Planejamento de uma rede de VLT na área central de Brasília com vistas a mitigar os problemas de mobilidade urbana na Capital Federal / Planning a VLT network in the central area of Brasilia with a view to mitigating the problems of urban mobility in the Federal Capital
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44503 |
Resumo: | Brasília sofre com as condições adversas vivenciadas no transporte, fruto de rotineiros congestionamentos, poluição ambiental e elevado tempo de deslocamento, consequências do expressivo aumento da frota de veículos, da precariedade da infraestrutura viária e da péssima qualidade do transporte coletivo. A partir desta constatação, o objetivo da presente pesquisa foi o de planejar uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT a ser implantada na área central da cidade, integrada às redes de transporte (existentes e planejadas), tomando como ponto de partida a análise de dados levantados em pesquisas de origem-destino. A escolha do VLT como protagonista do modelo planejado, se deu pelo fato deste modo atender ao transporte de massa de qualidade, com baixa emissão de poluentes e de fácil adequação ao meio no qual está inserido. Desta forma, foi elaborada uma proposta de implantação de um projeto de VLT circunscrito ao sistema viário de Brasília, a partir de critérios baseados no modelo tradicional de 4 Etapas. Para execução do trabalho, foram extraídos dados de pesquisas distritais publicadas, tais como, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2018 e o Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos – PDTT/2018. Todas as análises foram realizadas a fim de se planejar linhas de VLT que atendessem à população com eficácia e eficiência. A presente pesquisa apresentou como resultado um planejamento de rede estratégica de VLT, oferecendo transporte de qualidade, integrado às estações de metrô e terminais rodoviários, visando uma opção de mudança modal, e projetada para atender a demanda em um horizonte de 20 anos. |
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