Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Camila Ellem Cabral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: e Silva, Janaína Costa, dos Santos, Magalí Cabral, Neto, Beatriz Ferreira, Nogueira, Marcelane dos Santos, Rocha, Letícia Sales, do Egito, Ricardo Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404
Resumo: Tendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia.
id VERACRUZ-0_1db3f7c0784350bbe725befded62aa49
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36404
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic educationEducaçãoPandemiaDesafiosTendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3640410.34117/bjdv7n9-420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Camila Ellem Cabrale Silva, Janaína Costados Santos, Magalí CabralNeto, Beatriz FerreiraNogueira, Marcelane dos SantosRocha, Letícia Salesdo Egito, Ricardo Rocha2022-06-02T12:31:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36404Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:51.935367Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
title Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
spellingShingle Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
dos Santos, Camila Ellem Cabral
Educação
Pandemia
Desafios
title_short Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
title_full Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
title_fullStr Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
title_full_unstemmed Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
title_sort Estudo de ciências e biologia em aulas remotas: Mudanças e desafios no ensino e aprendizagem na educação básica / Science and biology study in remote classes: Changes and challenges in teaching and learning in basic education
author dos Santos, Camila Ellem Cabral
author_facet dos Santos, Camila Ellem Cabral
e Silva, Janaína Costa
dos Santos, Magalí Cabral
Neto, Beatriz Ferreira
Nogueira, Marcelane dos Santos
Rocha, Letícia Sales
do Egito, Ricardo Rocha
author_role author
author2 e Silva, Janaína Costa
dos Santos, Magalí Cabral
Neto, Beatriz Ferreira
Nogueira, Marcelane dos Santos
Rocha, Letícia Sales
do Egito, Ricardo Rocha
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Camila Ellem Cabral
e Silva, Janaína Costa
dos Santos, Magalí Cabral
Neto, Beatriz Ferreira
Nogueira, Marcelane dos Santos
Rocha, Letícia Sales
do Egito, Ricardo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pandemia
Desafios
topic Educação
Pandemia
Desafios
description Tendo em vista as modificações ocorridas na educação mediante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças e desafios encontrados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica com relação as aulas remotas, assim como investigar instrumentos didáticos e metodologias utilizadas em meio a pandemia. Na metodologia, foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e para o desenvolvimento foram aplicados questionários para sessenta estudantes da Educação Básica e para dez professores. Os resultados das respostas às questões foram tabulados e transformados em porcentagem utilizando o Google Forms, e os dados apresentados em quadros e gráficos mostraram que segundo os estudantes o principal desafio associado a pandemia da Covid-19 com relação a educação está em compreender o conteúdo de forma remota. A metodologia mais utilizada foram as aulas expositivas com a utilização do aplicativo Google meet, e a principal mudança que os estudantes observaram que compromete a aprendizagem é a falta dos professores de modo presencial. Verificou-se também que o principal desafio, segundo os professores, com o uso de ferramentas digitais, é a falta de internet para os alunos e para os professores sem o uso de ferramentas digitais é a falta de interesse dos estudantes, pois, a maioria não realizavam as atividades. Portanto, nota-se a relevância do presente trabalho de forma a contribuir na identificação desses pontos sobre o tema, para que assim se possa buscar uma possível solução e desenvolver o ensino e a aprendizagem de forma eficiente durante esse contexto de pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404
10.34117/bjdv7n9-420
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36404/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021)
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021)
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021)
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645558571597824