A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seneda, Elizete Varussa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heredero, Eladio Sebastián, Martins, Marineide Aparecida Carrara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067
Resumo: Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006).  
id VERACRUZ-0_24a028d1f04e25556d8aff8b048af3d0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27067
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuelaPrograma de Educação IntegralEscola InclusivaPráticas educativas.Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006).  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2706710.34117/bjdv7n3-687Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30800-30812Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30800-30812Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30800-308122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067/21402Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeneda, Elizete VarussaHeredero, Eladio SebastiánMartins, Marineide Aparecida Carrara2022-03-29T12:15:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27067Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:36.671472Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
title A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
spellingShingle A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
Seneda, Elizete Varussa
Programa de Educação Integral
Escola Inclusiva
Práticas educativas.
title_short A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
title_full A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
title_fullStr A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
title_full_unstemmed A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
title_sort A educação integral como mecanismo político para uma escola inclusiva / La educación a tiempo completo como una estrategia política de inclusion escuela
author Seneda, Elizete Varussa
author_facet Seneda, Elizete Varussa
Heredero, Eladio Sebastián
Martins, Marineide Aparecida Carrara
author_role author
author2 Heredero, Eladio Sebastián
Martins, Marineide Aparecida Carrara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seneda, Elizete Varussa
Heredero, Eladio Sebastián
Martins, Marineide Aparecida Carrara
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Educação Integral
Escola Inclusiva
Práticas educativas.
topic Programa de Educação Integral
Escola Inclusiva
Práticas educativas.
description Este trabalho tem por objetivo tratar sobre a Educação Integral como uma possibilidade para a Inclusão educativa onde as vivências e a ambiência do contexto escolar sejam significativos e, de fato, vivenciados de forma integral tanto para a criança como para com os profissionais que dela fazem parte, numa ótica de que todos nós aprendemos em todo o tempo e em todas as situações independente das limitações pessoais de cada um, pois nossas potencialidades que emanam a todo o tempo, são muito maiores. É um olhar para o que se pode e não para o que falta. As diferenças se tornam, desta forma, um requisito para o crescimento de todos que estão envolvidos, considerando-se que cada pessoa é singular em seu aprendizado e que este acontece de formas diversas, não amarrado a uma única possibilidade, pautado em autores como Teixeira (1959), Kohen (2003), Àries (1986), Sassaki (2008) Boot e Ainscow (2002) Rodrigues (2006).  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067
10.34117/bjdv7n3-687
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27067/21402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30800-30812
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30800-30812
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30800-30812
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645520707518464