As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Emmanuelle Felix dos, Nascimento, Tânia Maria Nunes, Costa, Wedeson Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n1-671
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal  identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência.   
id VERACRUZ-0_1b11ed14e55bb857ef066677bd251f86
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23793
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogyParforPedagogiaExperiênciaDewey.Este estudo tem como objetivo principal  identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2379310.34117/bjdv7n1-671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9890-9904Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9890-9904Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9890-99042525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793/19107Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carlos Adriano da SilvaSantos, Emmanuelle Felix dosNascimento, Tânia Maria NunesCosta, Wedeson Oliveira2021-09-21T10:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:08.450987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
title As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
spellingShingle As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Parfor
Pedagogia
Experiência
Dewey.
Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Parfor
Pedagogia
Experiência
Dewey.
title_short As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
title_full As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
title_fullStr As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
title_full_unstemmed As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
title_sort As contribuições de Dewey e o plano nacional de formação de professores da UFRB: o caso da pedagogia / Dewey's contributions and the national plan for training teachers at UFRB: the case of pedagogy
author Oliveira, Carlos Adriano da Silva
author_facet Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Santos, Emmanuelle Felix dos
Nascimento, Tânia Maria Nunes
Costa, Wedeson Oliveira
Santos, Emmanuelle Felix dos
Nascimento, Tânia Maria Nunes
Costa, Wedeson Oliveira
author_role author
author2 Santos, Emmanuelle Felix dos
Nascimento, Tânia Maria Nunes
Costa, Wedeson Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Santos, Emmanuelle Felix dos
Nascimento, Tânia Maria Nunes
Costa, Wedeson Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Parfor
Pedagogia
Experiência
Dewey.
topic Parfor
Pedagogia
Experiência
Dewey.
description Este estudo tem como objetivo principal  identificar a influência do pensamento filosófico e pedagógico de Dewey na formação dos professores do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Para caracterizar as dimensões fundamentais desse pensamento aplicou-se um questionário a quatro professores em formação do PARFOR e realizou-se uma análise buscando compreender a influência das concepções deweyanas sobre a atuação pedagógica desses profissionais. Os resultados evidenciaram que os professores da educação básica em formação apresentam considerações que dialogam com os fundamentos de Dewey sobre educação, democracia e experiência.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793
10.34117/bjdv7n1-671
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23793/19107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9890-9904
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9890-9904
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9890-9904
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183736297390080
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n1-671