Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910 |
Resumo: | O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado. |
id |
VERACRUZ-0_1e4e9c9fbfad96d4a669ef8086b85329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3910 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environmentLayoutEnsinoSala de aula.O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/391010.34117/bjdv5n10-230Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20421-20431Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20421-20431Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20421-204312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910/3693Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, Jean de AguiarCosenza, Carlos Alberto NunesPinho, Jéssica da Silva Alves deMoura, Luis Cláudio BernardoSilva, Rodrigo Ventura daTorres, Thamara França do Carmo2019-11-25T18:28:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:33.960650Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
title |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
spellingShingle |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment Seabra, Jean de Aguiar Layout Ensino Sala de aula. |
title_short |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
title_full |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
title_fullStr |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
title_full_unstemmed |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
title_sort |
Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment |
author |
Seabra, Jean de Aguiar |
author_facet |
Seabra, Jean de Aguiar Cosenza, Carlos Alberto Nunes Pinho, Jéssica da Silva Alves de Moura, Luis Cláudio Bernardo Silva, Rodrigo Ventura da Torres, Thamara França do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Cosenza, Carlos Alberto Nunes Pinho, Jéssica da Silva Alves de Moura, Luis Cláudio Bernardo Silva, Rodrigo Ventura da Torres, Thamara França do Carmo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Jean de Aguiar Cosenza, Carlos Alberto Nunes Pinho, Jéssica da Silva Alves de Moura, Luis Cláudio Bernardo Silva, Rodrigo Ventura da Torres, Thamara França do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Layout Ensino Sala de aula. |
topic |
Layout Ensino Sala de aula. |
description |
O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910 10.34117/bjdv5n10-230 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910/3693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20421-20431 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20421-20431 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20421-20431 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645427153567744 |