Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Jean de Aguiar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cosenza, Carlos Alberto Nunes, Pinho, Jéssica da Silva Alves de, Moura, Luis Cláudio Bernardo, Silva, Rodrigo Ventura da, Torres, Thamara França do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910
Resumo: O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado.  
id VERACRUZ-0_1e4e9c9fbfad96d4a669ef8086b85329
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3910
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environmentLayoutEnsinoSala de aula.O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/391010.34117/bjdv5n10-230Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20421-20431Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20421-20431Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20421-204312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910/3693Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, Jean de AguiarCosenza, Carlos Alberto NunesPinho, Jéssica da Silva Alves deMoura, Luis Cláudio BernardoSilva, Rodrigo Ventura daTorres, Thamara França do Carmo2019-11-25T18:28:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:33.960650Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
title Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
spellingShingle Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
Seabra, Jean de Aguiar
Layout
Ensino
Sala de aula.
title_short Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
title_full Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
title_fullStr Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
title_full_unstemmed Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
title_sort Layout em ambiente pedagógico / Layout in pedagogical environment
author Seabra, Jean de Aguiar
author_facet Seabra, Jean de Aguiar
Cosenza, Carlos Alberto Nunes
Pinho, Jéssica da Silva Alves de
Moura, Luis Cláudio Bernardo
Silva, Rodrigo Ventura da
Torres, Thamara França do Carmo
author_role author
author2 Cosenza, Carlos Alberto Nunes
Pinho, Jéssica da Silva Alves de
Moura, Luis Cláudio Bernardo
Silva, Rodrigo Ventura da
Torres, Thamara França do Carmo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Jean de Aguiar
Cosenza, Carlos Alberto Nunes
Pinho, Jéssica da Silva Alves de
Moura, Luis Cláudio Bernardo
Silva, Rodrigo Ventura da
Torres, Thamara França do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Layout
Ensino
Sala de aula.
topic Layout
Ensino
Sala de aula.
description O presente estudo buscou demonstrar o quão significativo pode ser o arranjo físico para a qualidade da transmissão do conhecimento em instituições de ensino. Desta forma, foram explicitados neste artigo os diversos tipos de arranjos físicos, informações sobre a criação de ambientes pedagógicos e padrões de configuração de sala de aula, com o objetivo de buscar o layout que melhor atenda as especificidades do ambiente de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da contribuição de diversos autores, a fim de dar embasamento teórico quanto à importância que o correto layout de uma sala de aula pode ter para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de espaços pedagógicos. Chegou-se a conclusão que a escolha do correto arranjo físico pode trazer significativos aumentos de eficácia e eficiência na transmissão de conteúdos, assim como no fluxo de pessoas, no bem-estar dos atores que compõe o ambiente de ensino e na qualidade do ensino ofertado.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910
10.34117/bjdv5n10-230
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3910/3693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20421-20431
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20421-20431
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20421-20431
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645427153567744