Qui-Batalha: Uma análise estatística da influência do jogo como ferramenta para o ensino de ácidos e bases / Qui-Batalha: A statistical analysis of the influence of gambling as a tool for teaching acids and bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela Pinheiro, Nádia Aguiar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Romão, Ivana Carneiro, Silva Cristino, Jéssica Híade, Rocha, Nágila Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15358
Resumo: O método tradicional de ensino ainda persiste nos dias atuais e o fato dos conteúdos serem trabalhados de forma isolada e afastados do dia a dia tornam as aulas cansativas e os alunos desestimulados. Diante da necessidade de utilizar metodologias inovadoras, o presente trabalho utilizou um jogo didático chamado QUI-BATALHA sobre o conteúdo de ácidos e bases inorgânicos com o propósito de tornar a aula mais atrativa e o conteúdo mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando assim uma aprendizagem significativa. O jogo foi aplicado em duas turmas do 9° ano de uma escola particular da cidade de Fortaleza/CE com o objetivo de avaliar, estatisticamente, a eficiência da estratégia e verificar a sua importância na percepção dos alunos. Os resultados foram obtidos a partir de um questionário contendo dez questões objetivas que foram respondidas antes e depois da aplicação do jogo, a fim de comparar, estatisticamente, a eficiência da estratégia. A avaliação da importância do método na visão dos alunos foi realizada por meio de um questionário contendo 6 questões variando entre subjetivas e objetivas acerca da metodologia utilizada. Os resultados da pesquisa mostraram que houve diferença significativa, confirmada estatisticamente, no quantitativo de acertos antes e depois do jogo. Analisando as respostas e comentários dos alunos, foi possível notar que muitos afirmaram que determinados conceitos ficaram esclarecidos, outros declararam que aprenderam muito com a aula, ou seja, a maior parte da turma teve suas dúvidas esclarecidas no decorrer da atividade. Dessa forma, com este trabalho foi possível concluir que a associação da aula tradicional expositiva com a metodologia alternativa de ensino, o jogo, é uma estratégia de ensino estatisticamente eficiente. Ademais, promoveu a participação dos alunos que antes, era um sujeito passivo em ativo, ao permitir que este interaja com o conteúdo abordado, além de conseguir consolidar os conceitos. 
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