Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918 |
Resumo: | A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados. |
id |
VERACRUZ-0_1b73e8a7c72da6f509e0d60c880b34ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31918 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experienceSala de Aula InvertidaGoogle ClassroomEmbriologia Humana.A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3191810.34117/bjdv7n6-619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63265-63283Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63265-63283Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63265-632832525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenevides, Viviane de LimaAmorim Neto, Alcides de Castroe Souza, Maud Rejane de Castro2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31918Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:54.158931Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
title |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
spellingShingle |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience Benevides, Viviane de Lima Sala de Aula Invertida Google Classroom Embriologia Humana. |
title_short |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
title_full |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
title_fullStr |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
title_sort |
Sala de aula invertida:a análise de uma experiência no ensino médio / Flipped classroom: the analysis of a high school experience |
author |
Benevides, Viviane de Lima |
author_facet |
Benevides, Viviane de Lima Amorim Neto, Alcides de Castro e Souza, Maud Rejane de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Amorim Neto, Alcides de Castro e Souza, Maud Rejane de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benevides, Viviane de Lima Amorim Neto, Alcides de Castro e Souza, Maud Rejane de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de Aula Invertida Google Classroom Embriologia Humana. |
topic |
Sala de Aula Invertida Google Classroom Embriologia Humana. |
description |
A Sala de Aula Invertida é uma estratégia de aprendizagem ativa que vem sendo amplamente discutida e aplicada nos processos educacionais. Este artigo visa analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, onde primeiro foi aplicado um questionário, que serviu para realizar uma análise qualitativa sob a forma de estatística descritiva. A segunda análise, foi direcionada a investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos, analisando o índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem do conteúdo de Embriologia, em análise estatística das medidas de tendência central e dispersão (média, moda e desvio padrão). A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na Zona Sul, na cidade de Manaus. Os resultados obtidos evidenciaram que o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida foi eficaz no processo de ensino e aprendizagem, fato que refletiu nas notas dos pesquisados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918 10.34117/bjdv7n6-619 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31918/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63265-63283 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63265-63283 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63265-63283 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645542149849088 |