As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n1-671 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência. |
id |
VERACRUZ-0_1b11ed14e55bb857ef066677bd251f86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23793 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogyParforPedagogiaExperiênciaDewey.Este estudo tem como objetivo principal identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2379310.34117/bjdv7n1-671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9890-9904Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9890-9904Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9890-99042525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793/19107Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carlos Adriano da SilvaSantos, Emmanuelle Felix dosNascimento, Tânia Maria NunesCosta, Wedeson Oliveira2021-09-21T10:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:08.450987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
title |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
spellingShingle |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy Oliveira, Carlos Adriano da Silva Parfor Pedagogia Experiência Dewey. Oliveira, Carlos Adriano da Silva Parfor Pedagogia Experiência Dewey. |
title_short |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
title_full |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
title_fullStr |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
title_full_unstemmed |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
title_sort |
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy |
author |
Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
author_facet |
Oliveira, Carlos Adriano da Silva Oliveira, Carlos Adriano da Silva Santos, Emmanuelle Felix dos Nascimento, Tânia Maria Nunes Costa, Wedeson Oliveira Santos, Emmanuelle Felix dos Nascimento, Tânia Maria Nunes Costa, Wedeson Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Emmanuelle Felix dos Nascimento, Tânia Maria Nunes Costa, Wedeson Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carlos Adriano da Silva Santos, Emmanuelle Felix dos Nascimento, Tânia Maria Nunes Costa, Wedeson Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parfor Pedagogia Experiência Dewey. |
topic |
Parfor Pedagogia Experiência Dewey. |
description |
Este estudo tem como objetivo principal identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793 10.34117/bjdv7n1-671 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793/19107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9890-9904 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9890-9904 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9890-9904 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183736297390080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-671 |