Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18071 |
Resumo: | A interdisciplinaridade promove a integração do conhecimento abordado não só entre disciplinas de um mesmo curso mas entre as experiências vividas pelos docentes e profissionais de outros cursos. Buscando como objetivo esclarecer o papel das atividades interdisciplinares como incentivo a pós-graduação, este estudo relata a experiência de docentes do Ensino Superior de uma Instituição provada no interior de Goiás, como o desenvolvimento de um evento que abordou somente essa narrativa. A I Inter Week (semana interdisciplinar) e I Mostra Científica, foi desenvolvida por três cursos do Ensino Superior. O evento ocorreu no período noturno, durante uma semana. O evento tratou de assuntos como saúde física e mental, além de ter incluído a I mostra científica, na qual os alunos apresentaram trabalhos científicos de autoria própria. Além da troca de experiências, que permitem futuras colaborações ou o desenvolvimento de melhores maneiras de trabalhar em conjunto, eventos interdisciplinares como esse, incentivo as publicações científicas que são importantes ferramentas para o ingresso na pós-graduação, da qual, a maioria necessita de uma análise curricular. |
id |
VERACRUZ-0_22dc112787e103a4450add82424e5280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18071 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case reportPós-graduaçãoInterdisciplinarMostra científica.A interdisciplinaridade promove a integração do conhecimento abordado não só entre disciplinas de um mesmo curso mas entre as experiências vividas pelos docentes e profissionais de outros cursos. Buscando como objetivo esclarecer o papel das atividades interdisciplinares como incentivo a pós-graduação, este estudo relata a experiência de docentes do Ensino Superior de uma Instituição provada no interior de Goiás, como o desenvolvimento de um evento que abordou somente essa narrativa. A I Inter Week (semana interdisciplinar) e I Mostra Científica, foi desenvolvida por três cursos do Ensino Superior. O evento ocorreu no período noturno, durante uma semana. O evento tratou de assuntos como saúde física e mental, além de ter incluído a I mostra científica, na qual os alunos apresentaram trabalhos científicos de autoria própria. Além da troca de experiências, que permitem futuras colaborações ou o desenvolvimento de melhores maneiras de trabalhar em conjunto, eventos interdisciplinares como esse, incentivo as publicações científicas que são importantes ferramentas para o ingresso na pós-graduação, da qual, a maioria necessita de uma análise curricular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1807110.34117/bjdv6n10-222Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77122-77127Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77122-77127Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77122-771272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18071/14613Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLibera, Larisse Silva DallaDiniz, Camila LealCosta, Carla Danielle DiasFerreira, Geisenely Vieira dos SantosSouza, Maria Juíva Marques de FariaNeto, Menandes Alves de SouzaOliveira, Rosimeire de MoraesFaria, Walter Júnior Jovêncio de2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18071Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:22.748068Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
title |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
spellingShingle |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report Libera, Larisse Silva Dalla Pós-graduação Interdisciplinar Mostra científica. |
title_short |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
title_full |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
title_fullStr |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
title_full_unstemmed |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
title_sort |
Experiências interdisciplinares como incentivo a pós-graduação: Um relato de caso / Interdisciplinary experiences as a post-graduate incentive: A case report |
author |
Libera, Larisse Silva Dalla |
author_facet |
Libera, Larisse Silva Dalla Diniz, Camila Leal Costa, Carla Danielle Dias Ferreira, Geisenely Vieira dos Santos Souza, Maria Juíva Marques de Faria Neto, Menandes Alves de Souza Oliveira, Rosimeire de Moraes Faria, Walter Júnior Jovêncio de |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Camila Leal Costa, Carla Danielle Dias Ferreira, Geisenely Vieira dos Santos Souza, Maria Juíva Marques de Faria Neto, Menandes Alves de Souza Oliveira, Rosimeire de Moraes Faria, Walter Júnior Jovêncio de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libera, Larisse Silva Dalla Diniz, Camila Leal Costa, Carla Danielle Dias Ferreira, Geisenely Vieira dos Santos Souza, Maria Juíva Marques de Faria Neto, Menandes Alves de Souza Oliveira, Rosimeire de Moraes Faria, Walter Júnior Jovêncio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação Interdisciplinar Mostra científica. |
topic |
Pós-graduação Interdisciplinar Mostra científica. |
description |
A interdisciplinaridade promove a integração do conhecimento abordado não só entre disciplinas de um mesmo curso mas entre as experiências vividas pelos docentes e profissionais de outros cursos. Buscando como objetivo esclarecer o papel das atividades interdisciplinares como incentivo a pós-graduação, este estudo relata a experiência de docentes do Ensino Superior de uma Instituição provada no interior de Goiás, como o desenvolvimento de um evento que abordou somente essa narrativa. A I Inter Week (semana interdisciplinar) e I Mostra Científica, foi desenvolvida por três cursos do Ensino Superior. O evento ocorreu no período noturno, durante uma semana. O evento tratou de assuntos como saúde física e mental, além de ter incluído a I mostra científica, na qual os alunos apresentaram trabalhos científicos de autoria própria. Além da troca de experiências, que permitem futuras colaborações ou o desenvolvimento de melhores maneiras de trabalhar em conjunto, eventos interdisciplinares como esse, incentivo as publicações científicas que são importantes ferramentas para o ingresso na pós-graduação, da qual, a maioria necessita de uma análise curricular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18071 10.34117/bjdv6n10-222 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18071 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18071/14613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77122-77127 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77122-77127 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77122-77127 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645483772477440 |