Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48891 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar as competências empreendedoras dos estudantes dos cursos de Administração, Edificações, Eletroeletrônica e Eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão – Campus Timon; bem como tratar de competências voltadas para a formação dos discentes, enquanto sujeitos promotores de mudanças sociais e econômicas. Para o embasamento teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico, com autores importantes como, McClelland (1973), Nuñez et al. (2017), Schumpeter (1988), Paula, Bispo e Avelar (2021), Vera-Sagredo et al. (2020) e Hoss (2022), em que foi abordado os fatores do empreendedorismo, em relevância ao tema. A metodologia da pesquisa tem enfoque quantitativo, no qual foram aplicados questionários, validados por Lenzi (2008), aos alunos da série final dos cursos ofertados pelo campus Timon. Nesse contexto, podemos concluir que os discentes dos cursos do IFMA são sujeitos dotados de visão empreendedora. |
id |
VERACRUZ-0_2599cc4090f64a980459d4a34d0ae27a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48891 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timoncompetências empreendedorasempreendedorismoInstituto Federalestratégias.O presente estudo tem por objetivo analisar as competências empreendedoras dos estudantes dos cursos de Administração, Edificações, Eletroeletrônica e Eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão – Campus Timon; bem como tratar de competências voltadas para a formação dos discentes, enquanto sujeitos promotores de mudanças sociais e econômicas. Para o embasamento teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico, com autores importantes como, McClelland (1973), Nuñez et al. (2017), Schumpeter (1988), Paula, Bispo e Avelar (2021), Vera-Sagredo et al. (2020) e Hoss (2022), em que foi abordado os fatores do empreendedorismo, em relevância ao tema. A metodologia da pesquisa tem enfoque quantitativo, no qual foram aplicados questionários, validados por Lenzi (2008), aos alunos da série final dos cursos ofertados pelo campus Timon. Nesse contexto, podemos concluir que os discentes dos cursos do IFMA são sujeitos dotados de visão empreendedora.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4889110.34117/bjdv8n6-051Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43277-43298Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43277-43298Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43277-432982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48891/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, César Augusto de AlbuquerqueNeto, Manoel Pereira da RochaBarreto, Laís Karla da SilvaGuimarães, Luciana Gondim de Almeida2022-06-30T20:04:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:30.167484Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
title |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
spellingShingle |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon Araújo, César Augusto de Albuquerque competências empreendedoras empreendedorismo Instituto Federal estratégias. |
title_short |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
title_full |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
title_fullStr |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
title_sort |
Empreendedorismo, prática e ação: percepções empreendedoras dos discentes do Instituto Federal do Maranhão – Timon / Entrepreneurship, practice and action: entrepreneurial perceptions of students of the Federal Institute of Maranhão - Timon |
author |
Araújo, César Augusto de Albuquerque |
author_facet |
Araújo, César Augusto de Albuquerque Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva Guimarães, Luciana Gondim de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva Guimarães, Luciana Gondim de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, César Augusto de Albuquerque Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva Guimarães, Luciana Gondim de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências empreendedoras empreendedorismo Instituto Federal estratégias. |
topic |
competências empreendedoras empreendedorismo Instituto Federal estratégias. |
description |
O presente estudo tem por objetivo analisar as competências empreendedoras dos estudantes dos cursos de Administração, Edificações, Eletroeletrônica e Eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão – Campus Timon; bem como tratar de competências voltadas para a formação dos discentes, enquanto sujeitos promotores de mudanças sociais e econômicas. Para o embasamento teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico, com autores importantes como, McClelland (1973), Nuñez et al. (2017), Schumpeter (1988), Paula, Bispo e Avelar (2021), Vera-Sagredo et al. (2020) e Hoss (2022), em que foi abordado os fatores do empreendedorismo, em relevância ao tema. A metodologia da pesquisa tem enfoque quantitativo, no qual foram aplicados questionários, validados por Lenzi (2008), aos alunos da série final dos cursos ofertados pelo campus Timon. Nesse contexto, podemos concluir que os discentes dos cursos do IFMA são sujeitos dotados de visão empreendedora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48891 10.34117/bjdv8n6-051 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48891 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48891/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43277-43298 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43277-43298 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43277-43298 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645600295485440 |