Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 |
Resumo: | A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade. |
id |
VERACRUZ-0_248dec5bd600dab80d2f245eff1e495b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature reviewEstimulação CognitivaAprendizagem InfantilEducação InfantilEscola.A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1243210.34117/bjdv6n6-655Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-419902525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Marilia VieiraLúcio, Ingrid Martins LeiteVieira, Ana Carolina SantaBittencourt, Ivanise Gomes de SouzaVieira, Daniglayse SantosBarbosa, Lilian Christianne RodriguesCaldas, Marcela Araújo GaldinoDavino, Cristiana Marques2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:37.893223Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
spellingShingle |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review Cavalcante, Marilia Vieira Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
title_short |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_full |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_fullStr |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_full_unstemmed |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_sort |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
author |
Cavalcante, Marilia Vieira |
author_facet |
Cavalcante, Marilia Vieira Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
author_role |
author |
author2 |
Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Marilia Vieira Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
topic |
Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
description |
A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 10.34117/bjdv6n6-655 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-41990 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645460734214144 |