Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-655 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 |
Resumo: | A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade. |
id |
VERACRUZ-0_248dec5bd600dab80d2f245eff1e495b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature reviewEstimulação CognitivaAprendizagem InfantilEducação InfantilEscola.A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1243210.34117/bjdv6n6-655Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-419902525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Marilia VieiraLúcio, Ingrid Martins LeiteVieira, Ana Carolina SantaBittencourt, Ivanise Gomes de SouzaVieira, Daniglayse SantosBarbosa, Lilian Christianne RodriguesCaldas, Marcela Araújo GaldinoDavino, Cristiana Marques2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12432Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:37.893223Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
spellingShingle |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review Cavalcante, Marilia Vieira Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. Cavalcante, Marilia Vieira Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
title_short |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_full |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_fullStr |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_full_unstemmed |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
title_sort |
Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literatura / Cognitive stimulation and child learning: literature review |
author |
Cavalcante, Marilia Vieira |
author_facet |
Cavalcante, Marilia Vieira Cavalcante, Marilia Vieira Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
author_role |
author |
author2 |
Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Marilia Vieira Lúcio, Ingrid Martins Leite Vieira, Ana Carolina Santa Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza Vieira, Daniglayse Santos Barbosa, Lilian Christianne Rodrigues Caldas, Marcela Araújo Galdino Davino, Cristiana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
topic |
Estimulação Cognitiva Aprendizagem Infantil Educação Infantil Escola. |
description |
A cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, é a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda determinado conhecimento que é captado pelos sentidos. Considerada aspecto fundamental para a aprendizagem infantil, sua estimulação traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no mês de julho de 2019, através do Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram empregados os descritores: Estimulação Cognitiva, Educação Infantil, Aprendizagem Infantil e Escola, foram encontrados 131 artigos sendo selecionados 6 para compor este estudo. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da estimulação cognitiva para a aprendizagem infantil, bem como para o desenvolvimento global da criança e seus benefícios para o desempenho escolar. Foi possível observar que aspectos socioeconômicos e culturais, bem como o nível de escolaridade dos pais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança. a importância do educador como facilitador de intervenções e a necessidade de investimento em sua formação para que possa executá-las coerentemente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, respeitando sua idade e suas singularidades, além de atuar em conjunto com a família e com demais profissionais para que a criança possa se beneficiar de um desenvolvimento integral e com qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 10.34117/bjdv6n6-655 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12432/10423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41981-41990 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41981-41990 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41981-41990 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777127890944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-655 |