Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Caroline Reis Santiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paschoal, Diego Fernando da Silva, Abreu, Paula Alvarez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217
Resumo: A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar.
id VERACRUZ-0_1ae797df108ba2c12f77bef071b7b104
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37217
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalitiesFerramentas educacionaisensino remoto emergencialtecnologia digital.A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3721710.34117/bjdv7n10-121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96544-96562Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96544-96562Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96544-965622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal, Caroline Reis SantiagoPaschoal, Diego Fernando da SilvaAbreu, Paula Alvarez2022-02-03T19:58:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37217Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:07.993148Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
title Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
spellingShingle Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
Paschoal, Caroline Reis Santiago
Ferramentas educacionais
ensino remoto emergencial
tecnologia digital.
title_short Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
title_full Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
title_fullStr Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
title_full_unstemmed Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
title_sort Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
author Paschoal, Caroline Reis Santiago
author_facet Paschoal, Caroline Reis Santiago
Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abreu, Paula Alvarez
author_role author
author2 Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abreu, Paula Alvarez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal, Caroline Reis Santiago
Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abreu, Paula Alvarez
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas educacionais
ensino remoto emergencial
tecnologia digital.
topic Ferramentas educacionais
ensino remoto emergencial
tecnologia digital.
description A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217
10.34117/bjdv7n10-121
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96544-96562
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96544-96562
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96544-96562
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645561158434816