Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217 |
Resumo: | A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar. |
id |
VERACRUZ-0_1ae797df108ba2c12f77bef071b7b104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37217 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalitiesFerramentas educacionaisensino remoto emergencialtecnologia digital.A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3721710.34117/bjdv7n10-121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96544-96562Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96544-96562Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96544-965622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal, Caroline Reis SantiagoPaschoal, Diego Fernando da SilvaAbreu, Paula Alvarez2022-02-03T19:58:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37217Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:07.993148Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
title |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
spellingShingle |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities Paschoal, Caroline Reis Santiago Ferramentas educacionais ensino remoto emergencial tecnologia digital. |
title_short |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
title_full |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
title_fullStr |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
title_full_unstemmed |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
title_sort |
Ferramentas digitais gratuitas online: um olhar sobre as suas funcionalidades no ensino/ Free online digital tools: a look at their teaching functionalities |
author |
Paschoal, Caroline Reis Santiago |
author_facet |
Paschoal, Caroline Reis Santiago Paschoal, Diego Fernando da Silva Abreu, Paula Alvarez |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal, Diego Fernando da Silva Abreu, Paula Alvarez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal, Caroline Reis Santiago Paschoal, Diego Fernando da Silva Abreu, Paula Alvarez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas educacionais ensino remoto emergencial tecnologia digital. |
topic |
Ferramentas educacionais ensino remoto emergencial tecnologia digital. |
description |
A Educação precisou passar por transformações com a pandemia de COVID-19; aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em um prazo exíguo, e em muitos casos, sem que professores e alunos tivessem o treinamento adequado para uso das tecnologias disponíveis e necessárias para a realização destas aulas. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir sobre algumas das principais ferramentas computacionais online disponíveis com enfoque naquelas gratuitas que podem contribuir no ensino. Plataformas de videoconferências, servidores de armazenamento em nuvem, programas de produtividade de escritório, ferramentas de gerenciamento de aprendizagem e programa para gravação de vídeos são apresentados e suas principais características e funcionalidade são discutidas. Espera-se que este estudo possa contribuir como um norteador para os professores no planejamento de suas aulas usando ferramentas online. Apesar da pandemia em algum momento cessar, as transformações na sociedade e na área de educação como a maior inserção das tecnologias digitais é algo que irá perdurar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217 10.34117/bjdv7n10-121 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37217/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96544-96562 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96544-96562 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96544-96562 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645561158434816 |