O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Marlon Oliveira Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Patriota, Callil Pablo de Sousa, de Lima, Kaline Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10282
Resumo: Não há dúvidas de que a Matemática Financeira é um conteúdo imprescindível para a formação do estudante da rede básica. Entretanto, o conteúdo ministrado geralmente resume-se ao cálculo de juros simples e compostos, o que não atende aos anseios dos alunos tampouco da sociedade que exige soluções rápidas e eficazes para casos bem mais complexos. Sendo assim, este trabalho descreve a construção e aplicação de um projeto de ensino envolvendo diversos conteúdos de Matemática Financeira, além dos Juros Simples e Compostos, tais como Sistemas de Capitalização, Índices Econômicos, Investimentos em Renda Fixa e Variável, Formas de Renda e Aposentadorias, Noções de Orçamento Público e Licitações. Tais conteúdos foram divididos em 8 aulas e ministrados numa turma de 5º período do curso técnico em Informática do campus Afogados da Ingazeira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com técnicas de avaliação variadas e cuja culminância foi a elaboração de um orçamento para a realização da festa de formatura da turma, previsto para setembro de 2020.
id VERACRUZ-0_2620dd0151f819fa51582ae8866899ae
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10282
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience reportMatemática FinanceiraOrçamentoRendimentosAplicações Financeiras.Não há dúvidas de que a Matemática Financeira é um conteúdo imprescindível para a formação do estudante da rede básica. Entretanto, o conteúdo ministrado geralmente resume-se ao cálculo de juros simples e compostos, o que não atende aos anseios dos alunos tampouco da sociedade que exige soluções rápidas e eficazes para casos bem mais complexos. Sendo assim, este trabalho descreve a construção e aplicação de um projeto de ensino envolvendo diversos conteúdos de Matemática Financeira, além dos Juros Simples e Compostos, tais como Sistemas de Capitalização, Índices Econômicos, Investimentos em Renda Fixa e Variável, Formas de Renda e Aposentadorias, Noções de Orçamento Público e Licitações. Tais conteúdos foram divididos em 8 aulas e ministrados numa turma de 5º período do curso técnico em Informática do campus Afogados da Ingazeira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com técnicas de avaliação variadas e cuja culminância foi a elaboração de um orçamento para a realização da festa de formatura da turma, previsto para setembro de 2020.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1028210.34117/bjdv6n5-377Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29029-29035Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29029-29035Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29029-290352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10282/8611Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Marlon Oliveira MartinsPatriota, Callil Pablo de Sousade Lima, Kaline Nunes2020-06-09T13:25:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10282Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:39.997480Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
title O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
spellingShingle O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
Leandro, Marlon Oliveira Martins
Matemática Financeira
Orçamento
Rendimentos
Aplicações Financeiras.
title_short O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
title_full O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
title_fullStr O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
title_full_unstemmed O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
title_sort O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report
author Leandro, Marlon Oliveira Martins
author_facet Leandro, Marlon Oliveira Martins
Patriota, Callil Pablo de Sousa
de Lima, Kaline Nunes
author_role author
author2 Patriota, Callil Pablo de Sousa
de Lima, Kaline Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Marlon Oliveira Martins
Patriota, Callil Pablo de Sousa
de Lima, Kaline Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira
Orçamento
Rendimentos
Aplicações Financeiras.
topic Matemática Financeira
Orçamento
Rendimentos
Aplicações Financeiras.
description Não há dúvidas de que a Matemática Financeira é um conteúdo imprescindível para a formação do estudante da rede básica. Entretanto, o conteúdo ministrado geralmente resume-se ao cálculo de juros simples e compostos, o que não atende aos anseios dos alunos tampouco da sociedade que exige soluções rápidas e eficazes para casos bem mais complexos. Sendo assim, este trabalho descreve a construção e aplicação de um projeto de ensino envolvendo diversos conteúdos de Matemática Financeira, além dos Juros Simples e Compostos, tais como Sistemas de Capitalização, Índices Econômicos, Investimentos em Renda Fixa e Variável, Formas de Renda e Aposentadorias, Noções de Orçamento Público e Licitações. Tais conteúdos foram divididos em 8 aulas e ministrados numa turma de 5º período do curso técnico em Informática do campus Afogados da Ingazeira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com técnicas de avaliação variadas e cuja culminância foi a elaboração de um orçamento para a realização da festa de formatura da turma, previsto para setembro de 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10282
10.34117/bjdv6n5-377
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10282
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10282/8611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29029-29035
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29029-29035
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29029-29035
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645452525961216