de ensino da Bahia, no ano de 2017, em 20 escolas, e que no ano de 2018 foi ampliado e implementado em outras 536 unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o referido projeto visa estimular e potencializar a utilização de diversos aparatos tecnológicos, entre eles dispositivos móveis, no processo de ensino aprendizagem nas escolas. Esta pesquisa está verificando como o Projeto está sendo implementado em 04 (quatro) Unidades de Ensino da Rede Estadual do Município de Valença/BA, analisando como está ocorrendo esta implementação, bem como, iremos observar quais os principais desafios e dificuldades encontrados pelos Professores e Gestores das Unidades de Ensino para a efetivação do mesmo. Será uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, na qual serão utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e visitas in loco para observação. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o e-Nova Educação tem grandes potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Isto posto, nossa expectativa é investigar todo o processo, no sentido de analisar e socializar os resultados com o corpo docente, com o fim precípuo de contribuir para o fortalecimento das ações do projeto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415
10.34117/bjdv7n3-378
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26415/20944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26475-26788
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26475-26788
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26475-26788
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518081884160