Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11899 |
Resumo: | Este artigo busca analisar como a mídia pode contribuir na preservação de patrimônios imateriais da cultura popular. A pesquisa foi embasada no projeto “Fusões e Inserções”, conduzida na comunidade de bordadeiras de Entremontes (Alagoas), a qual preserva sua cultura por meio do bordado “redendê”. Este bordado é secular, técnica desenvolvida pelas bordadeiras da comunidade, o que levou em 2014, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e os designers Fernando e Humberto Campana a realizarem projetos com as bordadeiras. Os irmãos Campana, referências em design, vivenciaram as técnicas das bordadeiras e criaram produtos de interesse midiático e de consumo, o que nos leva a analisar e avaliar como a mídia pode impactar na preservação desta cultura. |
id |
VERACRUZ-0_1d776e645f7d1cacd27109c4e002eafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11899 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontesbordadeiras de entremontescultura popularpatrimônio imaterialmídia.Este artigo busca analisar como a mídia pode contribuir na preservação de patrimônios imateriais da cultura popular. A pesquisa foi embasada no projeto “Fusões e Inserções”, conduzida na comunidade de bordadeiras de Entremontes (Alagoas), a qual preserva sua cultura por meio do bordado “redendê”. Este bordado é secular, técnica desenvolvida pelas bordadeiras da comunidade, o que levou em 2014, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e os designers Fernando e Humberto Campana a realizarem projetos com as bordadeiras. Os irmãos Campana, referências em design, vivenciaram as técnicas das bordadeiras e criaram produtos de interesse midiático e de consumo, o que nos leva a analisar e avaliar como a mídia pode impactar na preservação desta cultura. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1189910.34117/bjdv6n6-441Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38988-39003Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38988-39003Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38988-390032525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11899/9949Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Ana PaulaAdami, Antonio2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11899Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:24.123063Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
title |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
spellingShingle |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes Moreno, Ana Paula bordadeiras de entremontes cultura popular patrimônio imaterial mídia. |
title_short |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
title_full |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
title_fullStr |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
title_full_unstemmed |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
title_sort |
Mídia e cultura popular: as bordadadeiras de entremontes / Media in popular culture: the embroiderers of entremontes |
author |
Moreno, Ana Paula |
author_facet |
Moreno, Ana Paula Adami, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Adami, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Ana Paula Adami, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bordadeiras de entremontes cultura popular patrimônio imaterial mídia. |
topic |
bordadeiras de entremontes cultura popular patrimônio imaterial mídia. |
description |
Este artigo busca analisar como a mídia pode contribuir na preservação de patrimônios imateriais da cultura popular. A pesquisa foi embasada no projeto “Fusões e Inserções”, conduzida na comunidade de bordadeiras de Entremontes (Alagoas), a qual preserva sua cultura por meio do bordado “redendê”. Este bordado é secular, técnica desenvolvida pelas bordadeiras da comunidade, o que levou em 2014, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e os designers Fernando e Humberto Campana a realizarem projetos com as bordadeiras. Os irmãos Campana, referências em design, vivenciaram as técnicas das bordadeiras e criaram produtos de interesse midiático e de consumo, o que nos leva a analisar e avaliar como a mídia pode impactar na preservação desta cultura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11899 10.34117/bjdv6n6-441 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11899 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11899/9949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38988-39003 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38988-39003 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38988-39003 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459027132416 |