Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 |
Resumo: | O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_2055ba138d34bfa7156a7aa7b2d3aa1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at schoolAula ExperimentalEnsino BásicoQuímica BásicaO ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2529810.34117/bjdv7n2-579Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-200592525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, José Antonio da SilvaOliveira, Cláudio Roberto MeiraOrge, Maria Dolores RibeiroSilva, Wilma SantosLuz, Ludmilla de Santana2022-06-24T19:06:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25298Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:51.775322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
spellingShingle |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school Dantas, José Antonio da Silva Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
title_short |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_full |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_fullStr |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_full_unstemmed |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
title_sort |
Contribuições de métodos práticos para a aprendizagem de química na escola / Contributions of practical methods for learning chemistry at school |
author |
Dantas, José Antonio da Silva |
author_facet |
Dantas, José Antonio da Silva Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, José Antonio da Silva Oliveira, Cláudio Roberto Meira Orge, Maria Dolores Ribeiro Silva, Wilma Santos Luz, Ludmilla de Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
topic |
Aula Experimental Ensino Básico Química Básica |
description |
O ensino mediado por novas percepções metodológicas tem comprovações científicas significativas quando aplicado de modo assertivo na Educação Básica. O presente artigo teve por objetivo avaliar a eficiência da experimentação com estratégias ativas e lúdicas como método complementar no ensino de Química para as turmas do 9º. ano do Ensino Fundamental II no Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana – CETASS em Alagoinhas – Bahia (Brasil). Nesta pesquisa, utilizou-se métodos de abordagem e de procedimento, cujos resultados foram avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram analisados a partir de questões aplicadas à turma após a realização de cada experimento. O questionário foi constituído por 10 questões com alternativas sobre aulas teóricas e práticas experimentais no ensino de Química. A partir das observações realizadas, percebeu-se que a prática experimental é de fundamental relevância para construir uma aprendizagem significativa no ensino básico, estimulando o interesse do educando pelas aulas, aplicando conceitos a exemplos práticos da importância da química na vida cotidiana e para o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 10.34117/bjdv7n2-579 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25298/20181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 20044-20059 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 20044-20059 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 20044-20059 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645513868705792 |