Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Kamila Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lunelli, Aline Vaccari, Martins, Márcio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5374
Resumo: O presente relato trata de uma atividade realizada com acadêmicos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de apresentar aos estudantes um contexto histórico do problema da duplicação do cubo e instrumentaliza-los, por meio da História da Matemática e também de uma atividade prática, para que eles possam aplicar atividades como esta na Educação Básica. A atividade foi realizada em três etapas: na primeira foi proposto o problema da duplicação do cubo para os acadêmicos resolverem; na segunda foi apresentado o histórico do problema, discutidas as soluções dadas por eles e feita a resolução coletiva por meio da construção de cubos e, na terceira etapa houve uma conversa com os acadêmicos para que eles pudessem expor suas impressões acerca desta experiência. Neste diálogo o grupo demonstrou ter gostado da prática e percebeu-se também a intenção de alguns em reproduzir a atividade com seus alunos no futuro.  
id VERACRUZ-0_1e0f39c2fbc67c24b143edab91e19b64
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5374
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cubeHistória da Matemática. Ensino de Matemática. Geometria. Problemas Clássicos da Grécia Antiga.O presente relato trata de uma atividade realizada com acadêmicos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de apresentar aos estudantes um contexto histórico do problema da duplicação do cubo e instrumentaliza-los, por meio da História da Matemática e também de uma atividade prática, para que eles possam aplicar atividades como esta na Educação Básica. A atividade foi realizada em três etapas: na primeira foi proposto o problema da duplicação do cubo para os acadêmicos resolverem; na segunda foi apresentado o histórico do problema, discutidas as soluções dadas por eles e feita a resolução coletiva por meio da construção de cubos e, na terceira etapa houve uma conversa com os acadêmicos para que eles pudessem expor suas impressões acerca desta experiência. Neste diálogo o grupo demonstrou ter gostado da prática e percebeu-se também a intenção de alguns em reproduzir a atividade com seus alunos no futuro.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/537410.34117/bjdv5n12-170Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30509-30524Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30509-30524Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30509-305242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5374/4900Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Kamila GonçalvesLunelli, Aline VaccariMartins, Márcio André2021-07-15T20:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5374Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:18.067844Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
title Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
spellingShingle Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
Celestino, Kamila Gonçalves
História da Matemática. Ensino de Matemática. Geometria. Problemas Clássicos da Grécia Antiga.
title_short Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
title_full Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
title_fullStr Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
title_full_unstemmed Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
title_sort Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo / Geometry and history of mathematics: an activity with the dublication of the cube
author Celestino, Kamila Gonçalves
author_facet Celestino, Kamila Gonçalves
Lunelli, Aline Vaccari
Martins, Márcio André
author_role author
author2 Lunelli, Aline Vaccari
Martins, Márcio André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Kamila Gonçalves
Lunelli, Aline Vaccari
Martins, Márcio André
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática. Ensino de Matemática. Geometria. Problemas Clássicos da Grécia Antiga.
topic História da Matemática. Ensino de Matemática. Geometria. Problemas Clássicos da Grécia Antiga.
description O presente relato trata de uma atividade realizada com acadêmicos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de apresentar aos estudantes um contexto histórico do problema da duplicação do cubo e instrumentaliza-los, por meio da História da Matemática e também de uma atividade prática, para que eles possam aplicar atividades como esta na Educação Básica. A atividade foi realizada em três etapas: na primeira foi proposto o problema da duplicação do cubo para os acadêmicos resolverem; na segunda foi apresentado o histórico do problema, discutidas as soluções dadas por eles e feita a resolução coletiva por meio da construção de cubos e, na terceira etapa houve uma conversa com os acadêmicos para que eles pudessem expor suas impressões acerca desta experiência. Neste diálogo o grupo demonstrou ter gostado da prática e percebeu-se também a intenção de alguns em reproduzir a atividade com seus alunos no futuro.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5374
10.34117/bjdv5n12-170
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5374
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5374/4900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30509-30524
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30509-30524
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30509-30524
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645433351700480