A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006). |
id |
VERACRUZ-0_24a028d1f04e25556d8aff8b048af3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27067 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuelaPrograma de Educação IntegralEscola InclusivaPráticas educativas.Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2706710.34117/bjdv7n3-687Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30800-30812Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30800-30812Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30800-308122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067/21402Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeneda, Elizete VarussaHeredero, Eladio SebastiánMartins, Marineide Aparecida Carrara2022-03-29T12:15:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27067Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:36.671472Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
title |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
spellingShingle |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela Seneda, Elizete Varussa Programa de Educação Integral Escola Inclusiva Práticas educativas. |
title_short |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
title_full |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
title_fullStr |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
title_full_unstemmed |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
title_sort |
A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela |
author |
Seneda, Elizete Varussa |
author_facet |
Seneda, Elizete Varussa Heredero, Eladio Sebastián Martins, Marineide Aparecida Carrara |
author_role |
author |
author2 |
Heredero, Eladio Sebastián Martins, Marineide Aparecida Carrara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seneda, Elizete Varussa Heredero, Eladio Sebastián Martins, Marineide Aparecida Carrara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Educação Integral Escola Inclusiva Práticas educativas. |
topic |
Programa de Educação Integral Escola Inclusiva Práticas educativas. |
description |
Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067 10.34117/bjdv7n3-687 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067/21402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30800-30812 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30800-30812 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30800-30812 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645520707518464 |