Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404 |
Resumo: | Tendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia. |
id |
VERACRUZ-0_1db3f7c0784350bbe725befded62aa49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36404 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic educationEducaçãoPandemiaDesafiosTendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3640410.34117/bjdv7n9-420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Camila Ellem Cabrale Silva, Janaína Costados Santos, Magalí CabralNeto, Beatriz FerreiraNogueira, Marcelane dos SantosRocha, Letícia Salesdo Egito, Ricardo Rocha2022-06-02T12:31:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36404Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:51.935367Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
title |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
spellingShingle |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education dos Santos, Camila Ellem Cabral Educação Pandemia Desafios |
title_short |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
title_full |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
title_fullStr |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
title_full_unstemmed |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
title_sort |
Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education |
author |
dos Santos, Camila Ellem Cabral |
author_facet |
dos Santos, Camila Ellem Cabral e Silva, Janaína Costa dos Santos, Magalí Cabral Neto, Beatriz Ferreira Nogueira, Marcelane dos Santos Rocha, Letícia Sales do Egito, Ricardo Rocha |
author_role |
author |
author2 |
e Silva, Janaína Costa dos Santos, Magalí Cabral Neto, Beatriz Ferreira Nogueira, Marcelane dos Santos Rocha, Letícia Sales do Egito, Ricardo Rocha |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Camila Ellem Cabral e Silva, Janaína Costa dos Santos, Magalí Cabral Neto, Beatriz Ferreira Nogueira, Marcelane dos Santos Rocha, Letícia Sales do Egito, Ricardo Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pandemia Desafios |
topic |
Educação Pandemia Desafios |
description |
Tendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404 10.34117/bjdv7n9-420 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021) Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021) Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021) 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645558571597824 |