Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides, Viviane de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amorim Neto, Alcides de Castro, e Souza, Maud Rejane de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918
Resumo: A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística   das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados.
id VERACRUZ-0_1b73e8a7c72da6f509e0d60c880b34ca
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31918
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experienceSala de Aula InvertidaGoogle ClassroomEmbriologia Humana.A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística   das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3191810.34117/bjdv7n6-619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63265-63283Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63265-63283Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63265-632832525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenevides, Viviane de LimaAmorim Neto, Alcides de Castroe Souza, Maud Rejane de Castro2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31918Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:54.158931Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
title Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
spellingShingle Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
Benevides, Viviane de Lima
Sala de Aula Invertida
Google Classroom
Embriologia Humana.
title_short Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
title_full Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
title_fullStr Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
title_full_unstemmed Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
title_sort Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
author Benevides, Viviane de Lima
author_facet Benevides, Viviane de Lima
Amorim Neto, Alcides de Castro
e Souza, Maud Rejane de Castro
author_role author
author2 Amorim Neto, Alcides de Castro
e Souza, Maud Rejane de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Viviane de Lima
Amorim Neto, Alcides de Castro
e Souza, Maud Rejane de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Aula Invertida
Google Classroom
Embriologia Humana.
topic Sala de Aula Invertida
Google Classroom
Embriologia Humana.
description A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística   das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918
10.34117/bjdv7n6-619
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63265-63283
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63265-63283
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63265-63283
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645542149849088