Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811 |
Resumo: | O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança. |
id |
VERACRUZ-0_d2939d62df3b46f466b637e36260d503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19811 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical SkillsHabilidades MédicasAprendizadoAnticoncepção.O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1981110.34117/bjdv6n11-260Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87688-87695Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87688-87695Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87688-876952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811/15873Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Pablo CunhaDourado, Virgílio MacedoSaraiva, Pedro Gabriel SucupiraDias, Luccas Victor RodriguesMorais, Ilzane Maria de OliveiraSimões, Matheus de Matos DouradoOliveira, Larissa Silveira deTakakura, Isabela Thomaz2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19811Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.533381Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
title |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
spellingShingle |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills Marques, Pablo Cunha Habilidades Médicas Aprendizado Anticoncepção. |
title_short |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
title_full |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
title_fullStr |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
title_full_unstemmed |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
title_sort |
Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills |
author |
Marques, Pablo Cunha |
author_facet |
Marques, Pablo Cunha Dourado, Virgílio Macedo Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira Dias, Luccas Victor Rodrigues Morais, Ilzane Maria de Oliveira Simões, Matheus de Matos Dourado Oliveira, Larissa Silveira de Takakura, Isabela Thomaz |
author_role |
author |
author2 |
Dourado, Virgílio Macedo Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira Dias, Luccas Victor Rodrigues Morais, Ilzane Maria de Oliveira Simões, Matheus de Matos Dourado Oliveira, Larissa Silveira de Takakura, Isabela Thomaz |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Pablo Cunha Dourado, Virgílio Macedo Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira Dias, Luccas Victor Rodrigues Morais, Ilzane Maria de Oliveira Simões, Matheus de Matos Dourado Oliveira, Larissa Silveira de Takakura, Isabela Thomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Médicas Aprendizado Anticoncepção. |
topic |
Habilidades Médicas Aprendizado Anticoncepção. |
description |
O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811 10.34117/bjdv6n11-260 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811/15873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87688-87695 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87688-87695 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87688-87695 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645491648331776 |