Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Marilia Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lúcio, Ingrid Martins Leite, Vieira, Ana Carolina Santa, Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza, Vieira, Daniglayse Santos, Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues, Caldas, Marcela Araújo Galdino, Davino, Cristiana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432
Resumo: A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade.
id VERACRUZ-0_248dec5bd600dab80d2f245eff1e495b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature reviewEstimulação CognitivaAprendizagem InfantilEducação InfantilEscola.A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1243210.34117/bjdv6n6-655Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-419902525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Marilia VieiraLúcio, Ingrid Martins LeiteVieira, Ana Carolina SantaBittencourt, Ivanise Gomes de SouzaVieira, Daniglayse SantosBarbosa, Lilian Christianne RodriguesCaldas, Marcela Araújo GaldinoDavino, Cristiana Marques2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:37.893223Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
title Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
spellingShingle Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
Cavalcante, Marilia Vieira
Estimulação Cognitiva
Aprendizagem Infantil
Educação Infantil
Escola.
title_short Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
title_full Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
title_fullStr Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
title_full_unstemmed Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
title_sort Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
author Cavalcante, Marilia Vieira
author_facet Cavalcante, Marilia Vieira
Lúcio, Ingrid Martins Leite
Vieira, Ana Carolina Santa
Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
Vieira, Daniglayse Santos
Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues
Caldas, Marcela Araújo Galdino
Davino, Cristiana Marques
author_role author
author2 Lúcio, Ingrid Martins Leite
Vieira, Ana Carolina Santa
Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
Vieira, Daniglayse Santos
Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues
Caldas, Marcela Araújo Galdino
Davino, Cristiana Marques
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Marilia Vieira
Lúcio, Ingrid Martins Leite
Vieira, Ana Carolina Santa
Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
Vieira, Daniglayse Santos
Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues
Caldas, Marcela Araújo Galdino
Davino, Cristiana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Estimulação Cognitiva
Aprendizagem Infantil
Educação Infantil
Escola.
topic Estimulação Cognitiva
Aprendizagem Infantil
Educação Infantil
Escola.
description A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432
10.34117/bjdv6n6-655
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-41990
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645460734214144