"Zés pumbas e cabeçudos": valências de um projecto artístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1525 |
Resumo: | O tema deste estudo pretende verificar a valorização do património artístico, a educação ambiental, a inclusão, a integração e respectiva socialização nos alunos envolvidos num grupo escolar artístico de percussão “Zés Pumbas e Cabeçudos” (ZPC). Para analisar o alcance destas metas no grupo, recorreu-se a um estudo de caso, sustentado numa investigação de natureza qualitativa. O estudo realizou-se com alunos regulares e outros, de culturas e etnias diversificadas incluindo alunos com diversidade cognitiva, inscritos no grupo de percussão escolar “Zés Pumbas e Cabeçudos” na Escola E. B. 2, 3 Carteado Mena, em Darque. No referido estudo estiveram envolvidos vinte e dois alunos inscritos, cinco professores e um ex-aluno, anteriormente envolvido no grupo. No grupo dos professores estão incluídos o co-fundador e o colaborador do grupo. Para se perceber as valências do grupo e o alcance das mesmas entre os membros do grupo recorreu-se a inquéritos por questionário efectuados aos alunos envolvidos, e a entrevistas semi-estruturadas efectuadas aos professores e ao ex-aluno. Recorreu-se também à análise documental de documentos de natureza jornalística. Os resultados obtidos no presente estudo revelaram que os alunos, através da participação no grupo artístico escolar, adquiram conhecimentos sobre o património artístico local, valorizando-o e divulgando-o, desenvolveram hábitos e comportamentos ambientais e passaram a valorizar as actividades artísticas. Neste estudo conclui-se que, por participarem neste grupo, os alunos revelaram atitudes e comportamentos de integração, inclusão e socialização, fomentando um espírito de grupo e de partilha de saberes. |
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"Zés pumbas e cabeçudos": valências de um projecto artísticoActividades de enriquecimentoPatrimónio artísticoEducação ambientalEducação artísticaIntegraçãoInclusãoSocializaçãoEnrichment activitiesArtistic patrimonyEnvironmental educationArtistic educationIntegrationInclusionSocializationO tema deste estudo pretende verificar a valorização do património artístico, a educação ambiental, a inclusão, a integração e respectiva socialização nos alunos envolvidos num grupo escolar artístico de percussão “Zés Pumbas e Cabeçudos” (ZPC). Para analisar o alcance destas metas no grupo, recorreu-se a um estudo de caso, sustentado numa investigação de natureza qualitativa. O estudo realizou-se com alunos regulares e outros, de culturas e etnias diversificadas incluindo alunos com diversidade cognitiva, inscritos no grupo de percussão escolar “Zés Pumbas e Cabeçudos” na Escola E. B. 2, 3 Carteado Mena, em Darque. No referido estudo estiveram envolvidos vinte e dois alunos inscritos, cinco professores e um ex-aluno, anteriormente envolvido no grupo. No grupo dos professores estão incluídos o co-fundador e o colaborador do grupo. Para se perceber as valências do grupo e o alcance das mesmas entre os membros do grupo recorreu-se a inquéritos por questionário efectuados aos alunos envolvidos, e a entrevistas semi-estruturadas efectuadas aos professores e ao ex-aluno. Recorreu-se também à análise documental de documentos de natureza jornalística. Os resultados obtidos no presente estudo revelaram que os alunos, através da participação no grupo artístico escolar, adquiram conhecimentos sobre o património artístico local, valorizando-o e divulgando-o, desenvolveram hábitos e comportamentos ambientais e passaram a valorizar as actividades artísticas. Neste estudo conclui-se que, por participarem neste grupo, os alunos revelaram atitudes e comportamentos de integração, inclusão e socialização, fomentando um espírito de grupo e de partilha de saberes.The theme of this study intends to investigate the valorization of the artistic patrimony, the environmental education, the inclusion, the integration and the socialization in the students involved in an artistic school percussion group: “Zés Pumbas e Cabeçudos” (ZPC). To analyse the scope of these goals in the group, it was used a Case Study, based on a qualitative research. The study was carried out with regular students and others from diverse cultures and ethnic groups, including students with cognitive diversity, enrolled in the school percussion group "Zés Pumbas e Cabeçudos" at the School E. B. 2, 3 Carteado Mena, in Darque. In this study there were involved twenty-two students enrolled, five teachers and a former student, previously involved in the group. In the group of teachers there are included the co-founder and the collaborator of the group. To understand the valences of this group and their importance among its members, it was used the survey conducted by questionnaire to the students involved and the semi-structured interviews, made to the teachers and the former student. It was also used the documental analysis of documents of journalistic nature. The results of this study revealed that students, through the participation in the artistic school group, acquired knowledge of the local artistic patrimony, valorizing and divulging it, they developed environmental habits and behaviors and they started to value the artistic activities. In this study it is concluded that by taking part in this group, the students showed attitudes and behaviors of integration, inclusion and socialization, promoting a group spirit and the sharing of knowledges.2016-04-14T08:47:53Z2011-03-23T00:00:00Z2011-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1525porFernandes, Idílio Jorge Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:29.630211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O tema deste estudo pretende verificar a valorização do património artístico, a educação ambiental, a inclusão, a integração e respectiva socialização nos alunos envolvidos num grupo escolar artístico de percussão “Zés Pumbas e Cabeçudos” (ZPC). Para analisar o alcance destas metas no grupo, recorreu-se a um estudo de caso, sustentado numa investigação de natureza qualitativa. O estudo realizou-se com alunos regulares e outros, de culturas e etnias diversificadas incluindo alunos com diversidade cognitiva, inscritos no grupo de percussão escolar “Zés Pumbas e Cabeçudos” na Escola E. B. 2, 3 Carteado Mena, em Darque. No referido estudo estiveram envolvidos vinte e dois alunos inscritos, cinco professores e um ex-aluno, anteriormente envolvido no grupo. No grupo dos professores estão incluídos o co-fundador e o colaborador do grupo. Para se perceber as valências do grupo e o alcance das mesmas entre os membros do grupo recorreu-se a inquéritos por questionário efectuados aos alunos envolvidos, e a entrevistas semi-estruturadas efectuadas aos professores e ao ex-aluno. Recorreu-se também à análise documental de documentos de natureza jornalística. Os resultados obtidos no presente estudo revelaram que os alunos, através da participação no grupo artístico escolar, adquiram conhecimentos sobre o património artístico local, valorizando-o e divulgando-o, desenvolveram hábitos e comportamentos ambientais e passaram a valorizar as actividades artísticas. Neste estudo conclui-se que, por participarem neste grupo, os alunos revelaram atitudes e comportamentos de integração, inclusão e socialização, fomentando um espírito de grupo e de partilha de saberes. |
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