Qui-Batalha: Uma análise estatística da influência do jogo como ferramenta para o ensino de ácidos e bases / Qui-Batalha: A statistical analysis of the influence of gambling as a tool for teaching acids and bases
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15358 |
Resumo: | O método tradicional de ensino ainda persiste nos dias atuais e o fato dos conteúdos serem trabalhados de forma isolada e afastados do dia a dia tornam as aulas cansativas e os alunos desestimulados. Diante da necessidade de utilizar metodologias inovadoras, o presente trabalho utilizou um jogo didático chamado QUI-BATALHA sobre o conteúdo de ácidos e bases inorgânicos com o propósito de tornar a aula mais atrativa e o conteúdo mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando assim uma aprendizagem significativa. O jogo foi aplicado em duas turmas do 9° ano de uma escola particular da cidade de Fortaleza/CE com o objetivo de avaliar, estatisticamente, a eficiência da estratégia e verificar a sua importância na percepção dos alunos. Os resultados foram obtidos a partir de um questionário contendo dez questões objetivas que foram respondidas antes e depois da aplicação do jogo, a fim de comparar, estatisticamente, a eficiência da estratégia. A avaliação da importância do método na visão dos alunos foi realizada por meio de um questionário contendo 6 questões variando entre subjetivas e objetivas acerca da metodologia utilizada. Os resultados da pesquisa mostraram que houve diferença significativa, confirmada estatisticamente, no quantitativo de acertos antes e depois do jogo. Analisando as respostas e comentários dos alunos, foi possível notar que muitos afirmaram que determinados conceitos ficaram esclarecidos, outros declararam que aprenderam muito com a aula, ou seja, a maior parte da turma teve suas dúvidas esclarecidas no decorrer da atividade. Dessa forma, com este trabalho foi possível concluir que a associação da aula tradicional expositiva com a metodologia alternativa de ensino, o jogo, é uma estratégia de ensino estatisticamente eficiente. Ademais, promoveu a participação dos alunos que antes, era um sujeito passivo em ativo, ao permitir que este interaja com o conteúdo abordado, além de conseguir consolidar os conceitos. |
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Qui-Batalha: Uma análise estatística da influência do jogo como ferramenta para o ensino de ácidos e bases / Qui-Batalha: A statistical analysis of the influence of gambling as a tool for teaching acids and basesMetodologias inovadorasJogos didáticosÁcidos e basesO método tradicional de ensino ainda persiste nos dias atuais e o fato dos conteúdos serem trabalhados de forma isolada e afastados do dia a dia tornam as aulas cansativas e os alunos desestimulados. Diante da necessidade de utilizar metodologias inovadoras, o presente trabalho utilizou um jogo didático chamado QUI-BATALHA sobre o conteúdo de ácidos e bases inorgânicos com o propósito de tornar a aula mais atrativa e o conteúdo mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando assim uma aprendizagem significativa. O jogo foi aplicado em duas turmas do 9° ano de uma escola particular da cidade de Fortaleza/CE com o objetivo de avaliar, estatisticamente, a eficiência da estratégia e verificar a sua importância na percepção dos alunos. Os resultados foram obtidos a partir de um questionário contendo dez questões objetivas que foram respondidas antes e depois da aplicação do jogo, a fim de comparar, estatisticamente, a eficiência da estratégia. A avaliação da importância do método na visão dos alunos foi realizada por meio de um questionário contendo 6 questões variando entre subjetivas e objetivas acerca da metodologia utilizada. Os resultados da pesquisa mostraram que houve diferença significativa, confirmada estatisticamente, no quantitativo de acertos antes e depois do jogo. Analisando as respostas e comentários dos alunos, foi possível notar que muitos afirmaram que determinados conceitos ficaram esclarecidos, outros declararam que aprenderam muito com a aula, ou seja, a maior parte da turma teve suas dúvidas esclarecidas no decorrer da atividade. Dessa forma, com este trabalho foi possível concluir que a associação da aula tradicional expositiva com a metodologia alternativa de ensino, o jogo, é uma estratégia de ensino estatisticamente eficiente. Ademais, promoveu a participação dos alunos que antes, era um sujeito passivo em ativo, ao permitir que este interaja com o conteúdo abordado, além de conseguir consolidar os conceitos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1535810.34117/bjdv6n8-442Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60239-60251Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60239-60251Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60239-602512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15358/1265910.34117/bjd.v6i8.15358.g12659Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela Pinheiro, Nádia AguiarRomão, Ivana CarneiroSilva Cristino, Jéssica HíadeRocha, Nágila Menezes2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15358Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:05.103306Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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