Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, José Antonio da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Cláudio Roberto Meira, Orge, Maria Dolores Ribeiro, Silva, Wilma Santos, Luz, Ludmilla de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n2-579
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
Resumo: O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_2055ba138d34bfa7156a7aa7b2d3aa1f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at schoolAula ExperimentalEnsino BásicoQuímica BásicaO ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2529810.34117/bjdv7n2-579Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-200592525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, José Antonio da SilvaOliveira, Cláudio Roberto MeiraOrge, Maria Dolores RibeiroSilva, Wilma SantosLuz, Ludmilla de Santana2022-06-24T19:06:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:51.775322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
spellingShingle Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Dantas, José Antonio da Silva
Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
Dantas, José Antonio da Silva
Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
title_short Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_full Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_fullStr Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_full_unstemmed Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_sort Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
author Dantas, José Antonio da Silva
author_facet Dantas, José Antonio da Silva
Dantas, José Antonio da Silva
Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, José Antonio da Silva
Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
topic Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
description O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
10.34117/bjdv7n2-579
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-20059
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183737162465280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n2-579