Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n2-579 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 |
Resumo: | O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_2055ba138d34bfa7156a7aa7b2d3aa1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at schoolAula ExperimentalEnsino BásicoQuímica BásicaO ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2529810.34117/bjdv7n2-579Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-200592525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, José Antonio da SilvaOliveira, Cláudio Roberto MeiraOrge, Maria Dolores RibeiroSilva, Wilma SantosLuz, Ludmilla de Santana2022-06-24T19:06:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:51.775322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
spellingShingle |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school Dantas, José Antonio da Silva Aula Experimental Ensino Básico Química Básica Dantas, José Antonio da Silva Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
title_short |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_full |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_fullStr |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_full_unstemmed |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_sort |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
author |
Dantas, José Antonio da Silva |
author_facet |
Dantas, José Antonio da Silva Dantas, José Antonio da Silva Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, José Antonio da Silva Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
topic |
Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
description |
O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 10.34117/bjdv7n2-579 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-20059 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183737162465280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-579 |