Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Pablo Cunha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dourado, Virgílio Macedo, Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira, Dias, Luccas Victor Rodrigues, Morais, Ilzane Maria de Oliveira, Simões, Matheus de Matos Dourado, Oliveira, Larissa Silveira de, Takakura, Isabela Thomaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811
Resumo: O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança.
id VERACRUZ-0_d2939d62df3b46f466b637e36260d503
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19811
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical SkillsHabilidades MédicasAprendizadoAnticoncepção.O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1981110.34117/bjdv6n11-260Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87688-87695Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87688-87695Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87688-876952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811/15873Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Pablo CunhaDourado, Virgílio MacedoSaraiva, Pedro Gabriel SucupiraDias, Luccas Victor RodriguesMorais, Ilzane Maria de OliveiraSimões, Matheus de Matos DouradoOliveira, Larissa Silveira deTakakura, Isabela Thomaz2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19811Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:11.533381Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
title Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
spellingShingle Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
Marques, Pablo Cunha
Habilidades Médicas
Aprendizado
Anticoncepção.
title_short Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
title_full Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
title_fullStr Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
title_full_unstemmed Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
title_sort Avaliação do aprendizado de estudantes de medicina sobre Planejamento Familiar no Laboratório de Habilidades Médicas / Evaluation of the teaching of medical students on Family Planning in the Laboratory of Medical Skills
author Marques, Pablo Cunha
author_facet Marques, Pablo Cunha
Dourado, Virgílio Macedo
Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira
Dias, Luccas Victor Rodrigues
Morais, Ilzane Maria de Oliveira
Simões, Matheus de Matos Dourado
Oliveira, Larissa Silveira de
Takakura, Isabela Thomaz
author_role author
author2 Dourado, Virgílio Macedo
Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira
Dias, Luccas Victor Rodrigues
Morais, Ilzane Maria de Oliveira
Simões, Matheus de Matos Dourado
Oliveira, Larissa Silveira de
Takakura, Isabela Thomaz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Pablo Cunha
Dourado, Virgílio Macedo
Saraiva, Pedro Gabriel Sucupira
Dias, Luccas Victor Rodrigues
Morais, Ilzane Maria de Oliveira
Simões, Matheus de Matos Dourado
Oliveira, Larissa Silveira de
Takakura, Isabela Thomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades Médicas
Aprendizado
Anticoncepção.
topic Habilidades Médicas
Aprendizado
Anticoncepção.
description O planejamento familiar é um direito das pessoas e dever de ensinamento por parte dos profissionais de saúde assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e adquirido dos estudantes do Quarto Semestre do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sobre planejamento familiar, por meio da realização de um pré-teste antes do módulo sobre esse assunto ser ministrado pelos professores e monitores do laboratório de Habilidades Médicas IV e de um pós-teste (após o módulo ter terminado). Participaram do estudo 50 alunos matriculados no quarto semestre do curso de Medicina da UNIFOR, que responderam questionário padronizado (pré e pós-teste) após a concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Ao ser feita comparação entre as notas dos alunos no pré (5,02 ± 1,96) e pós-testes (6,95 ± 1,58), foi verificada diferença estatística, com P<0,0001, com as notas pós-teste mais altas do que no pré- teste. Não houve diferença estatística entre as notas dos estudantes de medicina do sexo masculino e do sexo feminino, tanto no pré quanto no pós-teste. Conclui-se que o conhecimento adquirido sobre planejamento familiar e contracepção pelos alunos do quarto semestre do curso de Medicina, no Laboratório de Habilidades Médicas da UNIFOR, fez muita diferença para o maior entendimento dos alunos sobre esse assunto. Porém há ainda necessidade de maior tempo de abordagem para o médico em formação sobre esse tema, para que possam orientar os pacientes adequadamente e com maiorsegurança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811
10.34117/bjdv6n11-260
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19811/15873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87688-87695
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87688-87695
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87688-87695
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645491648331776