Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, José Antonio da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Cláudio Roberto Meira, Orge, Maria Dolores Ribeiro, Silva, Wilma Santos, Luz, Ludmilla de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
Resumo: O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_2055ba138d34bfa7156a7aa7b2d3aa1f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at schoolAula ExperimentalEnsino BásicoQuímica BásicaO ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2529810.34117/bjdv7n2-579Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-200592525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, José Antonio da SilvaOliveira, Cláudio Roberto MeiraOrge, Maria Dolores RibeiroSilva, Wilma SantosLuz, Ludmilla de Santana2022-06-24T19:06:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:51.775322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
spellingShingle Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Dantas, José Antonio da Silva
Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
title_short Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_full Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_fullStr Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_full_unstemmed Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
title_sort Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
author Dantas, José Antonio da Silva
author_facet Dantas, José Antonio da Silva
Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, José Antonio da Silva
Oliveira, Cláudio Roberto Meira
Orge, Maria Dolores Ribeiro
Silva, Wilma Santos
Luz, Ludmilla de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
topic Aula Experimental
Ensino Básico
Química Básica
description O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
10.34117/bjdv7n2-579
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-20059
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645513868705792