Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Almir Ferreira de Macedo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Bruna Lorena Meneses, Mello, Clariscy Samantha Andrade da Costa, Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro, da Silva, Rebeka Nogueira, da Silveira, Ivanaldo Amâncio, de Abrantes, Maiza Rocha, Dantas, Deyse de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45695
Resumo: A atividade de monitoria no módulo remoto obrigatório de Microbiologia Clínica (ACT0063), oferecido ao curso de Farmácia (UFRN), proporciona aos discentes-monitores várias oportunidades de participação do âmbito acadêmico por meio de uma cooperação com os professores, permitindo aperfeiçoamento da qualidade do ensino remoto. Os conceitos teóricos e teórico-práticos foram ministrados por meio de videoaulas gravadas antecipadamente. As orientações sobre as atividades, bem como retorno e discussões dos conteúdos e casos clínicos, foram realizadas por meio de reuniões síncronas, utilizando-se a plataforma Google Meet. As atividades assíncronas consistiram na leitura e estudo de material, bem como acompanhamento e anotação de vídeos e links a respeito do módulo. Foram criados grupos de WhatsApp destinados a interação entre alunos, professores e monitores (local onde os discentes eram estimulados a tirar dúvidas). Em decorrência das atividades executadas, se obteve sucesso no rendimento acadêmico dos discentes, podendo observar a capacidade de aplicação do conteúdo teórico e teórico-prático em situação remota, os tornando aptos para interpretações e resoluções de casos clínicos hipotéticos. A assiduidade e participação das atividades dos discentes foram acompanhadas pelos monitores através da construção do Diário do Monitor. É nesse contexto que a monitoria constitui uma experiência expansiva, a qual oportuniza o discente-monitor a entrar em contato com realidades virtuais e intervenções acadêmicas que auxilia a formar os discentes do módulo curricular em questão.
id VERACRUZ-0_1aa0ab2163a9256788e4f5bf63697e9e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45695
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive educationbacteriologiadocênciaensino remotometodologias ativasmonitoria.A atividade de monitoria no módulo remoto obrigatório de Microbiologia Clínica (ACT0063), oferecido ao curso de Farmácia (UFRN), proporciona aos discentes-monitores várias oportunidades de participação do âmbito acadêmico por meio de uma cooperação com os professores, permitindo aperfeiçoamento da qualidade do ensino remoto. Os conceitos teóricos e teórico-práticos foram ministrados por meio de videoaulas gravadas antecipadamente. As orientações sobre as atividades, bem como retorno e discussões dos conteúdos e casos clínicos, foram realizadas por meio de reuniões síncronas, utilizando-se a plataforma Google Meet. As atividades assíncronas consistiram na leitura e estudo de material, bem como acompanhamento e anotação de vídeos e links a respeito do módulo. Foram criados grupos de WhatsApp destinados a interação entre alunos, professores e monitores (local onde os discentes eram estimulados a tirar dúvidas). Em decorrência das atividades executadas, se obteve sucesso no rendimento acadêmico dos discentes, podendo observar a capacidade de aplicação do conteúdo teórico e teórico-prático em situação remota, os tornando aptos para interpretações e resoluções de casos clínicos hipotéticos. A assiduidade e participação das atividades dos discentes foram acompanhadas pelos monitores através da construção do Diário do Monitor. É nesse contexto que a monitoria constitui uma experiência expansiva, a qual oportuniza o discente-monitor a entrar em contato com realidades virtuais e intervenções acadêmicas que auxilia a formar os discentes do módulo curricular em questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4569510.34117/bjdv8n3-364Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21238-21245Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21238-21245Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21238-212452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45695/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Almir Ferreira de MacedoMarques, Bruna Lorena MenesesMello, Clariscy Samantha Andrade da CostaBarroca, Ilanna Chrisley Pinheiroda Silva, Rebeka Nogueirada Silveira, Ivanaldo Amânciode Abrantes, Maiza RochaDantas, Deyse de Souza2022-05-12T18:38:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45695Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:09.904071Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
title Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
spellingShingle Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
Júnior, Almir Ferreira de Macedo
bacteriologia
docência
ensino remoto
metodologias ativas
monitoria.
title_short Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
title_full Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
title_fullStr Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
title_full_unstemmed Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
title_sort Monitoria em microbiologia clínica: um momento de oportunidade e promoção de uma educação interativa / Monitoring in clinical microbiology: a moment of opportunity and promotion of an interactive education
author Júnior, Almir Ferreira de Macedo
author_facet Júnior, Almir Ferreira de Macedo
Marques, Bruna Lorena Meneses
Mello, Clariscy Samantha Andrade da Costa
Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro
da Silva, Rebeka Nogueira
da Silveira, Ivanaldo Amâncio
de Abrantes, Maiza Rocha
Dantas, Deyse de Souza
author_role author
author2 Marques, Bruna Lorena Meneses
Mello, Clariscy Samantha Andrade da Costa
Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro
da Silva, Rebeka Nogueira
da Silveira, Ivanaldo Amâncio
de Abrantes, Maiza Rocha
Dantas, Deyse de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Almir Ferreira de Macedo
Marques, Bruna Lorena Meneses
Mello, Clariscy Samantha Andrade da Costa
Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro
da Silva, Rebeka Nogueira
da Silveira, Ivanaldo Amâncio
de Abrantes, Maiza Rocha
Dantas, Deyse de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv bacteriologia
docência
ensino remoto
metodologias ativas
monitoria.
topic bacteriologia
docência
ensino remoto
metodologias ativas
monitoria.
description A atividade de monitoria no módulo remoto obrigatório de Microbiologia Clínica (ACT0063), oferecido ao curso de Farmácia (UFRN), proporciona aos discentes-monitores várias oportunidades de participação do âmbito acadêmico por meio de uma cooperação com os professores, permitindo aperfeiçoamento da qualidade do ensino remoto. Os conceitos teóricos e teórico-práticos foram ministrados por meio de videoaulas gravadas antecipadamente. As orientações sobre as atividades, bem como retorno e discussões dos conteúdos e casos clínicos, foram realizadas por meio de reuniões síncronas, utilizando-se a plataforma Google Meet. As atividades assíncronas consistiram na leitura e estudo de material, bem como acompanhamento e anotação de vídeos e links a respeito do módulo. Foram criados grupos de WhatsApp destinados a interação entre alunos, professores e monitores (local onde os discentes eram estimulados a tirar dúvidas). Em decorrência das atividades executadas, se obteve sucesso no rendimento acadêmico dos discentes, podendo observar a capacidade de aplicação do conteúdo teórico e teórico-prático em situação remota, os tornando aptos para interpretações e resoluções de casos clínicos hipotéticos. A assiduidade e participação das atividades dos discentes foram acompanhadas pelos monitores através da construção do Diário do Monitor. É nesse contexto que a monitoria constitui uma experiência expansiva, a qual oportuniza o discente-monitor a entrar em contato com realidades virtuais e intervenções acadêmicas que auxilia a formar os discentes do módulo curricular em questão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45695
10.34117/bjdv8n3-364
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45695
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45695/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21238-21245
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21238-21245
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21238-21245
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645588652097536