O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ildenê Freitas da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Marta Macedo Matos de, Silva, Ana Rosa Pinheiro da, Santos, Maria Vânia Quirino dos, Pantoja, Suellem Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-274
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11529
Resumo: Este trabalho de abordagem qualitativa situa-se no campo de discussão das políticas de financiamento da educação com forte impacto para a efetivação ou não da qualidade da educação. Nesse sentido, efetua-se uma breve análise da política fiscal imposta pela aprovação da EC 95/2016 e seus desdobramentos no que tange à implementação do II PNE. Os resultados apontam que o novo regime fiscal inviabiliza as políticas educacionais previstas no plano à medida que produz um decréscimo financeiro nos investimentos para a educação no país impactando diretamente a concretização das metas 17 e 20 do II PNE.
id VERACRUZ-0_1d2a4f8ef72ee22cadbc8777cb6a3195
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11529
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic educationPNEpolítica educacionalEC 95/2016.Este trabalho de abordagem qualitativa situa-se no campo de discussão das políticas de financiamento da educação com forte impacto para a efetivação ou não da qualidade da educação. Nesse sentido, efetua-se uma breve análise da política fiscal imposta pela aprovação da EC 95/2016 e seus desdobramentos no que tange à implementação do II PNE. Os resultados apontam que o novo regime fiscal inviabiliza as políticas educacionais previstas no plano à medida que produz um decréscimo financeiro nos investimentos para a educação no país impactando diretamente a concretização das metas 17 e 20 do II PNE.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1152910.34117/bjdv6n6-274Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36725-36729Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36725-36729Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36725-367292525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11529/9621Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Ildenê Freitas da SilvaAraújo, Marta Macedo Matos deSilva, Ana Rosa Pinheiro daSantos, Maria Vânia Quirino dosPantoja, Suellem Martins2020-07-21T19:01:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11529Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:14.070007Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
title O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
spellingShingle O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
Mota, Ildenê Freitas da Silva
PNE
política educacional
EC 95/2016.
Mota, Ildenê Freitas da Silva
PNE
política educacional
EC 95/2016.
title_short O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
title_full O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
title_fullStr O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
title_full_unstemmed O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
title_sort O novo (velho) projeto de país: a emenda constitucional 95/2016 e seus desdobramentos para a educação básica / The new (old) country project: the constitutional amendment 95/2016 and its developments for basic education
author Mota, Ildenê Freitas da Silva
author_facet Mota, Ildenê Freitas da Silva
Mota, Ildenê Freitas da Silva
Araújo, Marta Macedo Matos de
Silva, Ana Rosa Pinheiro da
Santos, Maria Vânia Quirino dos
Pantoja, Suellem Martins
Araújo, Marta Macedo Matos de
Silva, Ana Rosa Pinheiro da
Santos, Maria Vânia Quirino dos
Pantoja, Suellem Martins
author_role author
author2 Araújo, Marta Macedo Matos de
Silva, Ana Rosa Pinheiro da
Santos, Maria Vânia Quirino dos
Pantoja, Suellem Martins
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ildenê Freitas da Silva
Araújo, Marta Macedo Matos de
Silva, Ana Rosa Pinheiro da
Santos, Maria Vânia Quirino dos
Pantoja, Suellem Martins
dc.subject.por.fl_str_mv PNE
política educacional
EC 95/2016.
topic PNE
política educacional
EC 95/2016.
description Este trabalho de abordagem qualitativa situa-se no campo de discussão das políticas de financiamento da educação com forte impacto para a efetivação ou não da qualidade da educação. Nesse sentido, efetua-se uma breve análise da política fiscal imposta pela aprovação da EC 95/2016 e seus desdobramentos no que tange à implementação do II PNE. Os resultados apontam que o novo regime fiscal inviabiliza as políticas educacionais previstas no plano à medida que produz um decréscimo financeiro nos investimentos para a educação no país impactando diretamente a concretização das metas 17 e 20 do II PNE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11529
10.34117/bjdv6n6-274
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11529
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11529/9621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36725-36729
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36725-36729
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36725-36729
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183771509620736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-274